- 4 minutos
- nov 13, 2024
Com o passar dos tempos, as pessoas utilizam cada vez mais tecnologia para realizar seus trabalhos. Para facilitar o acesso às informações, as empresas estão adotando o uso de alguns dos tipos de armazenamento em nuvem. Essa solução tem a finalidade de ser um ambiente virtual no qual é possível armazenar arquivos. Dessa forma, o recurso auxilia na liberação de espaço de seu dispositivo.
Na atualidade, muitos colaboradores e profissionais de várias áreas trabalham remotamente. Por esse motivo, a utilização do armazenamento em nuvem tornou-se indispensável para a realização de diversas atividades. Afinal, todos os documentos ficam disponíveis em um local compartilhado para que as equipes recebem a permissão de acessar.
Se você quiser saber um pouco mais sobre os tipos de armazenamento em nuvem e quais são os resultados ao utilizá-los, leia integralmente este artigo!
O armazenamento em nuvem é uma das inovações tecnológicas mais empregadas no universo corporativo. Por meio de cloud computing, é possível salvar documentos, arquivos de fotos e relatórios em um servidor remoto.
Ainda, todos os recursos podem ser utilizados a partir de qualquer localidade, basta ter acesso a um dispositivo conectado à Internet. Sendo assim, observe outros principais benefícios desse tipo de solução:
Esses são apenas alguns motivos pelos quais vale a pena fazer o armazenamento em nuvem.
Uma das características mais marcantes dos ambientes em nuvem é o fato de serem muito seguros. A segurança dos dados é bem maior do que se fossem armazenados em uma estrutura local. Nesse sentido, existem alguns tipos de armazenamento em nuvem, veja, a seguir, quais são eles!
O modelo de armazenamento em nuvem pública tem como padrão o cloud computing, que coloca à disposição do público diversos recursos para armazenar as informações. Esses serviços garantem flexibilidade e desempenho por um baixo custo, sendo que os valores dependem de quanto espaço o usuário requer.
Nessa opção, os empresários têm a disponibilidade de um centro de processamento de dados de nível avançado. Não há necessidade de adquirir novos equipamentos, softwares, equipe de TI e demais serviços para que as informações sejam armazenadas de maneira eficiente. Entre as principais vantagens dessa nuvem estão:
Cada empresa deve avaliar quais são as suas necessidades e optar pela nuvem pública que mais se adapte à sua realidade.
Esse modelo de nuvem é criado inteiramente personalizado conforme as solicitações e finalidades da empresa que adquiriu a instalação dos serviços. Por ser totalmente privado, ou seja, não é compartilhado com outros indivíduos, ele é uma base 100% voltada para a demanda de determinada organização. Verifique abaixo alguns benefícios do seu uso:
Além da proteção, é possível customizar os locais de acesso, os recursos disponíveis e as opções de armazenamento. Porém, saiba que essa alternativa também oferece desvantagens e uma delas é o grau de sofisticação elevado, de modo que esse modelo de armazenamento não serve para qualquer organização. A sua implantação é um longo processo e necessita de manutenções frequentes.
O modelo de nuvem compartilhada é aquele que as empresas utilizam para compartilhar arquivos com vários usuários. O diferencial dessa opção é o fato de que todas as pessoas que precisarem fazer alguma alteração podem mexer nas informações simultaneamente sem que haja nenhum problema.
Esse tipo é para aqueles que partilham das mesmas preocupações, bem como têm missão, valores, requisitos de segurança, políticas e metas iguais. Ele pode ser administrado por todos e se destaca pelo alto nível de compartilhamento de informações em tempo real, com alta qualidade.
Existe também o modelo de nuvem híbrida, que é aquele em que a infraestrutura é sustentada em conjunto pelos provedores internos e externos. Ambos os sistemas se complementam com as ferramentas que permitem ao usuário o compartilhamento de seus recursos e arquivos, com o centro de processamento de dados privado do cliente. Essa opção é uma junção da nuvem pública com a privada que oferece as seguintes vantagens:
Por exemplo, a empresa consegue executar o programa na nuvem privada e, ainda, aproveitar todos os recursos disponíveis na nuvem pública. Já a desvantagem de utilizar essa alternativa é a necessidade de usar os softwares corretos para que não aconteçam erros na comunicação dos sistemas.
Ao escolher um plano para os dados de sua organização, deve-se avaliar sua demanda e analisar alguns pontos, tais como o modelo de armazenamento que sua organização necessita, a existência de uma garantia para possíveis perdas de arquivos, o valor que se deseja investir na hora de contratar o serviço etc.
Então, agora que você já sabe quais são os tipos de armazenamento em nuvem e o que deve ser levado em consideração na hora de escolher um dos modelos, não deixe de utilizar essas soluções. A tecnologia avança cada vez mais e, acredite, a utilização das inovações fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento.
Ficou alguma dúvida sobre os tipos de armazenamento em nuvem? Fale conosco por meio de nosso site e tire suas dúvidas referentes a assuntos de tecnologia!