- 7 minutos
- nov 11, 2024
A IA para programação consiste em usar a inteligência artificial na criação de códigos e desenvolvimento de sistemas. Apesar de nem todos os profissionais apoiarem a iniciativa, a verdade é que a contínua evolução da tecnologia impacta essa área — e isso pode ser bastante positivo.
Então, você sabe o que é inteligência artificial e quais seus benefícios para essa área? A resposta é complexa e envolve produtividade, melhorias e aprendizado contínuo. Por isso, vale a pena discutir a IA para programadores.
É o que faremos neste artigo. Continue lendo!
Não, a IA não substituirá os programadores. Apesar de existir esse receio, o objetivo da tecnologia é facilitar o trabalho dos programadores e ajudá-los a serem mais produtivos. A mudança está voltada, portanto, ao tipo de atuação. Se antes era mais operacional, agora o foco passa a ser o estratégico.
Assim, há vários benefícios no uso da IA para a programação, mas é preciso ter profissionais humanos para o desenvolvimento, a manutenção e a evolução dessa atividade.
Nesse sentido, o trabalho é cada vez mais voltado para a definição de parâmetros, objetivos e valores éticos, a fim de que o sistema atenda às necessidades humanas.
Além disso, os programadores desenvolvem e treinam os modelos de inteligência artificial e machine learning. Em outras palavras, eles criam os algoritmos que favorecem o aprendizado de máquina para ser possível ajustar e moldar as análises sem intervenção humana.
Dessa forma, a inteligência artificial é um complemento ao trabalho dos programadores. Ela traz eficiência e faz sua empresa se tornar AI-driven, ou seja, orientada por essa tecnologia. Isso gera inovação e melhorias significativas.
Os programadores precisam realizar algumas tarefas repetitivas, mas a inteligência artificial pode executá-las com precisão. Com isso, há economia de tempo e aumento da produtividade.
Alguns exemplos de atividades que podem ser automatizadas são a revisão de código, as consultas SQL básicas, a simplificação de projetos de data science e a análise exploratória de dados.
Com isso, a IA para programação realiza a base do operacional e os profissionais, a parte estratégica. Ou seja, sua empresa se torna AIOps.
Para os programadores, a IA é capaz de identificar erros e vulnerabilidades no código. Assim, há mais segurança e fica mais fácil personalizar os modelos de machine learning.
A mesma atividade é válida para a refatoração de código. Com a IA na programação e as técnicas de reconhecimento de padrões, é possível reestruturar o código, remover o que estiver duplicado, renomear variáveis e fazer melhorias.
Tudo isso ajuda a evitar bugs e problemas de performance. Da mesma forma, aperfeiçoa a modularidade, a eficiência e a legibilidade do código.
Os algoritmos usados na programação podem ser otimizados pela IA generativa. A ferramenta pode sugerir melhorias na escrita, aumentando sua eficiência. Essa atividade é mais relevante em projetos complexos, evitando erros.
Você pode saber mais sobre a IA generativa assistindo ao episódio 2 do SantoBreakCast, confira o vídeo a seguir:
É possível usar a IA para programação para gerar códigos e criar scripts que facilitem esse processo. Ferramentas especializadas desenvolvem linhas e até blocos a partir do contexto repassado. Rascunhos de funções complexas e programas também podem ser desenvolvidos.
Os programadores podem usar a IA para criarem uma documentação descritiva e obterem o contexto de funções, trechos de código e módulos. Além disso, algoritmos revisam as linhas escritas e as atualizam de modo automático para aumentar a legibilidade.
Com a criação de linhas de código e/ou a revisão das escritas, o processo de desenvolvimento se torna mais rápido. Dessa forma, os projetos são entregues em menos tempo e, ainda, com redução dos erros.
A identificação e a correção de bugs e vulnerabilidades é auxiliada pela IA na programação. Isso porque são usados algoritmos avançados para analisar os padrões de código, detectar problemas de software, verificar fluxo de dados e logs de erros etc.
