Como gerenciar os documentos da sua empresa no Google Drive

Home Google Drive
Como gerenciar os documentos da sua empresa no Google Drive

Como gerenciar os documentos da sua empresa no Google Drive

Poucas coisas são piores do que aquela enxurrada de e-mails com troca de documentos de texto. A cada pequena alteração, um novo arquivo.

Com isso, o terror dos mil documentos perdidos no computador e nomeados como “final” começa, “final_final”, “final_editado_2” e por aí vai. O esforço da procura quando é necessário enviar algo para outra pessoa se torna uma jornada épica!

Em empresas, esse é um quadro inaceitável. Os arquivos são registros importantes que, muitas vezes, precisam ser utilizados por várias pessoas, então é imprescindível que eles sejam mantidos acessíveis e organizados.

Sabia que o Google Drive, serviço online de armazenamento em nuvem do Google, é um instrumento incrível que pode facilitar demais esse processo? Saiba como gerenciar os documentos da sua empresa com essa ferramenta!

Funcionalidades

O Drive permite a criação e o armazenamento, não apenas de documentos de texto, como também de planilhas, apresentações, formulários e até mesmo desenhos e mapas. Ou seja, ao utilizar este serviço, você pode gerar a estrutura da produção mais adequada à funcionalidade que precisa.

Além disso, é possível compartilhar arquivos e pastas, seguindo as suas definições das condições de permissão. É importante estar atento às permissões para evitar que informações importantes acabem vazando por estarem acessíveis a pessoas que não deveriam vê-lo.

Eles podem ser compartilhados publicamente ou com funcionários específicos e é possível determinar se quem abre é autorizado a apenas ver ou também editar. A edição online é outra ferramenta bastante interessante, pois evita a criação de muitos documentos e facilita o processo de decisões na hora da escrita.

Caso alguém faça alguma alteração quando você não estiver conectado, é só olhar o histórico de revisões (e restaurar a versão anterior em caso de enganos). Quando mais de um autor está escrevendo simultaneamente, ainda há a opção de usar o chat para facilitar a comunicação.

O conteúdo armazenado no Drive pode ser acessado e não apenas via browser. Há um aplicativo que pode ser baixado para computadores e dispositivos móveis. Isso permite a edição offline, sincronização automática ao conectar à internet e acesso aos arquivos sempre que for necessário.

Como organizar

A melhor forma de gerir os documentos no Drive depende, é claro, do planejamento e das necessidades da sua empresa, mas algumas dicas mais amplas já servem para aprimorar qualquer processo. A primeira e mais importante, é a organização por pastas e subpastas.

Você pode definir quais são os melhores critérios, como divisão por setores e conteúdos internos e externos à equipe da instituição. O importante é tê-los bem definidos e manter esse procedimento com tudo o que for criado, assim é tranquilo encontrar qualquer coisa quando for preciso.

Também é proveitoso compartilhar pastas inteiras e não apenas os arquivos, dessa maneira você garante que os colaboradores terão acesso à mesma organização que você. À cada pasta pode ser definida uma cor diferente.

Atribuindo cores a conjuntos de pastas de setores, por exemplo, a visualização e a busca ficam mais rápidas, porque com o tempo o cérebro memoriza aquela combinação e essa relação fica mais intuitiva. A execução de tarefas simples no Google Drive pode fazer com que ele faça uma revolução no dia a dia da sua empresa, gerando economia de tempo e de dinheiro.

Conhece outras funcionalidades do serviço que podem agregar ao trabalho da sua instituição? Compartilhe aqui no blog e se tiver qualquer dúvida quanto às vantagens da utilização do Drive, é só deixar um comentário ou entre em contato!

 

Artigos Relacionados:

Como tomar nota no Google Drive e organizar seu dia a dia

Google Drive – liberdade com controle

 

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: