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- nov 18, 2024
A comunicação empresarial é um fator essencial para que uma organização possa funcionar com o máximo de integração e produtividade. Portanto, é importante que os colaboradores possam se comunicar de maneira eficiente com as outras pessoas e equipes. Tudo isso contribui para o aumento da satisfação da empresa com os seus funcionários e vice-versa.
Quer ampliar a comunicação empresarial e melhorar os resultados da sua organização? Então, veja estas 4 dicas:
De nada adianta uma empresa ter uma cultura organizacional bem estruturada se ela não é utilizada no dia a dia da organização.
Uma forma muito eficiente de integrar os funcionários e melhorar a comunicação empresarial é, justamente, aplicar a cultura organizacional na prática, seja por meio de vídeos, palestras, projetos voluntários e toda e qualquer tarefa que faça com que os seus colaboradores trabalhem juntos.
Por que motivo uma pessoa se engajaria no seu trabalho se a empresa não a valoriza? Se você realmente quer melhorar a comunicação dentro da sua empresa, é necessário estimar o colaborador. Só assim ele vai “vestir a camisa” e se sentir motivado para o trabalho.
Para alcançar essa meta, é importante oferecer incentivos, como bônus por produtividade, por exemplo. Outra atitude extremamente positiva é fazer, de tempos em tempos, uma pesquisa com os funcionários para saber o que eles pensam a respeito da empresa, ouvir suas sugestões de melhoria, feedbacks, entre outros.
Assim, os colaboradores se sentem mais integrados à organização, o que ajuda bastante a melhorar a comunicação interna, além de elevar a produtividade de cada empregado, que se sente parte da empresa.
O que mais irrita os colaboradores, independentemente de sua hierarquia dentro da empresa, são as reuniões longas e improdutivas.
Para reverter essa situação, é interessante investir em um novo modelo de reuniões, mais modernas e informais, para que o gestor possa conhecer melhor os seus colaboradores.
Dessa forma, as reuniões passam a aproximar mais as pessoas, que se tornam menos reativas, mais participativas e mais abertas às decisões da empresa.
Além de apostar nas reuniões mais informais para melhorar a comunicação interna, é importante que as equipes também façam essa troca de ideias. Líderes que apostam nesse tipo de comunicação acabam conhecendo melhor os membros da empresa, o que fortalece os relacionamentos e influencia positivamente o ambiente de trabalho, que fica mais leve, positivo e aberto.
Gestores que ouvem os funcionários também saem em vantagem, pois, se há algum tipo de problema na empresa, eles são os primeiros a saber e conseguem contornar a situação de uma maneira mais tranquila e saudável para todos.
Com a globalização e a maior integração entre as pessoas, as empresas não podem mais trabalhar do mesmo jeito obsoleto e arcaico. Por isso, a comunicação empresarial é absolutamente essencial para a melhoria dos negócios, uma vez que ela promove o aumento da integração dos setores da empresa e, consequentemente, da produtividade.
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