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- fev 29, 2024
Em todo mundo, ferramentas de colaboração e gerenciamento de arquivos online são essenciais e muito comuns.
A demanda por envio e consulta de dados em tempo real se tornou algo corriqueiro no dia a dia de pessoas e empresas, é por isso que cada vez mais empreendimentos têm buscado soluções para otimizar a produtividade e o desempenho organizacional com o auxílio desses recursos.
Assim, quando o assunto é escolher a plataforma ideal, existe um embate entre as duas alternativas mais visadas do mercado: o Google Drive e o SharePoint, da Microsoft.
Neste artigo, faremos um comparativo completo do SharePoint vs. Google Drive para que você possa entender mais detalhes sobre cada um deles, comparar funcionalidades e se sentir mais confiança na hora de optar por uma solução para o seu negócio. Acompanhe!
O Google Drive é um serviço de armazenamento e colaboratividade baseado na nuvem. Ele é integrado ao Google Workspace e suas demais ferramentas de produtividade.
Isso significa que qualquer documento gerado (planilha, documentos, apresentações, etc.) é automaticamente salvo no Drive. É também possível subir arquivos que não são nativos do Google e armazená-los nessa plataforma, e compartilhá-los facilmente.
No Drive, os documentos e pastas podem ser compartilhados com várias pessoas da organização, com acesso a tudo em tempo real.
Aliás, a colaboração é uma grande vantagem e um DNA das ferramentas Google, uma vez que um mesmo arquivo ou aplicação pode ser editado por várias pessoas simultaneamente, com alta segurança e disponibilidade.
Assim, a principal função do Google Drive é centralizar as informações e documentos da empresa, possibilitando que elas estejam em fácil acesso e possam ser usadas por todos que fazem parte da empresa em tempo real.
Assim como o Google Drive, o SharePoint é uma solução da Microsoft para gerenciamento e armazenamento de documentos. Com ele, a empresa pode organizar os arquivos corporativos em pastas e disponibilizar outros recursos que os colaboradores podem acessar na nuvem.
O SharePoint também favorece a colaboração, uma vez que centraliza os documentos em um só lugar, possibilitando o acesso de múltiplos usuários. Ele também está integrado às demais ferramentas do Microsoft Office, que permitem a criação de diversos arquivos de texto, planilhas, etc.
Ao comparar o SharePoint vs. Google Drive, fica bem claro que ambas as ferramentas têm a mesma função, que é facilitar o gerenciamento de arquivos, atuando como um suposto tio ou biblioteca de documentos.
As duas soluções também estão integradas aos recursos oferecidos para criação de documentos e centralizam tudo em um só lugar, facilitando a consulta e o acesso à informação em toda companhia.
A seguir, vamos conferir alguns detalhes e aspectos e entender como eles se diferenciam nessas plataformas. Entenda!
Tanto o Google Drive como o SharePoint oferecem pacotes corporativos para empresas de todos os tamanhos e nichos com ótimo espaço de armazenamento por usuário.
O pacote Google é notório por apresentar o melhor custo-benefício, uma vez que por R$ 70 reais mensais (plano Business Standard) cada usuário tem direito a 2 TB de armazenamento, enquanto a Microsoft só oferta 1 TB por usuário em planos mais caros.
Logo, se sua empresa tem muitas demandas de armazenamento ou trabalha com arquivos pesados, o Google Drive pode atender melhor suas necessidades gerando menos gastos.
A plataforma do Google Drive é toda pensada para favorecer a comunicação entre os membros de uma equipe. É muito fácil para qualquer usuário compartilhar arquivos e pastas por meio de links ou permissões.
Os colaboradores podem ajustar diretamente no arquivo o nível de permissão de pastas e documentos antes de enviar convites, evitando que pessoas desautorizadas consigam editar o conteúdo. O SharePoint tem funcionalidades parecidas, mas o Google Drive se destaca pelo layout fácil e inteligente.
Tanto o SharePoint como o Google Drive tem propostas semelhantes em relação ao acesso remoto. Atualmente, isso é um aspecto importante para a mobilidade e o trabalho remoto. Empresas do mundo todo precisam de ferramentas robustas para que seus profissionais possam trabalhar juntos sem problemas.
Sendo assim, as duas ferramentas possibilitam o acesso de documentos remotos, uma vez que são baseadas na nuvem. Basta ter conexão à internet para consultar as informações e editar arquivos de qualquer dispositivo.
