- 4 minutos
- nov 13, 2024
A preocupação com práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) estão fazendo as empresas adotarem a chamada TI verde. Essa é uma consequência do consumo frequente das tecnologias da informação e comunicação (TIC), que se tornaram indispensáveis no contexto corporativo atual.
Afinal, garantem uma boa gestão de TI, alta competitividade e redução de custos nas empresas. Ao mesmo tempo, isso tem levado a um crescimento exponencial do número de dispositivos conectados, gerando um aumento no consumo de energia, causando preocupações ambientais e suscitando discussões.
Atualmente, existem diversas soluções que ajudam as empresas a otimizar o uso de seus equipamentos e ainda melhoram o desempenho operacional. Um bom exemplo é a computação em nuvem, que reduz consideravelmente a necessidade de infraestrutura local e, consequentemente, diminui o consumo de energia.
Continue a leitura para descobrir por que a TI verde deve ser uma preocupação para sua empresa e quais as vantagens em aderir a soluções mais sustentáveis.
De modo simplificado, a TI verde pode ser entendida como práticas de computação ecologicamente sustentáveis.
Logo, essa abordagem visa a minimizar o impacto negativo das operações de TI no meio ambiente. Isso envolve, dentre outras coisas, projetar, fabricar, operar e descartar computadores e produtos relacionados à computação de maneira ambientalmente amigável.
Os principais objetivos por trás das práticas da TI verde incluem:
Esse conceito surgiu em 1992, com o lançamento do programa Energy Star, idealizado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA. O objetivo dessa iniciativa era ajudar as empresas a reduzirem custos e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Isso por meio da utilização de equipamentos que oferecem eficiência energética superior.
A importância da TI verde para as empresas consiste na capacidade de evitar o desperdício de recursos com energia elétrica, softwares e equipamentos. Isso permite diminuir os impactos das tecnologias no meio ambiente e otimizar as despesas, tornando o consumo mais consciente.
Por isso, essa prática deve ser adotada tanto em grandes empresas quanto em pequenos e médios negócios. Afinal, isso ajuda a agregar valor aos produtos e serviços e contribui até para a obtenção de certificações, como o ISO 14.001. Além disso, é uma forma de adotar o compliance em TI.
Os principais exemplos de prática em computação verde — TI verde ou green IT — são:
O ideal é reaproveitar os materiais em condições de uso ou fazer o descarte correto e ambientalmente sustentável. No segundo caso, leve os equipamentos, componentes eletrônicos e periféricos em postos de coleta especializados ou faça o processo de logística reversa.
De toda forma, é importante lembrar que, em algumas situações, é possível aumentar a vida útil dos materiais. Por isso, sempre é importante considerar a inovação e sustentabilidade logística, até mesmo para garantir a máxima redução de custos.
Oriente a equipe a imprimir somente o que é necessário. Isso evita custos desnecessários com papel, tinta, energia elétrica etc. Uma boa forma de implementar essa regra é usar apps para o compartilhamento de informações e a computação em nuvem verde.
Em vez de manter uma infraestrutura própria, que é mais custosa, implemente a virtualização de processos. Isso permite otimizar as atividades, além de manter os servidores fora da empresa, tornando as etapas físicas em digitais.
Assim, as equipes conseguem acessar os arquivos e documentos, tornando os fluxos de trabalho mais práticos e eficientes.
Como indicado, a computação em nuvem também pode ser verde. Isso porque os recursos de otimização de uso de hardwares via virtualização e o monitoramento online permitem economizar no uso de energia elétrica.
Além disso, é possível fazer um gerenciamento mais eficiente, que possibilita até melhorar a vida útil dos equipamentos. No âmbito ecológico, a infraestrutura em nuvem traz benefícios nos seguintes sentidos:
Então, quando se fala em adotar práticas sustentáveis, muitos empresários imaginam que isso é sinônimo de pesados investimentos na compra de equipamentos mais modernos e eficientes. Porém, nem sempre essa associação é verdadeira.
Desse modo, é interessante trocar os equipamentos defasados por outros mais modernos e eficientes. Por outro lado, muitas vezes, tudo que é preciso fazer é melhorar a utilização do hardware já existente.
Em muitas empresas, existem equipamentos, como servidores, sendo subutilizados. Uma forma de otimizar o uso desses recursos é implementar soluções de virtualização. Assim, você consegue executar diversas instâncias, com diferentes serviços, em um único equipamento.
No entanto, hoje existem estratégias mais eficazes para reduzir o consumo de energia, como a adoção da computação em nuvem. Ao migrar sua infraestrutura, sua empresa reduz significativamente a necessidade de um data center local. Isso se traduz em uma enorme redução do consumo de energia elétrica.
Ao adotar práticas de TI verde, as empresas contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente. Isso, por si só, já é uma enorme vantagem, uma vez que as consequências da degradação ambiental impactam a todos. Além disso, as empresas podem ter outros benefícios, como:
Sem dúvida, essa é uma das principais vantagens da adoção de práticas de TI verde. Mesmo que seja necessário fazer investimentos iniciais, o retorno é percebido ao longo do tempo por meio da redução das contas de energia elétrica.
E não é só isso. Ao utilizar de forma otimizada seus equipamentos, a necessidade de novas compras e também de manutenção é significativamente reduzida.
Se sua empresa migrar para a nuvem, a redução de custos é ainda maior. Além das economias citadas anteriormente, a nuvem elimina diversos gastos com licenças, suporte, atualizações de software e ainda viabiliza uma equipe de TI mais enxuta.
Hoje, a preservação ambiental é uma preocupação de todos. Dessa forma, demonstrar que sua empresa adota práticas sustentáveis de TI ajuda na construção de uma imagem de organização que valoriza a sustentabilidade.
A computação em nuvem tem ajudado empresas de todos os segmentos e tamanhos a alcançar mais eficácia operacional. Dessa forma, ao migrar suas operações, seu negócio pode vislumbrar melhorias significativas em seus fluxos de trabalho.
Além disso, há aumento da produtividade, mais flexibilidade, escalabilidade e alta disponibilidade, dentre muitos outros benefícios. Isso ajudará a alcançar melhores resultados na empresa, sem contar que também ficará mais fácil implementar uma gestão da inovação.
Portanto, a tecnologia verde é uma grande aliada do alcance de bons resultados no seu negócio. Ela permite que as equipes foquem o que é estratégico, evitando, desperdícios de recursos e otimizando o uso de materiais, equipamentos e insumos.
Dessa forma, a TI verde é ideal para inserir sua empresa no contexto da transformação digital. Especialmente, se você adotar a computação em nuvem, que traz ainda mais flexibilidade e praticidade para a realização do trabalho.
Como você pode ver, sua empresa só tem a ganhar com a adoção de práticas de TI verde. Então, não perca mais tempo! Veja agora mesmo os 5 benefícios da empresa na nuvem.