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- nov 11, 2024
A Inteligência Artificial é uma das tecnologias que mais se popularizou nos últimos anos. Apesar disso, ela ainda tem um grande terreno para expansão e ainda será a responsável pela transformação de hábitos, rotinas de trabalho e de diversas atividades do nosso dia a dia.
Algumas das promessas dessa tecnologia são veículos autônomos, assistentes virtuais cada vez mais complexos e robôs desempenhando uma série de atividades, até então, exclusiva dos seres humanos.
O fato é que, hoje, as empresas já podem desfrutar de uma série de aplicações práticas de Inteligência Artificial para automatizar e melhorar processos, identificar tendências, otimizar o tempo na realização de tarefas do dia a dia e muito mais.
A seguir, você irá descobrir como sua empresa pode utilizar essa tecnologia para vender mais!
A Inteligência Artificial, de forma prática, trata-se de uma tecnologia que possibilita que máquinas aprendam, por meio de algoritmos e processamento de dados, e sejam capazes de imitar a forma humana de se comunicar.
Esse conceito surgiu na década de 1950, quando matemáticos se dedicaram a tentar fazer com que máquinas e computadores conseguissem automatizar algumas tarefas sem precisar de intervenção humana. Hoje, essa área da ciência da computação evoluiu muito e é uma das que mais crescem, dando espaço a outros subcampos como Machine Learning e Deep Learning.
Softwares e sistemas de Inteligência Artificial funcionam da seguinte maneira: eles conseguem coletar e processar um volume gigantesco de dados de forma rápida, e seus algoritmos trabalham para identificar padrões, fazer diferentes combinações e, assim, aprender a reproduzir o raciocínio humano. Para tal, máquinas com essa tecnologia precisam ser continuamente alimentadas com dados.
A aplicabilidade da Inteligência Artificial nas empresas e, sobretudo, no varejo são muitas. Atualmente, diversos varejistas usam sistemas inteligentes tanto para produção, como para divulgação e atendimento ao cliente, podendo automatizar e escalar processos. Confira, a seguir, como é possível incorporar essa tecnologia a sua empresa para aumentar suas vendas.
Nos últimos anos, o mundo viveu uma verdadeira transformação digital. O surgimento da Internet móvel e dos dispositivos “inteligentes” conectados modificou completamente os hábitos das pessoas e, consequentemente, as estratégias das empresas.
De fato, a tecnologia facilitou a conexão com pessoas e marcas, tanto ao nível comercial quanto pessoal. Como resultado, atualmente, a maioria das empresas usa canais sociais para se comunicar e, acima de tudo, atrair clientes em potencial.
No entanto, essas redes sociais possuem milhões de usuários, logo, encontrar o seu público-alvo pode consumir muito tempo.
A boa notícia é que você pode usar a Inteligência Artificial para ajudá-lo nesse propósito. Você pode usar plataformas avançadas, como o AI Platform Prediction, do Google Cloud, que ajudam sua empresa a obter resultados rápidos com um alto índice de precisão.
Realizar essas atividades manualmente é demorado e pode retardar seus planos de marketing ou até mesmo sua empresa como um todo. Logo, isso pode levar sua empresa a perder oportunidades de negócio e até mesmo a competitividade.
É por isso que você precisa de Inteligência Artificial. Ele pode analisar dados de maneira muito mais rápida e completa do que um ser humano e conectar com eficiência seus negócios aos clientes ideais.
O e-commerce é, sem dúvidas, um canal de vendas cada vez mais significativo na composição do faturamento de uma empresa. Somente em 2019, esse segmento registrou um volume de vendas superior a R$ 75 bi, representando um aumento de 22,7% em relação a 2018, segundo levantamento do NeoTrust.
Dado o cenário de crescimento constante, faz todo sentido que as empresas invistam em melhorar os seus canais de venda on-line. Nesse ponto, a Inteligência Artificial para vender mais é uma grande aliada.
Utilizando algoritmos de IA é possível fazer recomendações sob medida para seus consumidores, com base nos produtos adicionados no carrinho de compra.
Essa abordagem é eficiente porque consegue apresentar aos clientes alguns produtos que nem eles sabiam que precisavam ou que existiam.
A Inteligência Artificial rastreia os hábitos e as compras dos clientes, o que permite ao sistema prever o que cada usuário gostaria de comprar. Ou seja, a IA sabe o que vender, porque acompanha de perto os clientes. Os vendedores precisariam de horas de pesquisas e entrevistas para aprender o que a IA já sabe.
Inclusive, é recomendável que as equipes de vendas aproveitem essa funcionalidade da Inteligência Artificial para vender mais em lojas físicas. Esse tipo de abordagem ajudará a construir relacionamentos duradouros com os clientes, aumento da satisfação e, consequentemente, das vendas.
Os assistentes virtuais, mais conhecidos como chatbots, são programas de Inteligência Artificial capazes de reconhecer e imitar a linguagem natural humana. Ou seja, eles podem identificar mensagens de texto e fornecer respostas adequadas, dando a impressão de que se trata de um humano.
Esses chatbots permitem auxiliar os clientes no processo de compra, tirando dúvidas sobre produtos ou quaisquer outras questões que possam surgir.
