- 3 minutos
- nov 15, 2024
Na era da transformação digital, muito se fala sobre os benefícios da migração para a nuvem para a infraestrutura de TI e, consequentemente, o desempenho corporativo, do desenvolvimento ágil de softwares e aplicativos.
Mas será que todos os negócios estão “na mesma página” quando o assunto é Infraestrutura como Código?
Se você tem paixão por inovação e aprimoramento de resultados, vale a pena conferir esse artigo!
A Infraestrutura como Código (IaC) ou Infrastructure as a Code, como é originalmente chamada no inglês, consiste em uma abordagem tecnológica, que utiliza uma linguagem de programação automatizada para o desenvolvimento de infraestruturas de TI de alto nível.
Um sistema que tem como objetivo otimizar processos de dimensionamento de aplicativos em nuvem, armazenamento de dados, gerenciamento de servidores e sistemas operacionais e implementação dessas soluções à rotina corporativa.
Na abordagem IaC, algumas configurações específicas são codificadas e documentadas em módulos, que podem ser combinados de diferentes maneiras para construir as funcionalidades que a empresa ou desenvolvedores necessitam.
Basicamente, existem duas abordagens de Infraestrutura como Código disponíveis no mercado: a declarativa e a imperativa.
A abordagem declarativa visa estabelecer o estado desejado para o sistema da empresa, os pontos que ela pretende suprir com a solução que será criada. É um trabalho que define os recursos necessários para a formação da infraestrutura que você deseja implementar.
Nesse modelo, a empresa deve contar com um administrador qualificado para delimitar as configurações e fazer o gerenciamento da infraestrutura. A abordagem declarativa também é conhecida como a abordagem funcional.
A abordagem imperativa, por sua vez, engloba a definição dos comandos necessários para o alcance da configuração desejada. Para isso, os comandos precisam ser executados na ordem correta.
Ela exige dos profissionais o conhecimento sobre como essas alterações devem ser aplicadas no sistema. E também é conhecida como abordagem processual.
No desenvolvimento de uma Infrastructure as a Code, há ainda uma diferenciação entre solução mutável e imutável. E gestores precisam escolher um por qual caminho seguir antes de implementar o seu projeto.
Como o próprio nome sugere, podemos entender como infraestrutura mutável aquela que suporta modificações ou atualizações mesmo depois do seu provisionamento original.
O lado positivo desse tipo de estrutura é que ela permite novas customizações, para atender eventuais ajustes nos aplicativos e softwares que surgirem futuramente.
Por outro lado, essa flexibilidade acaba se tornando um obstáculo para manter a consistência das implementações. Além de dificultar o acompanhamento das versões da sua infraestrutura.
É por isso que a maioria dos negócios opta pela infraestrutura imutável, isto é, aquela que não pode ser modificada após o provisionamento. Nesse modelo, caso haja necessidade de substituir alguma configuração, a empresa precisa desenvolver uma nova infraestrutura.
Isso facilita a manutenção da consistência dos ambientes e das versões de cada infraestrutura. Ademais, no modelo imutável você consegue acessar qualquer versão antiga caso seja necessário.
Pode parecer mais complicado, mas a Infraestrutura como Código imutável viabiliza um processo de criação bastante ágil. De forma resumida, a IaC é responsável por garantir inteligência no aprovisionamento, maximizando resultados e reduzindo esforços.
O DevOps é uma abordagem que parte do princípio da incorporação de tecnologias no dia a dia da atividade empresarial, bem como da eliminação de barreiras no desenvolvimento de aplicativos e softwares.
É uma cultura que promove a imersão dos profissionais a pensar em uma organização com rotinas mais sistêmicas e inteligentes, capazes de garantir o alcance de uma performance de excelência.
Neste cenário, a IaC apresenta-se como uma peça-chave ao desenvolvimento e entrega dos projetos de DevOps. Isso porque, a Infraestrutura como Código tem todo um aparato tecnológico pronto para funcionar. Ela permite executar scripts, reduzindo drasticamente os esforços para o trabalho de provisionamento.
