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- out 10, 2024
Por trás da criatividade e do encanto das campanhas de marketing que atraem os consumidores está a inventividade dos profissionais da área aliada a algo muito valioso para as corporações hoje: os dados.
O marketing é um dos setores nas empresas que mais se beneficia com a análise de dados. Afinal, mapear e antecipar tendências, entender melhor o que o público-alvo deseja, acompanhar métricas de desempenho, tudo isso e muito mais é possível com o auxílio de dados. É por isso que existe uma área analítica muito importante para um negócio conseguir se posicionar de forma estratégica: o marketing analytics.
Neste artigo, você entenderá mais sobre esse conceito, saber mais sobre suas vantagens e por que ele é tão importante para os resultados, além de conferir dicas práticas de como implementar essa estratégia. Continue a leitura e aprenda mais!
O Marketing Analytics é uma área dentro do marketing que lida com dados para analisar profundamente diversos aspectos de uma campanha e dar apoio nas tomadas de decisão.
Com esses dados qualificados, analistas conseguem compreender padrões, antecipar tendências e demandas dos consumidores, saber mais sobre sazonalidades, entre outros conhecimentos que são muito úteis na hora de elaborar uma campanha ou até mesmo na criação de um produto, ou serviço.
Por essa razão, o conceito de Marketing Analytics está intimamente conectado ao Big Data, enquanto ele se apoia nos processos de coleta e processamento dos dados disponíveis no mercado, dos usuários, de concorrentes e demais fontes para basear suas estratégias e decisões.
Sendo assim, essa área se aproxima do business intelligence, uma vez que usa a inteligência de dados a favor do negócio para ter mais precisão e melhores resultados. Ou seja, trata-se de um setor que observa e acompanha continuamente dados para dar suporte à gestão, analisando o presente e o passado para se preparar e melhorar cada vez mais a performance no futuro.
Como vimos, para ter sucesso, uma estratégia de Marketing Analytics demanda o estabelecimento de uma cultura e de uma infraestrutura orientada a dados.
Ou seja, não basta apenas gerar relatórios e fazer análises: é preciso realizar etapas anteriores de coleta e processamento para a empresa poder lidar com as informações de forma estratégica e eficiente, de modo a alcançar seus objetivos e gerar mais valor para o negócio.
A seguir, você vai conhecer três etapas fundamentais de como esse conceito é aplicado na prática e como ele funciona no dia a dia de um empreendimento.
Como se sabe, no mundo atual, existe uma quantidade praticamente infinita de dados gerados a todo momento. É justamente nesse ponto que reside os desafios para as empresas: como garantir análises efetivas e conhecimento de qualidade? A resposta desse questionamento está nas fontes dos dados, ou seja, onde se busca as informações.
Em geral, para o Marketing Analytics, empresas optam por monitorar dados gerados por canais de divulgação, vendas e marketing, como redes sociais, anúncios pagos, blogs, sites, aplicativos, entre outros. São nesses ambientes digitais onde comumente se encontra informação qualificada sobre as interações de uma marca com seus usuários e consumidores.
Por exemplo, se você lançou um produto, o vende em sua loja online e investiu em uma estratégia de links patrocinados para divulgação, vale a pena rastrear dados que mostram como os compradores desse produto chegaram até o e-commerce.
Com isso, você descobre se a tática dos anúncios deu certo e que resultados ela entregou em termos de faturamento ou geração de leads, por exemplo.
Uma vez identificada as fontes, coletar os dados é o próximo passo. Para tal, você precisará de uma ferramenta tecnológica que automatize o processo e ajude sua empresa a recolher essas informações que seguirão para a análise.
Realizar essa etapa manualmente (por meio de planilhas, por exemplo) pode ser extremamente trabalhoso e contraproducente, uma vez que existe o risco da sua equipe se perder em meio a tantos dados.
Atualmente, sobretudo com o suporte de ferramentas inteligentes na nuvem, é possível fazer isso em segundos e de forma muito eficaz.
Por fim, um momento chave do Marketing Analytics é quando as informações se tornam disponíveis e legíveis para os profissionais poderem adquirir conhecimento e se basear neles para tomar decisões.
Isto é, depois de rastrear e coletar dados, é preciso colocá-los em um formato para poderem ser facilmente compreendidos e visualizados pelo time responsável pelo planejamento estratégico, visto que dados brutos não passam informações inteligíveis.
Para isso, empresas precisam de ferramentas que criem tabelas, gráficos, painéis de desempenho, mapas, dashboard ou outros recursos que ofereçam uma representação visual dos dados de forma fácil e integrada.
