6 dicas de segurança para evitar que os dados da empresa vazem na internet

Home Gmail
6 dicas de segurança para evitar que os dados da empresa vazem na internet
dicas de segurança: notebook ilustrando um cadeado

6 dicas de segurança para evitar que os dados da empresa vazem na internet

Apesar das vantagens do universo digital, há uma proliferação crescente de hackers e usuários mal-intencionados na rede. Por isso, é preciso investir na segurança dos dados da empresa. O custo de uma informação vazada pode ser caríssimo para a organização e trazer danos irreversíveis a todo o negócio.

Precisa de ajuda para evitar esse tipo de vazamento? Confira 6 dicas de segurança para evitar esse problema!

Por que as empresas precisam investir em segurança de dados?

À medida que a transformação digital avança nos ambientes corporativos, o gerenciamento de dados ganha um papel de extrema relevância para o bom desempenho de todos os tipos de negócio. Com isso, a necessidade de investir em sistemas modernos de segurança também aumenta.

Atualmente, um imenso volume de informações é coletado e analisado a partir das interações das marcas com os clientes, inclusive dados pessoais. Portanto, cabe à gestão de TI protegê-los contra qualquer tipo de incidente.

Afinal, não são apenas os vazamentos ou ciberataques que colocam a empresa em risco de prejuízo. A falta de um sistema efetivo de proteção pode resultar na perda de arquivos e na necessidade constante de retrabalho, minando a capacidade produtiva, qualidade de entrega e eficiência de qualquer negócio.

Os critérios de proteção são uma peça importante para gerar estabilidade e garantir uma imagem de credibilidade, além de manter a empresa blindada e competitiva. Por isso, eles devem ser estruturados com bastante atenção.

6 dicas de segurança para evitar o vazamento de dados na empresa

Aqui, estão algumas medidas relativamente simples, mas que podem fazer toda a diferença para evitar o vazamento de dados na empresa.

1. Escolha senhas fortes

Um dos principais erros dos administradores é escolher senhas fracas, de fácil memorização, para as contas da empresa. O problema é que senhas fracas tendem a ser descobertas rapidamente por hackers, que poderão ter fácil acesso a todas as informações armazenadas.

Assim, escolha senhas fortes, sem obviedade, que não envolvam menções diretas ao nome da empresa ou relacionam-se a datas ou qualquer informação clara. Mescle números, letras (entre maiúsculas e minúsculas), caracteres especiais e tenha o hábito de mudar as senhas periodicamente, para atestar a segurança da informação.

2. Selecionar os acessos

Nem todos os funcionários devem ter acesso a todas as informações. Isso torna a organização vulnerável.

Por exemplo, se ocorre uma invasão aos dados do setor de marketing, apenas estes estariam disponíveis. Caso esse departamento tenha acesso a todos os dados do setor financeiro, seriam mais informações vazadas.

Também considere que é possível ter funcionários agindo de má-fé na empresa, o que pode causar sérios danos à organização. Por isso, tenha critérios claros de ordem de confidencialidade entre os funcionários e compartilhe dados apenas com aqueles que realmente necessitam deles para as suas funções diárias.

3. Usar navegação segura

Habilite todos os navegadores da empresa para utilizarem apenas a navegação segura. Isso ocorre quando aparece HTTPS antes da URL do site.

O navegador barrará qualquer tipo de conexão em que não haja uma certificação de segurança e possa disseminar vírus durante a navegação. Ative essa função em todos os computadores da empresa.

4. Deixar os funcionários logados no Gmail

Este é um desdobramento da dica anterior — quando o funcionário está logado em uma conta do Google, ele automaticamente ativa a navegação segura.

Isso faz com que, por má-fé ou por pura imprudência, se o usuário desativar essa função do navegador, o Google a restaura. Por isso, torne um pré-requisito para a navegação na internet estar conectada em uma conta Google.

