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- nov 11, 2024
Novos conceitos tecnológicos surgem o tempo todo no mercado, e um dos mais atuais é o Metaverso. Ele aparece como uma solução inédita para ampliar as relações entre marcas e consumidores.
É um momento importante da internet de textos, imagens e vídeos, para uma realidade virtual focada na completa experiência que o usuário viverá ao acessar este meio.
O Metaverso ainda começa a dar os seus primeiros passos, mas já mostra que veio para revolucionar o mercado. O que temos de mais ligar a este ambiente são os equipamentos de realidade virtual (RV) e os de realidade aumentada (RA).
A intenção dos criadores é fazer a união entre as redes sociais e todos esses sistemas em um ambiente virtual, imersivo e em três dimensões (3D). Saiba agora o que é o Metaverso e como ele pode impactar a sua empresa.
O Metaverso é um ambiente virtual, que é compartilhado por pessoas e empresas. É uma mistura entre os espaços online e reais, que vai permitir aos indivíduos que o acessam passear, interagir, conversar e visualizar tudo dentro de um ambiente tridimensional. É conviver dentro de um universo digital auxiliado por tecnologias avançadas.
Tudo isso só é possível graças à junção de outras inovações como a realidade virtual (RV), a realidade aumentada (RA), a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), entre outras tantas.
Além disso, a criação de novos modelos de trabalho e relação entre as pessoas, como o teletrabalho, trabalho remoto e o modelos híbridos trazem uma nova visão de como tudo pode ser integrado.
A grande expectativa sobre o Metaverso é que em pouco tempo ele consiga replicar situações do mundo real. E ainda mais, com a modernização gradativa das plataformas utilizadas, novos cenários aparecem como possibilidade para maior interação dentro deste grande universo virtual.
O termo Metaverso surge da obra de Neal Stephenson, de 1992, “Snow Crash”, que no Brasil foi lançada como “Nevasca”. É um livro baseado em outros de cyberpunk que o antecederam.
Tem uma estrutura e uma narrativa caóticas para a época, contendo várias referências sobre tecnologia, além de filosofia, antropologia, história, entre outros.
A ideia deste livro foi inspiração para muitos jogos quase imersivos, como Roblox, Second Life, Minecraft, entre outros.
Nesses games é possível que os jogadores possam viver como personagens, em vidas que simulam situações reais, em ambientes que também parecem os reais. Desta forma, é possível uma interação maior entre os acontecimentos do ambiente e os jogadores.
Essa ideia que acontece nos games é basicamente o buscado pelo Metaverso. Mark Zuckerberg, CEO do Meta Platforms, acredita que esse é o futuro da internet e da sua própria companhia, e ele está focado na busca da construção deste universo.
Além disso, a Microsoft, entre outras empresas de tecnologia, estão encabeçando novos projetos a fim de tornar tudo isso ainda mais real.
Diante do que a internet e toda sua evolução tem impactado os diferentes negócios durante todos esses anos, não é difícil imaginar que irá acontecer algo semelhante com o Metaverso.
Propor experiências novas para consumirem e experimentarem novos produtos e serviços podem ser objetivos para os velhos e novos negócios.
O Metaverso abre novas oportunidades digitais para empresas. Captar clientes, criar e vender conteúdos, produtos e serviços em um ambiente digital e ilimitado pode ser um caminho para que as empresas explorem cada vez mais novos recursos.
Além disso, toda nova tecnologia exige um local que traga segurança para quem utiliza. Veja agora outras possibilidades de impacto para diferentes negócios:
O Metaverso deve modificar a forma como as empresas comercializam os seus produtos e serviços. Isso porque com esse espaço virtual os consumidores vão poder conhecer o material que ele deseja adquirir, “experimentá-lo” e escolher a forma que mais o agrada sem precisar sair de casa.
Além disso, a compra pode ser feita em uma loja do outro lado do mundo como se fosse o comércio do lado da sua casa.
A pandemia do Coronavírus marcou a humanidade de uma maneira significativa. E, ainda mais, marcou como as pessoas se relacionam com os seus ambientes de trabalho.
Alguns precisam realmente estar em contato real com as pessoas, mas aqueles que podem ser executados de maneira online ou híbrida ganharão um novo espaço.
Vai ser possível realizar reuniões, vendo todos os que compõem o seu setor, por exemplo, sem precisar sair de casa. Ou será possível atender um cliente, tirar todas as dúvidas dele sobre um determinado produto ou serviço, sem mesmo ter que sair do seu sofá.
Essas são novas dinâmicas e modelos de trabalho que o Metaverso pode proporcionar ao mercado e aos diferentes negócios.
Muito se falou em como fazer jovens e adolescentes passarem pelo período da pandemia do Coronavírus com o aprendizado em dia. Algumas alternativas foram possibilitadas, como vídeo aulas, reuniões por Google Meet, entre outros.
Com o Metaverso, se um aluno ficar doente, por exemplo, ele pode ir a um ambiente interativo onde consumirá o conteúdo passado pelos professores e, ainda mais, poderá inclusive participar das aulas.
Um grande problema das empresas é se conectar com as pessoas. Muitas vezes pela falta de prática ou de tempo para estar presente em todos os canais de comunicação da companhia.
Um importante impacto do Metaverso é fazer com que todas as pessoas estejam no mesmo ambiente ao mesmo tempo, passeando pelo seu negócio, consumindo seus produtos e serviços.
Por último, mas não menos importante, o aumento no alcance da marca é um grande impacto do Metaverso sobre diferentes empresas.
O nome da sua companhia, além de ter a sua grande propagação pelo Marketing Digital, vai ter um “boca a boca” virtual. Assim, imediatamente as pessoas vão poder conferir sobre o que está sendo comentado nas redes sociais, atraindo a atenção de um novo público.
Com a mudança gradativa do mundo real para o mundo virtual a maneira como o mercado vai se comportar também é importante.
Isso porque as negociações que aconteceram nesse novo ambiente devem ter como base as criptomoedas, além de não existirem barreiras geográficas para as transações.
Fazer uma mudança na maneira como as pessoas interagem sempre impacta os negócios. O Metaverso está começando a ter influência em como as coisas acontecem no mundo real. Desta forma, novas oportunidades surgem e as empresas podem criar novos produtos e serviços focados na experiência deste usuário.
Talvez uma das grandes vantagens no Metaverso para os negócios seja trazer mais realidade para o mundo virtual. O conceito do ambiente online como era antigamente aparentava um lugar frio, desumanizado e sem personalidade.
Hoje, isso pode ser resolvido com a presença e participação das pessoas. Aqui temos alguns benefícios da utilização dessa tecnologia para a sua empresa:
O Metaverso vai demandar um incrível volume de dados. Isso porque o tráfego de informações será de um volume nunca visto antes.
Mas, a boa notícia é que nada precisa ser físico e correr o risco de ser perdido em um apagão ou defeito do dispositivo utilizado. Todas as informações estarão armazenadas em locais seguros, sem o risco de perda por falha do equipamento ou humana.
Empresas e pessoas circulando em um único ambiente, a fim de vender e comprar novos produtos e serviços.
Essa é uma oportunidade que só o Metaverso pode trazer para as empresas. A publicidade neste universo vai fazer com que as pessoas experimentem mais, fazendo com que as transações aconteçam mais rapidamente.
Falando em novas oportunidades de negócio, agora é a oportunidade certa de encontrar novos públicos nos locais em que eles se encontram.
Todo o conteúdo de valor gerado pela sua empresa vai ser endereçado para as pessoas corretas, que realmente vão se interessar pelo seu produto e serviço.