Dessa forma, eles podem evitar que clientes abandonem a compra em virtude de dúvidas, recomendar produtos e muito mais. Por isso, essas aplicações estão cada vez mais presentes nos sites das empresas.
Há anos, a Inteligência Artificial vem sendo usada no varejo para ajudar empresas a otimizar processos de vendas e alavancar os resultados na jornada do consumidor.
Pensando nisso, o Google investe continuamente em novas tecnologias baseadas em IA para trazer ainda mais valor para os negócios e impulsionar vendas. Conheça alguns dos mais novos lançamentos e como eles são aplicados na prática nesse setor.
O Contact Center AI é uma ferramenta voltada para tornar o atendimento e suporte ao cliente mais eficaz e também muito mais rápido.
O sistema usa IA para coletar dados e analisar diversas chamadas, entender fluxos de trabalho e atendimento e mapear problemas recorrentes. Com isso, ele aprende a como ajudar clientes e, com base na linguagem natural, oferece um passo a passo para as pessoas poderem solucionar as questões.
Nesse sentido, o Contact Center AI é um aliado, pois ele proporciona o autoatendimento, guiando os clientes a resolverem ocorrências sozinhos sem precisar entrar em contato com um colaborador. Isso colabora para aliviar a carga de chamadas pendentes, e também trazer mais satisfação ao consumidor, que tem seu problema atendido de maneira mais efetiva e ágil.
O AI-Powered Shelf Checking é um serviço do Google Cloud Platform que usa com base no Vertex AI e modelos de Machine Learning para identificar produtos disponíveis e, assim, otimizar a gestão de estoque.
Esse recurso consegue identificar produtos precisamente por meio de imagens, considerando diferentes ângulos. Assim, ele não somente verifica a disponibilidade dos produtos como também enxerga as etiquetas com preço.
O AI-Powered Browse é um recurso que faz parte do Discover AI for Retailers, que usa insights e dados para aprimorar ainda mais a experiência de compra em plataformas digitais, como e-commerces.
Com ele, os lojistas recebem dicas para ordenar os produtos em suas lojas virtuais conforme a demanda e as procuras dos clientes. Dessa forma, é possível automatizar a curadoria e a exibição dos produtos, considerando relevância, sazonalidade, probabilidade do cliente gostar, entre outras.
Quem atua com o varejo online sabe que as recomendações são indispensáveis para elevar os resultados, e é uma das principais aplicabilidades da Inteligência Artificial para vender mais.
Afinal, grandes sites como Amazon, Netflix e Spotify usam essa tecnologia para recomendar conteúdos para os usuários com base em suas preferências e, dessa forma, garantir não somente a satisfação do cliente como a permanência na página.
Para o varejo, as recomendações são importantes, pois elas são fundamentais para aumentar o ticket médio e reforçar a fidelização. A Inteligência Artificial tem um papel fundamental nesse processo, pois é essa tecnologia que mapeia as preferências e o histórico dos clientes, realiza um cruzamento com o estoque disponível e gera recomendações de forma dinâmica.
O Recommendations AI do Google Cloud Platform se apoia em vários modelos de Machine Learning para tornar as recomendações mais personalizadas e relevantes o possível, colaborando para aumentar as taxas de clique e conversão no varejo.
O lançamento de 2023 do Google, o Bard, é um chatbot que usa Inteligência Artificial para aprender a se comunicar como um ser humano e estabelecer interações e conversas com clientes.
Essa ferramenta é concorrente do famoso Chat GPT, no entanto, a ferramenta do Google apresenta funcionalidades mais avançadas e aprimoradas, como a possibilidade de processar dados em tempo real para interagir com os clientes e responder às suas solicitações.
A ideia é que a solução continue aprimorando, conseguindo estabelecer diálogos cada vez mais naturais. Nesse sentido, o potencial do uso o Bard no varejo é enorme para permitir que o atendimento ao consumidor seja automatizado.
Uma vez que ele é capaz de compreender o que o cliente fala em tempo real e de forma mais precisa, o Bard pode ser usado para fornecer uma experiência de atendimento mais personalizada e satisfatória, o que ajuda marcas a elevar a qualidade dos seus serviços.
No mais, o Bard pode ser usado para criação de conteúdos para redes sociais e outros canais e apoiar campanhas e marketing, ajudando empresas a conquistar mais clientes.
Você conheceu algumas maneiras como a Inteligência Artificial está ajudando as empresas a venderem mais.
É preciso ter em mente que a Inteligência Artificial não é uma substituta de suas equipes, mas sim uma grande aliada na busca de estratégias mais efetivas e formas mais ágeis e baratas. Além disso, com a IA, é possível analisar dados, identificar tendências, captar clientes e otimizar os resultados da sua empresa.
De fato, a Inteligência Artificial é uma aliada para vender mais, e as soluções aqui apresentadas são apenas algumas aplicações dessa tecnologia que permitem que as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente otimizem os seus negócios. Há ainda muitas outras possibilidades que podem ser exploradas, de acordo com a realidade de cada empresa.
Se você gostou deste conteúdo, conheça agora quais são outros aplicativos do Google Workspace que podem ser usados para ajudar o time de vendas a ampliar seus resultados.