As empresas nativas digitais têm toda a sua estrutura no ambiente online. Com isso, têm independência para escolher a tecnologia, podem registrar um crescimento rápido e focam em inovação e colaboração. Todo esse contexto gera desafios relevantes, que podem ser sanados com o Google Cloud Platform para digital natives.
Os obstáculos podem ser classificados como internos (como estruturação do modelo de negócio, desenvolvimento tecnológico e profissionalização da gestão) ou externos (por exemplo, incertezas fiscais, cenário macroeconômico e taxa de juros). De toda forma, as empresas nativas digitais podem usar o Cloud para auxiliá-las.
Como? A resposta abrange todas as soluções ofertadas. Elas vão desde a etapa da ideia até a escalabilidade, passando por produto mínimo viável (MVP), adequação ao mercado e crescimento rápido. Assim, é possível atender aos negócios qualquer que seja seu nível de maturidade, adotando a abordagem certa para cada caso.
Então, quer saber mais sobre a solução e como é possível alinhar o Cloud Platform para nativa digital? Continue lendo este post e descubra.
O que é Google Cloud Platform?
O Google Cloud Platform é um conjunto de soluções que reúne diferentes aplicações e serviços utilizados no ambiente corporativo. Todas as ferramentas são disponibilizadas na nuvem, o que traz escalabilidade, rapidez, segurança e alto desempenho.
No total, são oferecidos mais de 150 produtos, sendo que mais de 20 deles permitem uso gratuito. Eles são voltados para:
- computação;
- armazenamento;
- inteligência artificial (IA) e machine learning;
- bancos de dados;
- análise de dados;
- rede;
- ferramentas para desenvolvedores.
Ou seja, o portfólio de soluções é bastante amplo. Assim, atende às demandas de vários setores, como serviços financeiros, varejo e telecomunicações.
Isso acontece porque o Google Cloud Platform integra o Google Cloud. Assim, inclui a infraestrutura de provedor de nuvem pública, o Google Workspace e APIs nas empresas voltadas para machine learning.
Dessa forma, consegue-se desenvolver apps personalizados, alocar SAP em nuvem e mais. Tudo faz o Google Cloud Platform para startups ajudar no crescimento sustentável do negócio.
Quais são as soluções do Google Cloud Platform para digital natives?
As soluções do Google Cloud Platform para digital natives são divididas para cada uma das etapas das startups. Veja:
Ideia
- Google Stackdriver Profile: é uma ferramenta de gerenciamento que identifica as aplicações com consumo de processamento ou memória maior e erros na codificação ou no uso para melhorar a experiência ao usuário ao evitar a interrupção de atividades e o aumento da latência.
- Cloud IAM: é o Identity and Access Management, que dá visibilidade e controle de acesso detalhados aos administradores. Assim, é possível gerenciar os recursos em nuvem de forma centralizada.
- App Engine: permite desenvolver e hospedar aplicações web na infraestrutura de nuvem do Google. É um Platform as Service (PaaS).
- Compute Engine: garante que os usuários iniciem máquinas virtuais (VMs) sob demanda, sendo um componente construído na mesma infraestrutura do mecanismo de pesquisa do Google, YouTube, Gmail e mais.
- Cloud Build: executa as ações no Google Cloud ao importar o código-fonte de diferentes repositórios ou espaços de armazenamento em nuvem.
- Deployment Manager: é um serviço de implantação de infraestrutura para automatizar a gestão e a criação de recursos do Google Cloud.
Produto mínimo viável
- Cloud Source Repositories: é um ambiente único voltado para a gestão, o armazenamento e o monitoramento de códigos.
- Cloud Storage: é um serviço de armazenamento de objetos, isto é, de um dado imutável formado por arquivo em qualquer formato.
- Firebase: reúne serviços de plataformas de desenvolvimento de apps e computação em nuvem de back-end. Hospeda serviços, banco de dados, autenticação e integração para diferentes aplicações.
- Cloud SQL: é um banco de dados relacional gerenciado para PostgreSQL, MySQL e SQL Server. Assim, a startup pode fazer a gestão com mais tempo e estratégia.
Adequação do produto ao mercado
- Kubernetes Engine: favorece o desenvolvimento rápido, com possibilidade de fazer a execução em qualquer ambiente com apps em contêineres, inclusive com faturamento consolidado e modelos de implantação predeterminados.
- Nuvem privada virtual: é uma rede virtual global para toda uma organização, sendo isolada em projetos.
- Cloud Dataflow: é um serviço gerenciado para execução de pipelines do Apache Beam, sendo um processamento unificado de dados em lote e de stream.
- Cloud Pub/Sub: é um serviço de comunicação assíncrona com escalonamento que separa os serviços de produção de mensagens daqueles que fazem o processamento.
- TensorFlow: é uma biblioteca open source de machine learning. Cria e treina redes neurais para identificar padrões e correlações.
- Regras de firewall do Cloud: são normas para monitoramento do tráfego, evitando a entrada de invasores, que podem prejudicar a vantagem competitiva da startup. No Google Cloud, são aplicadas aos pacotes enviados e recebidos da VM e dos túneis Cloud VPN.
- Cloud Load Balancing: é o balanceamento de carga escalonável e com alta performance. Assim, é possível fazer esse processo conforme o aumento de usuários e de tráfego, evitando problemas nos picos de acesso.