5. Utilizar antivírus atualizado

O antivírus é uma das principais portas de barragem de vírus e trojans (cavalos de troia) que podem ser responsáveis por invasões e roubo de dados e senhas no computador. Além de avisar sobre cada tentativa de invasão, esses softwares podem apontar para o setor de TI quais máquinas estão apresentando maior fragilidade.

Dessa forma, você poderá avaliar quais usuários estão fazendo uma navegação imprudente e instruí-los a mudar seus hábitos na rede, a fim de que não cause problemas para a organização.

6. Criptografia nos periféricos

Ao contrário do que muitos podem imaginar, vazamentos não é um acontecimento raro nas empresas e pode ocorrer de várias formas acidentais, como a perda, furtos e roubos de periféricos — pendrives, smartphones, laptops e HDs externos.

Porém, isso não significa que os dados da empresa estarão disponíveis para a pessoa que encontrar o equipamento. Uma das formas mais seguras de evitar esse problema é o uso de criptografia nesses dispositivos, para impedir que pessoas desavisadas tenham contato com o conteúdo presente neles.

Isso vale, inclusive, para os smartphones e notebooks próprios que o funcionário utilize durante o trabalho. Assim, estimular os funcionários que levarem equipamento próprio a terem esse cuidado de segurança é uma ação interessante de modo a evitar dores de cabeça.

Além disso, incentive o backup na nuvem para que, caso ocorra a perda do equipamento, os documentos estejam disponíveis em outro local, sem gerar prejuízos ao trabalho já realizado.

Como a nuvem pode ajudar a otimizar a segurança de dados

Nos ambientes Cloud, tudo é altamente conectado. Com isso, a superfície exposta a ataques é naturalmente maior que nos sistemas tradicionais. Para evitar que os dados da empresa vazem na internet, é preciso adotar soluções que criem vários níveis de segurança.

Uma das grandes vantagens da nuvem para otimizar a segurança de dados está no controle e monitoramento. Os gestores não só têm uma ampla visão do seu sistema de segurança — podem saber em tempo real quais dados são visualizados —, como conseguem alertar ou até bloquear imediatamente qualquer tipo de tráfego que considere anormal.

Algumas das ações possíveis para fortalecer todo processo de autorização nos diferentes perímetros da nuvem são:

  • criptografia de dados;
  • senhas mais fortes;
  • autenticação em dois fatores.

Ademais, a responsabilidade de criar uma infraestrutura segura e mantê-la sempre atualizada é do provedor, que normalmente presta um serviço de suporte em tempo integral.

Vale o alerta: contar com parceiros especializados em computação na nuvem é um grande reforço para o sucesso para quem operará nesse ambiente, mesmo nas organizações com uma robusta infraestrutura de TI e equipes técnicas de qualidade.

Para quem deseja um alinhamento de desempenho com a transformação digital e migrar suas operações para a nuvem, a SantoDigital tem os recursos que sua empresa precisa para a otimização da infraestrutura de TI. São mais de 10 anos oferecendo soluções tecnológicas sob medida, que vão além da transformação ao cloud, tais como:

  • planejamento estratégico;
  • metodologia de engajamento de colaboradores;
  • suporte continuado 24h, sete dias por semana.

Os produtos e soluções oferecidos pela SantoDigital foram desenvolvidos para atender aos rígidos padrões corporativos com segurança e confiabilidade, contribuindo para que negócios de todos os tamanhos e segmentos alcancem melhores resultados.

Viu como é possível manter os dados da empresa protegidos mesmo diante das vulnerabilidades do ambiente virtual? Compreendendo os procedimentos de segurança dessa infraestrutura e implementando as ações necessárias, seu negócio pode usufruir o melhor da nuvem com tranquilidade.

Gostou das dicas? Entre em contato com a SantoDigital e leve essa inovação para a rotina da sua empresa!

[rock-convert-cta id=”6703″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: