O que é e como funciona o Google Cloud Container Registry

Home Cloud Computing
O que é e como funciona o Google Cloud Container Registry

O que é e como funciona o Google Cloud Container Registry

A conteinerização é uma das soluções atuais mais efetivas para escalar aplicações na nuvem. Com a separação de módulos e um maior controle de transferência de dados, é possível diminuir os riscos de ataques e vazamentos.

Para facilitar a utilização desse recurso, foi lançado o Google Cloud Container Registry. Com funcionamento bastante seguro, ele garante bons resultados para aplicações conteinerizadas. Quer saber mais sobre essa solução? Continue a leitura e entenda melhor a atuação do Google Cloud Container Registry.

O que é e como funciona o Google Cloud Container Registry?

De forma simples, o Google Cloud Container Registry funciona como uma grande central de controle para os elementos conteinerizados. Sua atuação é simples: é possível gerenciar e analisar as imagens do Docker, e isso pode ser feito em diferentes sentidos.

Assim, os canais são automatizados, ao mesmo tempo em que há controle máximo sobre quem pode ter acesso a qual parte do Docker. Não se trata, portanto, apenas de um depósito, mas de um ponto de centralização das informações.

Quais são seus principais benefícios?

Essa ferramenta para desenvolvedores tem aspectos muito positivos. Veja, a seguir, quais são seus pontos de destaque.

Aumento da segurança

Por mais que a adoção de contêineres incremente a segurança, é preciso ir além. Com o Google Cloud Container Registry, o registro do Docker é protegido e particular. Então, dá para configurar quem pode ver ou obter as imagens.

Além disso, ele permite verificar as vulnerabilidades em detalhes. Como tudo isso pode ser encontrado já no começo do uso do software, é possível evitar que brechas fiquem disponíveis ao público, por exemplo. Dá até para saber se há atualização em relação a novos malwares.

Ao notar qualquer risco ou desvio da política prevista, é possível bloquear a implementação de certas imagens. Assim, o Kubernetes fica muito mais seguro.

Agilidade de atuação

Outra característica importante da ferramenta é que essa central de controle oferece acesso rápido e com alta disponibilidade. A resposta é ideal para negócios com diferentes necessidades e garante o dinamismo que o cenário atual exige.

Além disso, o uso dessa solução permite que a criação e a implementação ocorram de forma automática. Com a automação de várias etapas do processo, fica mais fácil configurar canais e obter benefícios graças à economia de tempo.

Diminuição de erros

O Google Cloud Container Registry é um serviço único porque garante compatibilidade nativa com o Docker. Assim, os erros são evitados, o uso é muito intuitivo e a adoção se torna ainda mais prática e eficiente. Quando se usam outras soluções, no entanto, não se tem certeza de que tudo vai funcionar como deveria.

Como aproveitar as ferramentas?

Em primeiro lugar, é importante saber que é preciso garantir a autorização de acesso às imagens no Google Cloud Platform. Usar o comando gcloud correspondente permite que a etapa de autenticação aconteça sem dificuldades, o que melhora os resultados.

Além disso, também é interessante pensar nas ações necessárias para a rotina do negócio. Em alguns casos, a verificação de vulnerabilidades é o ponto mais importante. Então, o elemento deve ser explorado de acordo com as exigências do desenvolvimento de aplicações.

Com o Google Cloud Container Registry, é fácil lidar, acompanhar e garantir a segurança das imagens de aplicações. Se esse uso for feito de forma adequada, a nuvem ganha uma proteção extra.

Preparado para adotar essa solução de conteinerização no seu empreendimento? Então, continue sua visita aqui no blog e aproveite para descobrir como orquestrar Kubernetes no Google Cloud Platform.

[rock-convert-cta id=”6713″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: