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- nov 8, 2024
Até o ano de 2029, 70% das empresas ou instituições estarão ligadas à nuvem, é o que informa o relatório do Google Future of Cloud Computing. Isso quer dizer que as empresas estão absorvendo cada vez mais a tecnologia de nuvem. Esse movimento está acontecendo em todos os mercados, incluindo o de bens de consumo.
Esse movimento das empresas em direção ao cloud computing está ocorrendo de forma bastante rápida. Uma razão para isso são as vantagens oferecidas por essa tecnologia, proporcionadas por soluções inovadoras que podem ser utilizadas em diversos setores, inclusive, inovações específicas voltadas ao mercado de bens de consumo.
Descubra agora como ocorre a atuação da nuvem no mercado de bens de consumo e confira como essa solução pode alavancar os resultados no setor. Acompanhe!
Bens de consumo são os produtos, utilizados por indivíduos ou famílias, que se tornam necessários para viver. Assim, boa parte da renda familiar tende a ser direcionada a essas mercadorias. Esse termo é bastante amplo e diz respeito a todas as pessoas, independentemente do seu poder aquisitivo ou gosto pessoal.
Os bens de consumo podem ser divididos em três tipos:
Há um tempo, ter um HD com muita capacidade de armazenamento era fundamental para um bom computador. Visto que todos os arquivos, como softwares, jogos e filmes, que ocupam bastante espaço, tinham que ser armazenados na máquina. Atualmente, a maioria desses arquivos ficam salvos na nuvem, e podem ser acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Nuvem é um termo usado para descrever uma rede global de servidores. Eles são aparelhos que:
O termo “cloud” é antigo e era utilizado para se referir à estrutura de rede das companhias telefônicas. Depois, ele foi transformado em “cloud computing”, referindo-se à nuvem que conhecemos hoje.
Salvar um arquivo na nuvem ou em um computador pessoal, funciona da mesma forma. A diferença é que, salvando na nuvem, o seu arquivo estará armazenado em um dispositivo que se localiza a quilômetros de distância.
Ele será arquivado em um servidor, que é um conjunto de HDs interligados, e os servidores ficam localizados em prédios chamados data centers.
Assim, um arquivo armazenado na nuvem também precisa de um local físico para existir. Além disso, as pessoas não conseguem acessar qualquer dado localizado na nuvem, ela precisa utilizar a porta certa para isso, ou seja, se você armazena um documento no Google Drive, mesmo que ele esteja localizado na nuvem, só você e quem você desejar, terá acesso.
Isso acontece porque os servidores têm fortes esquemas de segurança que garantem a integridade dos equipamentos. Ainda, existem as trancas do ambiente digital que, basicamente, se tratam do login e da senha.
Sem contar que a maioria dos servidores usam criptografia, que “quebra” os dados e os duplica em outro servidor. Assim, suas informações ficam protegidas de danos físicos que possam ocorrer no local.
A tecnologia de armazenamento na nuvem surgiu para revolucionar os processos e como eles são executados em todos os setores, incluindo o de bens de consumo. Afinal, dessa forma, as informações e dados do negócio passaram a ser compartilhados por todos os computadores e aplicativos existentes na empresa.
Como a nuvem utiliza os servidores compartilhados no ambiente virtual, existe uma segurança e capacidade de armazenamento maior para o empreendimento. Além disso, a companhia não precisa mais ter data centers nem adquirir hospedagem de servidores.
Apenas com o acesso à internet e o uso de uma senha de usuário, a empresa consegue acessar os seus arquivos a partir de qualquer dispositivo. Essa alteração modificou a logística das empresas de bens de consumo, otimizando os processos internos do empreendimento e minimizando problemas com armazenamento de dados.
Além disso, a nuvem possibilitou a melhora no atendimento ao cliente. Agora, os vendedores do mercado de bens de consumo conseguem oferecer atendimento mais rápido e direcionado, por conta da facilidade de acesso às informações, o que eleva a eficiência em relação aos dados de estoques.
O armazenamento de dados em nuvem trouxe inúmeras vantagens para o mercado de bens de consumo. Quando citamos essa tecnologia, o primeiro benefício associado é a possibilidade de backups de dados remotos. Porém, o armazenamento em nuvem envolve mais que isso. Confira, agora, as principais vantagens oferecidas por ele ao mercado de bens de consumo.
A nuvem permite o compartilhamento de informações de forma simples e rápida. Além de ser possível visualizar esses dados de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Dessa forma, todas as informações necessárias podem ser inseridas imediatamente na nuvem, assim como as outras pessoas podem acessá-las em tempo real.
