Agora que as grandes empresas de tecnologia começaram a compartilhar e a desenvolver recursos para professores, alunos, pais e dirigentes escolares, a realidade de uma sala de aula mais conectada ficou muito mais alcançável. Além do fácil acesso aos dispositivos eletrônicos, como computadores e tablets, o maior recurso do mundo da tecnologia da educação tem sido a gigante Google. Para quem não sabe, a empresa disponibiliza, regularmente, novas ferramentas de produtividade e de colaboração pelo G Suite for Education, antigo Google Apps For Education.
A melhor parte é que é tudo gratuito e você, provavelmente, já sabe como começar imediatamente o uso do software. Isso porque o Google desenvolve algumas das mais populares ferramentas de web e aplicativos de linguagem simples para facilitar o acesso dos usuários. Mais do que isso, eles investem em softwares personalizados, como o Google Classroom, além de outros produtos que já estão a caminho.
Quer ser um professor antenado em tecnologia? Confira o nosso guia com as ferramentas de educação para você, educador, experimentar e implementar em sala de aula, a fim de ajudar — e muito — no desempenho da aprendizagem de seus alunos!
Formas eficazes para utilizar o G Suite for Education
- Crie um documento com plano de aula e compartilhe-o com os demais professores;
- Use o histórico de revisão no Google Docs para monitorar a atividade ou o progresso de uma atribuição;
- Chame um palestrante convidado para a sua classe através de vídeo chat — Google Hangouts;
- Aplique o seu próximo questionário de múltipla escolha utilizando as ferramentas do Google Docs. Também é possível sintetizar os dados com o recurso de “Resumo”;
- Crie um levantamento sobre os dados dos pais pelas fórmulas do Google Docs, para coletar informações de contato e de disponibilidade, a fim de saber quando poderá convocá-los para reuniões de pais e de professores;
- Crie uma pasta com o nível da série no Google Docs e a compartilhe com a sua equipe para que qualquer pessoa possa adicionar e utilizar os seus arquivos em sala de aula;
- Crie um site para a sua sala de aula pelo Docs, acrescentando calendários, formulários e gadgets;
- Crie uma atividade de classe ou um calendário de lição de casa que os alunos e os pais podem ver e se inscrever — isso também pode ser incorporado em um site de classe;
- Estabeleça uma lista com as tarefas administrativas. O calendário, por exemplo, pode incluir sessões de classe, cumprimento de tarefas, datas e horários dos exames;
- Ative o recurso de tradução no Gmail para que você possa traduzir qualquer mensagem, dos pais ou dos alunos, enviados em um idioma diferente;
- Inicie um novo site no Google Sites, que pode até mesmo virar uma espécie de portfólio online, a fim de mostrar o trabalho do aluno e o seu progresso ao longo do ano;
- Use planilhas (Google Forms) para acompanhar de casa o registro de comportamento dos alunos e compartilhe-as com os pais;
- Crie um calendário de recursos para organizar as solicitações de ferramentas que a escola disponibiliza — pedido de livros, solicitação de projetos, sala de biblioteca e auditório;
- Oriente o estudante a utilizar as planilhas e os gadgets. Você pode fazer isso por meio de tutoriais no Youtube;
- Para os alunos mais velhos, criar uma Google+ Comunidade (Google Plus) privado é interessante para compartilhar, para discutir informações ou apenas para compartilhar documentos do Google Drive;
- Peça aos alunos que partilhem um Doc Google com você para “entregar” o seus respectivos trabalhos.
Com todas essas dicas ficou muito mais fácil descobrir como realmente começar a trabalhar com as ferramentas poderosas do G Suite for Education.
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