Caso não a conexão à internet esteja indisponível, é possível usar as ferramentas e salvar alterações no computador ou dispositivo que se está usando. Assim que a conexão é restabelecida, as mudanças são salvas automaticamente na nuvem.
Em ambas as soluções, é preciso ir às configurações acionar a opção “trabalhar offline”. No Google Drive, uma vez acionada essa opção, a ferramenta entra no modo “offline” automaticamente uma vez que percebe a falha de conexão à internet.
Outro ponto importante em relação à acessibilidade é que o Google trabalhou ao longo dos anos de forma extensiva para ter alta disponibilidade em todos os tipos de dispositivos.
Ou seja, a performance do Google Drive em sua versão para aplicativos Android e iOS é tão boa quanto a versão de desktop. Já o SharePoint tem um desempenho melhor apenas em sua versão para desktop, deixando a desejar no mobile.
A segurança de dados é uma prioridade para empresas, especialmente quando se trata de ambientes na nuvem. A Microsoft visa otimizar a proteção do SharePoint para as empresas, oferecendo uma série de recursos de segurança avançados e tecnologias para reforçar o acesso a arquivos e pastas.
Vale dizer que o SharePoint não é vinculado a nenhuma conta pessoal de usuários fora de uma organização, o que ajuda a manter a empresa mais segura de ameaças externas.
A segurança também é um fator primordial no Google Drive, mas os processos são um pouco diferentes do SharePoint. No Google, as informações são armazenadas nos seus data centers na nuvem tanto em trânsito como em repouso.
Na prática, isso significa que todo documento do Google Drive é salvo primeiramente na nuvem, e depois salva também no aparelho usado para reforçar a segurança.
Da mesma forma, por conta de recursos de criptografia avançados e camadas de segurança usadas no transporte de dados, ninguém pode visualizar as informações a não ser o dono do arquivo ou aqueles que receberam a permissão de acesso.
Google Drive e SharePoint compartilham similaridades com relação ao funcionamento e integração. As duas soluções são integradas com os outros aplicativos de seus sistemas.
Isso quer dizer que um usuário do SharePoint, por exemplo, pode organizar seus documentos e também criar arquivos de texto, planilhas, apresentações e mais diretamente na plataforma e compartilhá-los com outras pessoas.
A integração que ambas as soluções oferecem é extremamente importante para estabelecer um fluxo de trabalho colaborativo, no qual profissionais e times exercem suas atividades em tempo real, consultam informações e realizam outras tarefas.
Um diferencial do Google Drive reside na experiência do usuário. As ferramentas Google são conhecidas por terem um layout limpo e fácil de entender.
A usabilidade é um ponto alto da plataforma, e o Google Drive especialmente apresenta comandos de personalização que permitem que o usuário organize pastas e documentos de forma que faz mais sentido para a pessoa.
Dessa maneira, torna-se mais fácil encontrar o que se precisa e a navegação é simplificada. Considerando que as ferramentas Google já são popularmente usadas por pessoas em sua vida pessoal, os profissionais têm muito menos dificuldade de usá-la na rotina de trabalho e de explorar todo o seu potencial.
Como vimos, o SharePoint e o Google Drive são ferramentas com muitas semelhanças, sendo as mais procuradas no mercado quando o assunto é colaboração e armazenamento na nuvem. No entanto, o Google Drive se destaca por uma série de fatores.
Além da facilidade de uso e ótima experiência do usuário, que impactam o desempenho das equipes, o Google Drive é uma solução altamente flexível e escalável, com o melhor custo-benefício.
Por um valor mais atraente que o SharePoint, empresas têm acesso a mais espaço de armazenamento por usuário e a usar todo o pacote de aplicativos integrados do Google Workspace sem um custo adicional.
Por conta de seu layout e proposta mais objetiva, simples e funcional, o Google Drive é a alternativa mais indicada para empresas que desejam potencializar seus resultados e sua produtividade por meio de um trabalho em equipe mais fluido e otimizado.
A plataforma é rápida e com alta disponibilidade. No mais, graças ao número expressivo de usuários que já usam recursos como Gmail e Google Docs na sua vida pessoal, é quase certo que muitas equipes não terão grandes problemas para se adaptar à plataforma e entender como usá-la da melhor maneira, dispensando a demanda por treinamentos longos e desafios de usabilidade.
Na comparação de SharePoint vs. Google Drive, você percebeu que ambas oferecem serviços parecidos, mas o Google Drive tem como diferencial ser mais flexível, prático e ideal para equipes dinâmicas e colaborativas,
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