Dicas que todo o professor deveria saber no uso do Gmail no G Suite for Education

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Dicas que todo o professor deveria saber no uso do Gmail no G Suite for Education

É sempre positivo ter mecanismos para otimizar os seus processos e para trabalhar de forma mais produtiva. O Google Apps for Education, atual G Suite for Education, é a maneira ideal de profissionais da área da Educação trabalharem com as principais ferramentas web da atualidade.

Isso significa permitir que professores e alunos utilizem as estruturas do Gmail, do Google Drive e do Hangouts para fins educativos relacionados aos seus e-mails escolares. Parte integrante do G Suite for Education, o Gmail promete facilitar a vida dos professores ao terem que lidar com o e-mail.

Está curioso para saber como o Gmail pode fazer a diferença no cotidiano de profissionais da área da Educação, com diversas funcionalidades que agilizam os processos e organizam o trabalho? Veja 7 dicas que todo o professor deveria saber no uso do Gmail no G Suite for Education!

1. Conversas organizadas

Às vezes, professores precisam se envolver em longas conversas via e-mail para discutir assuntos diversos. Em um software qualquer, seria bem difícil de acompanhar todas essas mensagens.

Mas, entre as principais novidades que trouxe, o Gmail proporciona uma revolução na visualização de e-mails com respostas. Em vez de cada mensagem aparecer de forma separada, elas são visualizadas uma seguida da outra, em sequência. Chamada de visão de conversa, essa funcionalidade permite que o usuário consiga acompanhar sequências de vários e-mails com facilidade.

2. Livro de contatos

É muito importante ter muito bem organizadas as informações dos alunos e de outros colegas da profissão. Além de ser um excelente aplicativo de envio de e-mails, o Gmail também traz consigo um ótimo sistema de organização de contatos.

A partir dele, é possível adicionar e editar as informações das pessoas com quem você se corresponde. Por meio desses perfis, um professor pode separar os seus contatos por grupos com base em turmas, por exemplo. Assim, dá para enviar mensagens para todos com facilidade, além de ser mais uma forma de organizar os dados.

3. Tarefas organizadas

Elaborar planos de aulas, corrigir provas e buscar referências para uma tese: um professor parece estar sempre ocupado com coisas demais no seu dia a dia. A melhor forma de organizar isso tudo é elaborando uma lista de tarefas.

Usando o Google Tarefas, é possível aproveitar um ganho positivo de produtividade. O aplicativo funciona dentro do Gmail e, constantemente, exibe as tarefas pendentes do dia.

Ao completá-las, basta marcá-las como resolvidas. Por ficarem na mesma tela que o Gmail, não existe a chance de serem ignoradas.

4. Excelente sistema de buscas

Existem momentos em que o professor precisa buscar por uma mensagem importante que foi enviada há algum tempo. Encontrá-la em um programa de e-mails convencional não é muito simples, já que esse tipo de sistema costuma apagar as mais antigas para poupar espaço.

O Gmail não tem esse problema, pois conta com um bom armazenamento para as suas mensagens. Através da busca do Gmail, é possível encontrar resultados com base em texto, endereços e até presença ou não de anexos.

5. Respostas automáticas

Um professor que está para iniciar um período de férias ou de folga precisa que os seus contatos fiquem sabendo disso. Afinal, podem surgir demandas durante esse período que precisam ser respondidas.

Para evitar que essas pessoas fiquem esperando uma mensagem, configure uma resposta automática de férias. Assim, qualquer pessoa que lhe enviar um e-mail dentro do período especificado receberá um e-mail personalizado por você, onde fica descrito o motivo da ausência.

6. E-mail sob controle

O Gmail foi construído de forma que o usuário possa trabalhar mais organizado por meio dele. O botão “arquivar” é a maior pista disso.

Basicamente, a melhor maneira de usar o Gmail é lidando com as demandas que surgem via e-mail e logo arquivá-las. Manter uma mensagem na sua caixa de entrada significa que ela é uma tarefa pendente.

Tendo essa visão, você conseguirá trabalhar de forma muito mais produtiva, já que todas as demandas que chegarem ao seu e-mail serão atendidas. Faça bom uso do botão “arquivar” e aumente a sua produtividade.

7. Disponível em todo lugar

O Gmail é um aplicativo web hospedado nos servidores do Google. Ou seja, não é um programa instalado em um só computador. Dessa forma, o usuário pode usar o Gmail em quantos lugares quiser, contanto que entre com o seu login e a sua senha. Isso também vale para smartphones e para tablets.

Aproveite notificações do seu e-mail pelo celular para ficar por dentro de suas demandas até quando não está diante do computador. O G Suite for Education é uma excelente maneira de educadores e de outros profissionais da área otimizarem os seus processos envolvendo e-mail e outras funcionalidades web. Com toda essa tecnologia, várias partes do trabalho podem ser automatizadas, de maneira que o professor consiga mais tempo livre para se dedicar aos seus projetos.

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