- 5 minutos
- ago 8, 2024
Em agosto de 2020, o Google anunciou uma série de novos recursos do Google For Education. Trata-se de uma iniciativa que visa tornar a educação virtual mais fácil e funcional e, assim, ajudar as instituições de ensino, professores e estudantes a superarem os desafios durante e depois da pandemia de COVID-19.
Dentre as novidades, estão inclusas atualizações para o serviço de conferência Google Meet e uma nova ferramenta de ajuda para lição de casa.
Quer saber quais são os principais recursos atribuídos e como eles podem ajudar no ensino à distância? Então, confira a seguir!
O Google Sala de Aula é uma plataforma do Google for Education que possibilita a comunicação e interação entre alunos e professores, além do compartilhamento de arquivos, gerenciamento das atividades e muito mais.
Em breve, essa aplicação irá receber um novo widget de tarefas na aba “Aulas” para ajudar os usuários a acompanhar o cronograma de aulas e atividades, bem como acessar facilmente tudo que já foi passado, entre e avaliado.
Além disso, os professores recebem um widget de revisão e o recurso de compartilhamento de link para convidar os alunos para suas aulas. O Google observou que isso permitirá que eles compartilhem as aulas em qualquer lugar em que se comuniquem com os alunos, incluindo plataformas de mensagens como o WhatsApp.
O Google também está atualizando os recursos de sua ferramenta anti-plágio, presente no Google Sala de Aula. Em breve, o número de relatórios de originalidade passará de três para cinco atividades por turma.
Lembrando que os clientes do G Suite Enterprise for Education continuarão recebendo relatórios de originalidade ilimitados e, a partir da nova atualização, poderão ver as correspondências para possível plágio em páginas da Web, além de comparação entre os arquivos enviados pelos alunos.
Por falar no G Suite, os administradores estão recebendo ferramentas mais poderosas. Os líderes escolares com licenças Enterprise terão maior visibilidade do uso do Google Sala de Aula por meio dos novos painéis do Data Studio. Neles é possível visualizar aulas ativas, medir a adoção de recursos e monitor o envolvimento entre professores e alunos.
Finalmente, todos os administradores de educação agora também terão acesso aos registros de auditoria do Google Sala de Aula. Além disso, eles também poderão exportar seus registros para o BigQuery ou criar um painel personalizável no Data Studio para ver uma lista de métricas de engajamento.
A partir de setembro, o Google Meet, aplicação de videoconferência presente no Google for Education, terá uma visualização lado a lado 7×7, o que possibilita uma visualização simultânea de até 49 pessoas. O Meet também ganhará uma lousa virtual integrada para colaboração, além de novos controles para moderadores, tais como:
Os clientes do G Suite Enterprise for Education também ganharão salas de apoio para que os educadores possam dividir as aulas em discussões simultâneas em pequenos grupos. Também haverá otimização do controle de frequência, o que possibilitará que os professores possam rastrear quais alunos participaram das aulas virtuais.
Ainda este ano (ainda sem data exata definida), o Google também lançará o recurso de levantamento de mãos para todos os usuários do Meet, para permitir que os participantes façam observações ou perguntas sem interromper.
Os clientes do Google for Education receberão um novo recurso de gravações temporárias. Esse novo recurso permitirá que as escolas gravem as aulas e compartilhem em seu domínio por até 30 dias. Esse recurso visa a eliminar os problemas causados pelas disparidades no acesso à Internet, ajudando os alunos ter acesso a uma aula que não puderam assistir ao vivo.
O Google também anunciou o lançamento de aplicação Tarefas, que passa a integrar o conjunto de ferramentas do Google for Education.
Ela pode ser utilizada em conjunto com o Google Sala de Aula e o Google Meet, ou mesmo por quem não faz uso dessas soluções. Isso porque esse é um aplicativo para qualquer sistema de gestão de aprendizagem (LMS) compatível com LTI 1.1 e superior.
O objetivo do Tarefas é fornecer aos educadores uma maneira mais rápida de distribuir, analisar e avaliar o trabalho dos alunos.
A ferramenta pode criar e distribuir automaticamente cópias personalizadas de atividades para a pasta do Google Drive de cada aluno, fornecer feedback rapidamente e manter notas consistentes e transparentes com relatórios de originalidade.
Além disso, o Tarefas ajuda os educadores a controlar a entrega de atividades de forma criteriosa. Isso porque essa aplicação ajusta automaticamente as permissões dos arquivos compartilhados pelo Google Documento ou Google Drive. Com isso, os alunos ficam impossibilitados de editar os trabalhos durante a etapa de correção e atribuição de nota.
O Google for Education é, sem dúvidas, uma das soluções mais completas de ensino à distância disponíveis no mercado.
Com os novos recursos, instituições de ensino, educadores e alunos passam a contar com ainda mais praticidade para realizar tarefas, assistir aulas e interagir virtualmente.
Para saber mais sobre o Google for Education ou começar a utilizá-lo agora mesmo, entre em contato com a SantoDigital . Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo no que for preciso para que sua instituição possa oferecer ferramentas avançadas e assertivas de ensino à distância.