- 5 minutos
- ago 8, 2024
Com a revolução digital, passamos à era do Big Data. Nela, os empresários passaram a ser bombardeados diariamente com grandes volumes de dados e estão, cada vez mais, tendo dificuldades para lidar com tudo isso. Hoje, eles precisam de soluções de ponta para gerar relatórios e obter percepções acionáveis para tomar decisões mais inteligentes. Eles precisam de ferramentas como o Google Data Studio.
Por que? Simplesmente porque essa é a melhor ferramenta para as empresas que desejam ganhar vantagem competitiva com base na análise de dados. Continue a leitura para saber mais!
O Google Data Studio é uma ferramenta que permite transformar dados brutos em relatórios detalhados e fáceis de interpretar. Ele importa informações de plataformas de coleta de dados e as centraliza em um único painel.
À primeira vista, essa ferramenta pode parecer um software comum de geração de relatórios, mas ela possui muitos recursos, dentre os quais vale destacar:
O Google Data Studio, genuinamente, coleta dados do Google Ads, Analytics e YouTube. No entanto, você também pode importar de vários serviços de terceiros, como Facebook, Twitter, MailChimp, Salesforce e MySQL, apenas para citar alguns. Ao consolidar todas essas informações em um painel, você poderá obter informações valiosas sobre suas operações, finanças e campanhas de marketing.
O Data Studio permite que você personalize seus relatórios da maneira que preferir. Você pode começar com um modelo em branco ou usar modelos pré-definidos. A partir daí, é fácil arrastar e soltar widgets, gráficos e dados no seu painel. Você pode até personalizar a estética alterando as cores, a formatação e as fontes.
Os relatórios criados também são dinâmicos. Sempre que você adicionar informações em uma de suas fontes de dados, o Data Studio os atualizará automaticamente. Além disso, você pode filtrar relatórios com base na data, hora, usuários e outros parâmetros para obter as métricas de que precisa.
Integrar trabalhos em equipe no Google Data Studio é tão simples quanto usar o Google Docs. Para compartilhar relatórios, tudo o que você precisa fazer é enviar um link para seus colegas de trabalho e dar a eles permissão para comentar e editar as informações.
Também não há necessidade de instalar software local em sua máquina. O Data Studio é totalmente baseado em nuvem, o que significa que usuários autorizados podem acessar seus relatórios a partir de diferentes locais e dispositivos.
É isso mesmo, o Google Data Studio e todos os seus robustos recursos de geração de relatórios não geram custos adicionais para sua empresa.
Vale lembrar, no entanto, que existem versões pagas que oferecem ainda mais recursos.
Você conheceu alguns dos benefícios da solução de análise de dados do Google. De forma prática, ela pode ajudar sua empresa de diversos modos, tais como:
A coleta de dados e a elaboração de gráficos pode ser uma tarefa muito demorada. No entanto, com o Google Data Studio você pode fazer isso de forma prática, intuitiva e rápida, o que ajuda a melhorar a produtividade da sua equipe e a economizar muito tempo.
Muitas vezes as empresas coletam um grande número de dados, mas não conseguem organizá-los de forma que possam extrair KPI’s estratégicos para o negócio.
O Data Studio, por outro lado, apresenta uma compilação de dados muito organizada e seus relatórios pré-definidos auxiliam na leitura e interpretação dos dados. Dessa forma, sua empresa pode captar insights para melhorar sua estratégia de marketing e de negócio.
O Data Studio apresenta opções de design muito mais atraentes do que ferramentas como o Excel. Além disso, por ser personalizável e permite que sua equipe gere relatórios de acordo com suas necessidades.
Sem falar que essa ferramenta possui um layout amigável e intuitivo, tal qual todas as aplicações do G Suite. Isso ajuda a melhorar a experiência dos usuários, visto que eles não encontrarão problemas para se adaptarem às funcionalidades dessa solução.
Analisar dados é uma necessidade para as empresas que desejam atrair mais clientes e, consequentemente, melhorar seus resultados. O Google Data Studio, nesse sentido, é uma ferramenta essencial para sua empresa alcançar seus objetivos.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o Google Data Studio. Para melhorar ainda mais sua experiência com essa ferramenta, um bom domínio do Google Analytics é fundamental. Por isso, você precisa conhecer essas 5 dicas essenciais para usar o Google Analytics. Boa leitura!