6 motivos para usar um sistema na nuvem em instituições de ensino

Home G Suite for Education
6 motivos para usar um sistema na nuvem em instituições de ensino

6 motivos para usar um sistema na nuvem em instituições de ensino

O cotidiano de uma sala de aula envolve inúmeros processos delicados. Nesse contexto, basta uma coisa fora do lugar para deixar as coisas completamente fora de controle.

Não é preciso ir muito longe, até a época em que todos os trabalhos escolares eram feitos à mão. Quantas vezes um estudante ou mesmo um professor perdeu arquivos importantes por um problema no pen drive? E aquela apresentação de slides que não funcionou por causa de uma divergência de arquivo?

Todos esses problemas que atrapalham o ritmo de aprendizado de uma turma podem ser evitados com um sistema na nuvem. Quer saber como? Trouxemos pra você os principais motivos para usar esse tipo de sistema em uma instituição de ensino. Confira:

1. O trabalho do professor fica mais organizado

Ferramentas de trabalho na nuvem permitem que o professor organize melhor seu cronograma, suas turmas e as tarefas delegadas aos alunos. A Google oferece um produto especialmente pensado para isso: o Google Sala de Aula.

Com ele, é possível fazer tudo isso de forma rápida e fácil, além de permitir que alunos discutam as disciplinas com os professores, tirem dúvidas e trabalhem em conjunto com seus colegas.

2. Acompanhar os alunos fica mais fácil

Através de planilhas e documentos que podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer hora, fica mais fácil organizar atividades dadas, o rendimento dos alunos e as notas das avaliações. É possível também que os alunos acompanhem o seu rendimento escolar assim que o professor atualizar.

3. Trabalhos em grupo ficam mais eficientes

Trabalhar em grupo sempre foi um dos maiores desafios em classe, seja para os próprios alunos, seja para o professor, que muitas vezes tem que mediar para que tudo funcione bem.

As ferramentas disponibilizadas em um sistema na nuvem permitem que esse tipo de trabalho consiga fluir mais naturalmente, permitindo que seja feito em tempo real por todos usuários, de forma colaborativa.

4. Um sistema na nuvem ajuda todo mundo a economizar

Ao usar um sistema integrado e acessível como o de nuvem, é possível reduzir os custos de uma escola de maneira surpreendente. Isso acontece porque o uso de papel vai diminuir drasticamente, já que praticamente tudo pode ser resolvido pela plataforma digital.

Mas calma: não estamos falando que os livros e cadernos serão abandonados! O Google Sala de Aula permite uma atuação estratégica para realizar o controle de turmas, distribuição de tarefas e diálogo ativo com os alunos de forma prática.

Dessa forma, diminui-se a necessidade de distribuir memorandos, listas de exercícios e demais impressos, economizando tempo e, consequentemente, papel. O meio ambiente agradece!

5. Materiais de estudo sempre atualizados

Pelo potencial que tem de ser atualizado constantemente, o sistema na nuvem permite que a instituição de ensino e seus docentes nunca deixem que o material a ser distribuído se torne obsoleto. Sempre que alguma novidade aparecer, os alunos ficam a uma edição rápida de ter o material mais atual possível.

6. Segurança das informações

Um sistema na nuvem bem estruturado como o do G Suite for Education garante o mais importante: a segurança das informações. Ou seja, materiais confidenciais como gabaritos de provas e informações de alunos podem ser acessadas apenas por aqueles que têm permissão para isso.

Além disso, se algum defeito acontecer com os computadores ou tablets da sua escola, os arquivos não serão perdidos, já que estão seguros na nuvem.

A implantação de um sistema na nuvem confiável pode fazer a instituição de ensino, seja do ensino fundamental ou superior, funcionar com muito mais eficiência, permitindo que o foco esteja sempre direcionado para a qualidade do ensino. Assim é o G Suite for Education.

Tratando-se de educação, é muito importante manter-se atualizado sobre as novas metodologias e discutir como proporcionar um ensino cada vez melhor. Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e continue a discussão!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: