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- set 18, 2024
A segurança em Cloud Computing é fundamental para garantir que uma empresa tenha todos os benefícios desse modelo. Erros e descuidos nessa área podem não só criar dores de cabeça para a organização como resultar em prejuízos catastróficos pela perda de dados e acessos não-autorizados.
Neste artigo selecionamos 5 erros que devem ser evitados para garantir a segurança em Cloud Computing. Confira a lista!
A segurança digital é como o casco de um navio: mesmo se a maior parte dele estiver em excelentes condições, basta um único furo para que a água comece a entrar e a embarcação naufrague.
O mesmo acontece quando o investimento em segurança digital é insuficiente. Basta um único furo ou descuido para que invasores explorem essa falha e comprometam os dados e sistemas da empresa.
Portanto, quando for investir na segurança em Cloud Computing, tenha certeza de que os recursos são suficientes para resolver todas as brechas.
Uma das maiores vantagens do Cloud Computing é a sua escalabilidade. É possível começar com um investimento baixo e incrementá-lo de acordo com o crescimento da demanda.
Para que isso seja efetivamente realizado, é fundamental monitorar o desempenho da rede e a sua utilização. Com as informações obtidas a partir dessa atividade, os administradores da rede poderão tomar decisões mais acertadas sobre qual tipo de evolução é necessária e quanto é preciso investir.
Sem o monitoramento do desempenho da rede, ela pode crescer sem a devida proteção e se tornar mais vulnerável.
Essa é uma falha de gestão que muitas vezes resulta em consequências severas para segurança digital de uma empresa. Se a organização não adota procedimentos de segurança em seus processos, ela acaba se tornando vulnerável a ameaças.
Nenhuma tecnologia de proteção digital é capaz de impedir falhas humanas, mas processos estruturados e bem-definidos que reforcem os procedimentos de segurança podem minimizar ocorrências em que o elemento humano comprometa os dados e sistemas da organização.
SLA é a sigla para Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviço. Um SLA nada mais é do que um combinado normalmente feito entre a área de TI e o operacional, que descreve responsabilidades mínimas na entrega de um serviço.
Os SLAs são mais do que dispositivos contratuais para cobrar resultados da TI: eles também são indicadores claros das demandas operacionais e podem ser importantes para direcionar o trabalho do time de tecnologia.
Se não existem SLAs firmados ou se eles são insuficientes, os serviços de Cloud Computing podem falhar em atingir a performance esperada e se tornam mais vulneráveis.
Apesar de mais seguro, o Cloud Computing não é milagroso. Mesmo quando uma empresa toma todas medidas de segurança digital recomendadas, é possível que riscos inesperados ou ataques massivos consigam, de alguma forma, comprometer os sistemas da organização.
Para isso, é fundamental ter um plano de recuperação de desastres bem-estruturado, que vai instituir políticas de backup — que vão minimizar a perda de dados e acelerar o restabelecimento de serviços essenciais ao negócio.
Se uma empresa sofre algum ataque e fica com seus sistemas indisponíveis por um dia inteiro, os prejuízos podem ser imensos. Em organizações que lidam com operações constantes em tempo real, como bancos, o desastre pode ser avassalador.
Por isso, é fundamental contar com um bom plano para a recuperação de desastres.
E você, como faz para se proteger? Quais medidas adota para a segurança em Cloud Computing? Deixe um comentário!