Desse modo, o debugging é facilitado, encontrando o motivo da falha. Ao mesmo tempo, há melhoria da qualidade do sistema, porque a chance de vulnerabilidades é menor.
Na programação, a IA oferece um suporte inteligente, que contribui para a eficiência na codificação. Esse processo é derivado do processamento de linguagem natural (PLN) e permite que o programador seja capaz de focar em atividades estratégicas e criativas.
O uso de IA por programadores gera um aprendizado contínuo, porque os softwares especializados fornecem explicações sobre as indicações feitas. Portanto, é possível obter conhecimento, aperfeiçoando seus hard skills ao longo do tempo.
A IA para programação pode ser usada em diferentes linguagens e estruturas. Essa é uma grande vantagem, já que os profissionais trabalham com várias alternativas. Assim, os benefícios são sentidos em contextos diversificados.
Uma das limitações da IA para programação é a sua falibilidade. Ou seja, a tecnologia também pode cometer erros. Por isso, é fundamental revisar as sugestões para garantir que tudo esteja correto.
Vale destacar que a falha pode ocorrer, até mesmo, devido ao machine learning. Afinal, se o aprendizado do algoritmo estiver errado, a prática também será.
A ferramenta de IA para programadores precisa ter recursos de segurança da informação. Isso ajuda a cumprir a legislação vigente e evitar danos financeiros e à reputação para o negócio.
Isso é o que o SantoAI faz ao seguir as políticas de privacidade que estão entre as mais rigorosas. Assim, você tem acesso aos benefícios da inteligência artificial sem deixar de lado a proteção dos dados.
Os programadores precisam supervisionar os resultados da IA para evitar que aspectos legais e éticos sejam ultrapassados. Aqui, é necessário atentar desde a Lei de Proteção de Dados (LGPD) até valores e regras sociais.
Os algoritmos têm dificuldade de compreender o contexto, o que limita o uso da inteligência artificial na programação. Ou seja, ainda que a tecnologia consiga corrigir bugs e sugerir a escrita de códigos, é inviável entender totalmente o cenário apresentado.
Isso também implica prejuízos criativos. Em outras palavras, a IA não consegue resolver os problemas de forma inovadora.
Os modelos de IA para programação requerem uma espécie de treinamento para funcionarem da forma correta. Assim, é necessário apresentar uma grande diversidade de dados, o que pode se tornar complexo.
Outro detalhe é o fato desses conjuntos de dados serem reunidos por humanos. Portanto, estão sujeitos à parcialidade.
Todo o processo de criação de códigos pode ser simplificado com a aplicação da IA para programação. Nesse processo, você pode usar o SantoAI, um assistente virtual que conta com todos os recursos de segurança e o potencial da IA generativa.
Com esse software, você pode mudar a rotina da sua equipe de desenvolvimento ao simplificar a geração de códigos. Ao mesmo tempo, os programadores acompanham as melhorias feitas e revisam as entregas por meio desse assistente virtual corporativo.
Todo esse processo é feito sem utilizar os dados dos usuários para treinar o modelo. Esse é um dos principais aspectos que garante a segurança da informação e o compliance. Inclusive, quando são enviados dados, já que é aplicado o fluxo de criptografia e armazenamento no Google Cloud Platform.
Assim, o SantoAI traz eficiência ao aplicar a IA para programação. Desse modo, sua equipe atua de forma estratégica e aumenta sua produtividade, ao mesmo tempo que os erros são reduzidos.
Então, que tal saber, na prática, como aplicar a IA para programadores? Conheça o SantoAI e veja como é possível revolucionar o desenvolvimento de sistemas na sua empresa.
A melhor IA para criar códigos é o SantoAI, que tem recursos de segurança da informação e otimizar a atividade de programação. Além disso, é compatível com diferentes linguagens de programação, como C++, Java, JavaScript e Python.
A IA em programação é a aplicação da inteligência artificial no desenvolvimento de códigos. Isso é feito pela IA generativa, com a ajuda do machine learning e do processamento de linguagem natural. Assim, é possível obter sugestões de escrita, identificar padrões e fazer melhorias.
crédito da imagem: Freepik