- BigQuery: é o armazenamento de dados gerenciado e sem servidor com análise escalonável. Ainda há recursos de machine learning, inteligência artificial e business intelligence para gerar mais insights.
Crescimento rápido
- Cloud Spanner: é um banco de dados escalonável, com alto desempenho e disponibilidade. Permite fazer a manutenção de forma automatizada para evitar problemas com o crescimento rápido.
- Cloud Composer: construído no Apache Airflow, é um serviço de orquestração de fluxos de trabalho. Assim, você pode criar, programar e monitorar os pipelines de diferentes nuvens, tendo mais liberdade.
- Cloud CDN: é uma rede de fornecimento de conteúdo que favorece o escalonamento para aproximar conteúdo e público. Isso é feito usando a rede edge global do Google.
- Cloud Endpoints: permite desenvolver gateways de API em gRPC usando um proxy de serviço extensível e de código aberto. Isso é conseguido pela arquitetura distribuída, que garante escalabilidade e desempenho.
Escala
- Cloud Security Scanner: detecta vulnerabilidades de segurança nos apps web do App Engine, Kubernetes Engine e Compute Engine. Busca acessar o maior número possível de entradas e manipuladores de evento para evitar invasões.
- Key Management Service: permite gerenciar as chaves de criptografia para garantir privacidade, conformidade e segurança. A gestão é feita de forma centralizada, rápida e escalonável.
- Cloud Security Command Center: consiste em uma plataforma de gestão de segurança e risco. Assim, são detectadas ameaças, é possível ter visibilidade e controle centralizados, e identificar vulnerabilidades e configurações incorretas. Também são gerados relatórios para manter a conformidade.
- API Monetization: é um recurso que permite gerar receitas ao utilizar as APIs por meio da adição de um plano de tarifas aos desenvolvedores.
Perceba que todas essas soluções Cloud Platform para digital natives ajudam as empresas a conquistarem vantagem competitiva. Afinal, elas são beneficiais para:
- melhoria da eficiência e da agilidade;
- redução de custos;
- participação de novos modelos de negócios;
- conquista de novas oportunidades de mercado.
Tudo isso permite que a empresa esteja mais preparada para as demandas exigidas pela transformação digital. Além disso, fica mais fácil aumentar a percepção de valor ao entregar a melhor expriência do cliente possível.
Qual a importância das soluções inovadoras e tecnológicas para startups?
A importância das soluções inovadoras e tecnológicas para startups e quaisquer tipos de nativos digitais é o ato de agregar valor para a empresa, a sociedade, o ecossistema e a competitividade.
Com isso, o negócio tem mais condições de ultrapassar os desafios dos momentos de incertezas e instabilidades. Ainda é possível assegurar um ambiente de trabalho conectado e livre para escalar, tomar decisões inteligentes e ter flexibilidade e colaboração.
Ou seja, há um foco na solução e na inovação, sempre garantindo o máximo para a proteção dos dados. Assim, evitam-se vazamentos de dados sensíveis e informações, que podem colocar em risco a reputação do negócio.
Afinal, o Cloud for startups traz vantagens importantes, que consolidam o Google como o melhor parceiro do mercado. Isso porque ele auxilia em todas as etapas vividas pelos negócios nativos digitais.
Um exemplo é o case da Auto Avaliar, que revolucionou o e-commerce automotivo com o Google Cloud. A empresa é uma plataforma B2B para veículos usados, contando com mais de 30 mil lojas multimarcas e 3,5 mil concessionárias. O market share é de 90%, sendo que mais de 2,4 milhões de automóveis são avaliados por ano, com 1,4 bilhão em vendas.
Para fortalecer os processos, a empresa migrou para a infraestrutura segura e de baixa latência utilizando algumas das principais soluções. Por exemplo, BigQuery e Cloud Load Balancing. Isso porque um dos desafios foi a identificação de que o app de avaliações e o portal de leilões ficavam lentos ao terem 5 a 6 mil acessos simultâneos. Os problemas de TI também demoravam para ser resolvidos.
Com a migração para o Google Cloud, a partir da parceria com a SantoDigital, foi possível adicionar soluções ao stack de tecnologia da empresa. A partir da implementação das soluções, vários benefícios foram atingidos:
- processamento eficiente de 200 mil avaliações de veículos por mês;
- escalonamento automático para suportar um número quase ilimitado de acessos simultâneos;
- processamento de avaliações e vendas 90% mais rápido;
- facilitação para a compra e venda de mais de 144 mil veículos por ano;
- eliminação do tempo de inatividade;
- alcance do desempenho máximo para resolver os problemas de forma proativa.
Veja por que migrar com a SantoDigital
O case da Auto Avaliar é apenas um dos projetos de migração de sucesso da SantoDigital. No total, foram realizados mais de 200 projetos de Google Cloud Platform para startups e outros tipos de empresas. Com isso, a gestão e o suporte dos ambientes é feita 24 horas por dia, 7 dias na semana.
Afinal, são mais de 10 anos trabalhando em parceria com empresas que querem crescer de forma sustentável. Especialmente no caso das nativas digitais, é ainda mais relevante contar com a tecnologia e ter toda uma infraestrutura segura e rápida.
É isso que a SantoDigital oferece. Assim, você tem acesso ao Cloud Platform para digital natives e aproveita todos os recursos oferecidos para o seu negócio.
Então, que tal saber como fazer esse processo de migração? Conheça as soluções da SantoDigital e veja como podemos ajudar sua startup a alcançar o sucesso!