Isso facilita o processo interno das empresas de bens de consumo, porque os funcionários conseguem, rapidamente, modificar e acessar informações, como o estoque. Mas, além disso, é possível ter acesso a qualquer tipo de informação e dados relacionados ao setor, em qualquer parte do mundo, em tempo real.
As empresas de bens de consumo costumam lidar com vários momentos do seu produto, desde a produção até a distribuição. Cada uma dessas fases requer um grande controle, e a troca de informações entre os funcionários é fundamental para que tudo funcione de forma efetiva. A nuvem facilita e otimiza bastante esse controle.
O compartilhamento instantâneo de todas as informações sobre os diferentes estágios de ciclos de produção e distribuição permite maior controle sobre essas fases. Além disso, colocar os dados na nuvem garante um armazenamento seguro, evitando riscos de ter um problema com o servidor e comprometer esse controle.
A capacidade de armazenar os dados na nuvem e trocar informações de forma instantânea fazem com que todos os funcionários possam estar sempre atualizados. Eles conseguem alimentar o sistema com todos os dados coletados dos clientes e, assim, são gerados relatórios que contribuem no diagnóstico sobre os produtos oferecidos.
Quando uma empresa de bens de consumo tem diversos pontos físicos, a nuvem facilita essa troca de informações. Quanto mais dados são coletados, mais análises são realizadas e mais a empresa conhece os pontos fortes e fracos do seu produto por meio da visão do público-alvo. Dessa forma, é facilitado o processo de acertar as modificações ideais para potencializar a qualidade dos seus produtos.
Com o armazenamento na nuvem, as empresas de bens de consumo não precisam mais comprar vários dispositivos móveis para guardar os seus arquivos. Os discos rígidos costumam oferecer diversos riscos, por exemplo, a possibilidade de haver um extravio de informações valiosas e dados de clientes, comprometendo a sua reputação.
Com o armazenamento na nuvem, além da facilidade de acesso, a empresa terá maior segurança em relação à privacidade das suas informações. Ainda, haverá uma grande economia de recursos, que poderão ser direcionados para outras áreas, incluindo, as estratégias de crescimento da empresa.
Muitas pessoas ainda ficam receosas em relação aos crimes cibernéticos que ocorrem e, erroneamente, podem acreditar que o armazenamento de informações na nuvem não é a melhor opção para sua empresa de bens de consumo. Mas isso não é verdade, porque a nuvem costuma ser mais segura que o armazenamento local.
As formas de armazenamento local estão sujeitas a diversos riscos de vazamento ou perda de informações. Já na nuvem, é possível autenticar o acesso aos dados, que são criptografados durante a transmissão e quando em repouso. Dessa forma, pessoas não autorizadas não conseguem ter acesso aos arquivos, aumentando sua segurança.
O cliente da empresa é bastante beneficiado por conta da utilização da nuvem no mercado de bens de consumo. Uma vez que os funcionários conseguem informações imediatas sobre características do produto, número de estoque disponível em qualquer ponto da empresa, entre outras questões, o atendimento, seja presencial, seja on-line, se torna mais efetivo, e ajuda a melhorar a experiência dos clientes.
Como vimos, já passou o tempo em que as empresas de bens de consumo necessitavam de enormes servidores que ocupavam espaço e eram pouco eficientes. Com a chegada do armazenamento na nuvem, o Google, a empresa líder em tecnologia no mundo, trouxe o software mais completo do mercado, o Google Cloud Platform (GCP).
O Google Cloud Platform se adapta a necessidade de qualquer empresa de bens de consumo, oferecendo segurança, praticidade e tranquilidade para realizar os seus negócios. Os seus principais serviços oferecem a possibilidade de:
O Google Cloud Platform traz diversos recursos para o setor de bens de consumo. Ele oferece insights de tempo real, processamento e a análise de streams de eventos, recomendações de produtos personalizadas, apoio na logística, entre outros.
A SantoDigital é uma empresa que visa transformar digitalmente os seus clientes. O objetivo é fazer com que eles criem vantagens competitivas por meio da excelência operacional, inovação, colaboração e satisfação dos seus funcionários.
Por isso, a SantoDigital vai além da migração de serviços para a nuvem, ela transforma os seus clientes usando uma combinação de serviços de consultoria com soluções avançadas de TI, adequadas a cada cliente.
Agora que você já sabe como a nuvem pode alavancar os resultados no setor de bens de consumo, acesse o site e conheça as soluções da SantoDigital para Google Cloud Platform.