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- set 10, 2024
O maior objetivo dos gestores e empreendedores é manter a empresa gerando uma boa taxa de lucro. Na maioria das vezes, os líderes pensam que, quanto menores forem os gastos e quanto maiores forem as vendas, mais lucros o negócio terá.
Faz sentido pensar dessa forma, mas é necessário tomar cuidado para não oferecer produtos e serviços de qualidade inferior pensando que está tendo a atitude correta.
Se você faz parte da equipe de gestão ou é um empreendedor, deve estar se perguntando como aumentar a lucratividade sem perder a qualidade dos produtos oferecidos.
Saiba que, para isso, é preciso investir na análise do cenário econômico e desenvolver estratégias de gestão que aumentem o lucro adquirido.
Para saber mais sobre como aumentar a lucratividade de uma empresa, leia o nosso artigo e fique por dentro de algumas informações que podem ser úteis para esse processo!
O índice de lucratividade de uma empresa é um indicador importante e que deve ser analisado com muita cautela e atenção pelos gestores, empreendedores ou líderes empresariais.
Esse indicador é calculado tendo como referência os ganhos que o empreendimento obtém com o trabalho desenvolvido.
Trata-se de uma métrica da eficiência operacional e produtiva que é aplicada aos negócios. Esse cálculo pode ser realizado frequentemente para que possa ser encontrada a porcentagem adequada dos lucros de uma companhia.
A lucratividade está diretamente ligada à situação financeira do negócio e é um dos seus principais indicadores econômicos. Ao fazer o acompanhamento desse indicador, fica mais fácil compreender como a empresa está em relação aos concorrentes.
A porcentagem calculada considera o lucro líquido e as receitas de vendas de um negócio. O lucro líquido nada mais é do que o valor que sobra em um período depois de descontar todas as despesas e custos daquele intervalo de tempo.
Para obter sucesso empresarial, é imprescindível calcular a lucratividade, de forma a definir estratégias e conseguir aumentá-la.
Aumentar a lucratividade de uma empresa não é uma tarefa simples. Esse é um trabalho que envolve a divulgação dos itens a serem comercializados, a otimização dos processos empresariais e a gestão dos recursos, portanto, é um árduo desafio para todos aqueles que estão envolvidos com a gestão.
Pensando nas dificuldades a serem enfrentadas, separamos algumas dicas para você. Veja!
Para aumentar a lucratividade de uma empresa, nada melhor do que ampliar a carteira de clientes. Quanto mais clientes, mais possibilidade a companhia tem de aumentar os lucros.
Busque entender o perfil e o comportamento do consumidor e saiba quais são suas reais necessidades. Desse modo, fica mais fácil atingir as metas, alcançar os seus objetivos e o crescimento da empresa.
As informações obtidas sobre os desejos dos clientes são importantes aliadas para montar estratégias eficazes de marketing — que servirão para atrair mais clientes.
Outro ponto interessante e que pode fazer toda a diferença para a sua empresa é aumentar a oferta de serviços e oferecer produtos variados aos consumidores.
Outra dica que costuma aumentar a lucratividade de uma empresa é investir nas estratégias de fidelização de clientes.
Para garantir que os consumidores sejam fiéis, é necessário deixá-los satisfeitos com o seu negócio. Entre as principais opções de estratégias que podem ser adotadas pelas companhias estão:
Ao garantir a satisfação dos clientes, além de eles serem fiéis à sua marca, ainda poderão indicá-la a terceiros. Crie estratégias de fidelização e aumente sua lucratividade de maneira efetiva, garantindo o crescimento da empresa.
Em todo e qualquer negócio, existem alguns custos que não precisariam ser contabilizados. Os gastos vistos como desnecessários devem ser eliminados do processo de vendas e dos procedimentos internos.
Ter uma empresa que trabalhe com uma demanda enxuta e que evite gastar com itens que não são essenciais é excelente para que as oportunidades de mercado não sejam perdidas.
Para cortar os custos desnecessários, é preciso analisar se os itens são realmente importantes para manter a qualidade dos produtos. Caso sejam fundamentais para as vendas, os gastos não devem ser cortados.
Avalie se existem outros artigos que podem ser considerados supérfluos e que possam ser removidos do processo.
Criar incentivos para a aquisição de produtos com ticket médio mais alto contribui positivamente para que a empresa aumente sua lucratividade.
É comum encontrar negócios que têm um mix de itens disponíveis para um grande volume de vendas, mas que contam com uma margem de lucro baixa.
Outros produtos podem ter maior retorno e menos vendas, por isso, é interessante criar campanhas de marketing para estimular a venda de itens que vão contribuir para melhores resultados.
A lucratividade de uma empresa pode ser calculada todos os meses, a cada seis meses ou uma vez por ano. O período pode ser estipulado pelo empresário e a fórmula a ser utilizada é simples. Veja abaixo!
Considere um exemplo prático e simples de entender: uma empresa tem lucratividade de 12%. Isso significa que, a cada R$ 100 vendidos, o lucro obtido é de R$ 12.
Você também poderá usar a calculadora do Google, que servirá para te ajudar nos cálculos, considerando o uso de uma ferramenta de comunicação e colaboração em Cloud.
Agora que você já sabe como aumentar a lucratividade de uma empresa, não deixe de colocar nossas dicas em prática e aumente a taxa de lucros do seu negócio.
Isso fará com que o empreendimento se torne uma verdadeira potência no mercado, trazendo novas oportunidades de negócios para você e sua equipe.
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