Em outras palavras, o desenvolvimento e implantação de aplicativos não precisa esperar pela formação da infraestrutura. É possível focar nos requisitos de cada aplicação e nos respectivos processos para colocá-los em funcionamento.
A IaC também ajuda no alinhamento das equipes de desenvolvimento e operações do DevOps, resultando em menos ruídos na execução de suas atividades.
O primeiro grande benefício de se adotar um provisionamento baseado em Infrastructure as a Code é a redução de custos.
Por se tratar de um modelo de desenvolvimento que acontece em nuvem, as empresas eliminam a necessidade de instalação de hardware físico, que é um processo muito mais caro e demorado. Na IaC, tudo é realizado em ambientes virtuais.
Outro reflexo positivo é que as empresas que adotam essa abordagem conseguem acelerar de maneira significativa todas as etapas de codificação da sua infraestrutura, desde planejamento até possíveis ajustes após a fase de testes.
A Infraestrutura como Código também evita muitas dores de cabeça em relação a incompatibilidades. No provisionamento tradicional de TI, é comum que o desenvolvimento, testes e implementações de aplicativos ou softwares ocorram em ambientes diferentes, podendo resultar em divergências e vulnerabilidades na hora de rodar o sistema.
Como na IaC tudo acontece dentro do mesmo ambiente, é possível obter vantagens como melhor consistência e menor desvio de configurações.
A escolha da solução de Infrastructure as a Code é um ponto crucial para a implementação bem-sucedida dessa metodologia na empresa.
Mas, antes de buscar um parceiro especializado, o gestor de TI deve conhecer a fundo seus processos e necessidades, sempre focando nos resultados que pretende alcançar com a estratégia. Isso garantirá um alinhamento entre expectativas e soluções a serem adotadas.
A SantoDigital é um grande reforço nessa missão. Consolidada como uma das gigantes na tecnologia em nuvem da América Latina, a empresa trabalha com um portfólio de soluções avançadas em TI, desenvolvidas para atender aos rígidos padrões corporativos do mercado atual, incluindo a IaC.
A Infraestrutura como Código da SantoDigital é um serviço especializado em data analytics do Google Cloud Plataform. E se destaca pela gestão eficiente de ambiente de dados, com uma abordagem inteligente e proativa.
Seu conjunto de Infrastructure as a Service é estruturado para fornecer atendimento, governança, gerenciamento e monitoramento de soluções tecnológicas, com objetivo de atender as necessidades técnicas de cada negócio.
Com a solução da Santo, sua empresa também garante o suporte operacional completo e em tempo integral para o ambiente gerenciado, auxiliando inclusive na adoção completa das ferramentas do Google Workspace.
É isso! A Infraestrutura como Código é uma peça importante para o futuro do desenvolvimento de aplicações em nuvem e monitoramento da infraestrutura de TI da sua empresa. Ideal para quem almeja um departamento tecnológico mais eficiente, integrado e com menos custos.
Se você se interessou e deseja levar esse reforço para o dia a dia da sua organização, conheça as soluções personalizadas da SantoDigital e prepare-se para revolucionar sua jornada de inovação.
A abordagem declarativa da Infraestrutura como Código foca no estabelecimento do estado desejado para o sistema, enquanto a abordagem imperativa envolve a definição de comandos para alcançar a configuração desejada. A primeira requer um administrador qualificado para delimitar configurações, enquanto a segunda exige conhecimento sobre como executar comandos na ordem correta.
A Infraestrutura como Código desempenha um papel fundamental no DevOps ao proporcionar um aparato tecnológico pronto para funcionar, permitindo a execução de scripts e reduzindo esforços no provisionamento. Além disso, ela auxilia no alinhamento das equipes de desenvolvimento e operações do DevOps, minimizando ruídos na execução de atividades e promovendo uma cultura mais sistêmica e inteligente.