Sistemas avançados e inteligentes também conseguem tratar dados de modo a segmentá-los, reconhecer padrões e tendências, cruzar informações e outras análises que facilitam o trabalho dos profissionais de marketing e permitem a extração de insights realmente preciosos.
Nesse sentido, conforme comentamos, sua empresa precisa de suporte tecnológico para assegurar que o Marketing Analytics seja funcional e dê resultados. A boa notícia é que muitas formas qualificadas voltadas para esses objetivos estão disponíveis em plataformas na nuvem de maneira flexível e sob demanda, como nas soluções que o Google Cloud Platform disponibiliza para seus clientes.
O Google Cloud Platform é um verdadeiro parceiro dos clientes nessa jornada de transformação digital, trazendo ferramentas intuitivas que, ao mesmo tempo, fornecem análises precisas e sofisticas para a área de marketing.
Nesse ecossistema, é possível reunir e consolidar todos os dados de marketing em um só lugar e otimizar modelos e ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning integrados para gerar análises ricas.
No Google Cloud Platform, duas ferramentas que usam essas tecnologias como base merecem destaque: o BigQuery ML e o Vertex AI. Com eles, é possível fazer análises de marketing avançadas e, ao mesmo tempo, flexíveis e simplificadas para o usuário, favorecendo a colaboração e a organização no planejamento de marketing.
Além disso, essas ferramentas, como muitas outras no Google Cloud Platform, permitem que empresas realizem seu Marketing Analytics de forma escalonável enquanto podem tirar proveito da inovação e dos recursos em constante aprimoramento do Google.
O BigQuery ML e o Vertex AI são soluções perfeitas para gerenciar todo o ciclo de vida dos dados, utilizando ML e IA de forma integrada e com base nos melhores algoritmos do setor para garantir que sua empresa consiga navegar pelas jornadas cada vez mais complexas como as trilhadas por consumidores modernos.
O Marketing Analytics é a estratégia ideal para empresas em busca de otimizar custos e esforços na divulgação e reforço de marca ao investir em campanhas realmente efetivas.
Para saber exatamente como atingir o público-alvo certo e garantir outras vantagens competitivas, nada mais eficaz do que utilizar dados. Para isso, é preciso investir em soluções inteligentes, robustas e completas, como as oferecidas no Google Cloud Platform. Entenda por que sua empresa deve contar com essa tecnologia e as vantagens dessa decisão.
O Google Cloud Platform possibilita que dados sejam transferidos para sistemas como o BigQuery diretamente das principais fontes de dados como Google Ads, Google Analytics 360 e o Campaign Manager, por exemplo.
Em seguida, esses dados podem ser integrados perfeitamente aos seus sistemas de CRM, vendas, atendimento ao cliente, etc. Isso dá às empresas uma visão completa e holística do Marketing Analytics, uma vez que tudo é feito na mesma plataforma. Isso sem contar que as ferramentas de análise BigQuery ML e Vertex AI também estão integradas ao processo.
Graças às integrações nativas presentes no Google Cloud Platform, as equipes de marketing podem acompanhar dados com maior proximidade e estarem sempre atualizados sobre o que acontece, recebendo informações em tempo real.
Com isso, fica mais fácil entender as reações do público-alvo e fazer ajustes na campanha em tempo hábil, segmentando com maior exatidão do público e desenvolvendo conteúdos e produtos mais personalizados e direcionados.
Os times de marketing conseguem acessar dados do Google Trends diretamente no BigQuery de forma segura. Essa funcionalidade oferece uma grande vantagem, uma vez que possibilita que profissionais explorem o que os usuários pesquisam e procuram, o que torna as análises mais profundas e ricas.
Trabalhar com dados permite que empresas estejam na vanguarda dos acontecimentos, sempre à frente dos concorrentes e com um olhar atento para o presente e para o futuro. Com Iniciativas como o Marketing Analytics, corporações têm a oportunidade de oferecer uma experiência ainda mais valiosa para seus clientes, planejar campanhas e melhorar e fortalecer suas marcas com base nos insights extraídos diretamente dos dados.
Se você está em busca de implementar essa solução e elevar o ROI das suas campanhas de marketing, impulsionar resultados e, ao mesmo tempo, otimizar custos, conte com a SantoDigital, expert em implementação e treinamentos do Google Cloud Platform para ajudar você a fazer um uso eficiente dessa solução e revolucionar seu negócio. Saiba mais sobre o BigQuery e revolucione sua empresa migrando para a nuvem com a SantoDigital!