- 3 minutos
- maio 14, 2025
As empresas precisam se atentar aos dados e informações dos clientes, garantindo a segurança dos usuários, fornecedores e do próprio negócio. Assim, a validação de documentos é fundamental nesse processo.
O SantoiD, plataforma de identidade digital da SantoDigital, ajuda a tornar essa validação mais ágil, segura e automatizada, contribuindo para processos eficientes em diferentes áreas.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a validação de documentos, abordando tudo o que você precisa saber a respeito desse procedimento: o que é, como funciona e como validar documentos de forma eficiente. Acompanhe!
A validação de documentos é o processo de verificar a autenticidade e a integridade dos documentos apresentados por uma pessoa ou empresa.
Seu principal objetivo é garantir que os dados fornecidos são verdadeiros e confiáveis para prevenir fraudes e garantir a conformidade com regulamentações e políticas de segurança.
A validação de documentos também permite identificar irregularidades relacionadas ao arquivo ou informações analisadas. Por exemplo, mesmo que os dados sejam autênticos e pertençam à pessoa, pode ocorrer, por exemplo, que o nome esteja em uma lista de restrição de crédito, o que pode impedir a aprovação de um empréstimo ou financiamento.
A validação de documentos pode ser realizada de duas maneiras: manual e automatizada.
Ao optar pela validação manual, a empresa precisará designar um funcionário responsável por levantar todos os dados daquela pessoa, verificando se existe consistência nas informações obtidas, além de estudar outros pontos úteis para o negócio (entendimento de score de crédito, por exemplo).
Entretanto, vale ressaltar que a realização desse procedimento manualmente é arriscado, visto que demanda um número maior de pessoas para realizar as tarefas, aumentando a incidência de erros e retrabalhos.
Como o próprio nome sugere, a validação de documentos de forma automatizada é realizada com mais segurança e rapidez, já que todo processo é feito por ferramentas elaboradas especialmente com esse objetivo.
Toda essa agilidade e segurança exerce forte impacto na experiência do cliente, gerando vantagem competitiva e colocando sua empresa à frente dos concorrentes.
Além disso, contribui para redução de custos da sua empresa em dois sentidos:
A validação de documentos pode identificar inúmeros problemas, alguns deles são:
A validação de documentos automatizada traz praticidade e segurança para os processos da sua empresa. Confira os principais benefícios a seguir!
A validação automatizada utiliza tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning, para identificar e bloquear tentativas de fraude.
Ao aplicar reconhecimento facial e outros recursos de biometria, como o FaceMatch, a solução torna mais difícil para fraudadores utilizarem documentos de terceiros.
Dessa forma, qualquer pessoa em posse dos documentos de outro indivíduo, ao verificar que existe a necessidade de validá-los por meio de reconhecimento facial, se sentirá mais intimidada a dar prosseguimento.
Um dos pontos principais a serem mencionados com relação à validação automatizada, fica por conta da sua precisão na hora de confrontar os documentos recebidos com o indivíduo em questão.
A tecnologia é capaz de validar documentos com um alto grau de confiabilidade, logo as chances de erro são praticamente nulas.
A fim de adquirir diferencial competitivo, é necessário que as empresas se atentem à rapidez com que os dados dos prospectados são inseridos no sistema. Nesse sentido, a análise de informações por meio da validação automática se faz bastante necessária, trazendo agilidade e eficiência durante esse processo.
Esse aumento de eficiência acelera o fluxo de trabalho, o que reduz o tempo gasto com tarefas burocráticas e melhora a experiência do cliente, que tem seus dados validados de maneira imediata.
Atualmente, a segurança dos dados é uma das principais preocupações das empresas. Logo, ferramentas capazes de oferecer proteção contra fraude e riscos cibernéticos, ou qualquer outro tipo de ameaça externa, precisam ser incorporadas no dia a dia da instituição de forma permanente e definitiva.
Assim, a validação de documentos é uma das soluções tecnológicas capazes de proteger informações sensíveis para garantir a conformidade com regulamentações e evitar danos à reputação.
Afinal, como validar documentos? Essa validação é uma tarefa complexa que envolve várias tecnologias para garantir a precisão, autenticidade e conformidade dos documentos. Confira as principais a seguir!
O OCR é uma tecnologia que realiza a leitura e a extração de dados de documentos impressos ou manuscritos, convertendo-os em formato digital.
Para isso, a tecnologia incorpora técnicas de machine learning para melhorar seu desempenho na extração de texto e validação de documentos. Os algoritmos de ML podem ser treinados para reconhecer fontes, estilos de escrita e idiomas específicos, tornando o OCR mais preciso e adaptável a diferentes tipos de documentos.
Esse processo contribui para a governança corporativa, ao permitir otimizar o processo de digitalização e arquivamento de documentos, garantindo que sejam tratados de forma consistente e conforme as políticas corporativas.
A tipificação envolve a categorização de documentos com base em seu conteúdo, formato ou outras características, servindo para separar diferentes tipos de documentos e direcioná-los para os fluxos de trabalho apropriados de validação ou arquivamento.
Isso facilita a localização rápida de documentos relevantes quando necessário, o que reduz erros associados à busca manual e à organização inadequada de documentos.
Além disso, a categorização adequada dos documentos permite um melhor rastreamento e auditoria de todas as ações relacionadas a eles, ajudando a identificar qualquer atividade suspeita e a garantir que as políticas de segurança e conformidade sejam aplicadas corretamente na validação de documentos.
A tecnologia de FaceMatch é usada para verificar a autenticidade dos documentos de identificação, como passaportes, carteiras de motorista e RG, comparando a foto da pessoa no documento com uma imagem de referência.
Essa tecnologia é usada para verificar se a pessoa na foto de identificação corresponde à pessoa que está se registrando, colaborando para prevenir e identificar possíveis fraudes. Dessa forma, ela pode ser aplicada em:
O SantoiD, desenvolvido pela SantoDigital, conta com o alto nível da tecnologia do Machine Learning e Inteligência Artificial, capaz de otimizar os processos da sua equipe com total segurança. Assim, sua empresa ganha agilidade e proteção em várias etapas da validação de documentos.
Com o SantoiD, é possível realizar reconhecimento facial, comparando a imagem do documento com a foto do usuário em tempo real, garantindo que a pessoa realmente seja quem diz ser. Ele também permite a identificação automática de documentos, utilizando a tipificação para reconhecer rapidamente o tipo de documento apresentado.
Ademais, a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) facilita a extração de textos de forma rápida e precisa, convertendo imagens de documentos em texto editável, o que otimiza a análise e organização das informações.
Fale com um de nossos especialistas e transforme a validação de documentos da sua empresa com o SantoiD!