Quantas vezes você pensou em uma parceria para a sua empresa, mas achou que aquele parceiro seria inalcançável? Com o Metaverso as companhias conhecerão companhias, pessoas conhecerão pessoas e novas parcerias irão surgir. E essa colaboração pode começar no ambiente virtual e chegar até o mundo real.
Com o Metaverso a relação entre consumidor e empresa ficará ainda mais aperfeiçoada. Ela passará do mundo real para o ambiente virtual, tornando-a mais eficiente e próxima.
Com ele toda a Jornada do Cliente ficará impactada, alcançando novos públicos e permitindo que as pessoas se aprofundem e conheçam ainda mais as marcas.
O Metaverso é uma nova etapa de como as empresas passarão a se relacionar com os consumidores.
As pessoas necessitam criar laços, mesmo que esses não sejam provenientes de contato físico. As redes sociais são uma prova viva de como ainda procuramos estar próximo de outros indivíduos e das marcas que gostamos.
Essa nova caminhada também tem pontos que deverão ser superados. É importante pensar, por exemplo, em questões de segurança, que permeiam tanto o mundo real quanto o Metaverso.
Muitas empresas precisam pensar em como evitar fraudes, falsificação de identidade, entre outros crimes que possam vir a acontecer. Aqui estão alguns desafios que deverão ser superados para tirar o maior proveito possível do Metaverso:
É fundamental que as empresas estejam atentas às legislações específicas de cada setor em que atuam.
Isso inclui as legislações relacionadas à privacidade de dados de seus clientes e parceiros de negócios. Diante disso, é importante que a companhia cumpra todas as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A LGPD (13.709/2018) é uma lei, que foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, e a livre formação de personalidade de cada indivíduo.
Além disso, ela também foca em criar um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para proteger os dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, conforme os parâmetros internacionais existentes.
O Metaverso está ligado a logins de usuários. Criminosos buscam roubar a identidade dos usuários e se passar por eles para criar fraudes, roubar itens raros de jogos, roubar informações pessoais, fazer empréstimos bancários, roubar dados de cartões de crédito, realizar compras, e até pedir dinheiro através de contatos de amigos e parentes.
Para isso, a criação de senhas fortes e não compartilhá-las, é sempre recomendado. Além disso, a autenticação de dois fatores é uma medida importante para prevenir o roubo de identidade.
Ou seja, além da senha pessoal, o usuário deverá autorizar a entrada através de um código que será recebido pelo celular e ficará disponível por um curto período.
O Metaverso é um espaço onde são criados ambientes virtuais onde é possível conhecer novas pessoas. Essa é uma situação onde é muito fácil se passar por alguém completamente diferente, e a partir daí criar diferentes tipos de golpe.
Inclusive, com as novas tecnologias é possível, através de uma foto em vários ângulos, criar um rosto real, e também existe tecnologia para alterar a voz.
Por isso, é um grande desafio do Metaverso proteger crianças e adolescentes nesse meio. É fundamental que os pais orientem os seus filhos para que eles não confiem e não passem informações para pessoas que venha a conhecer no ambiente virtual, sem referências. É preciso criar regras e monitorar as atividades das crianças e adolescentes.
Blockchain é uma forma do usuário interagir em um sistema de comunicação, pela internet, para executar operações financeiras, registros e outras atividades. Para isso acontecer, é preciso garantir que os ativos digitais do usuário estão protegidos.
No Metaverso, o Blockchain garante que o usuário seja o único capaz de interagir com o seu ativo virtual. E para isso, é importante fazer uso de uma senha robusta, não passar seus dados para outras pessoas e acessar o ambiente virtual através de equipamentos de confiança.
O Metaverso é um conceito tecnológico de ponta, ainda pouco explorado na prática. Ele é capaz de revolucionar a forma das pessoas viverem, porém, ele carrega grandes responsabilidades.
Sendo assim, é preciso estar atento a pessoas mal intencionadas e fazer o possível para manter os seus dados em segurança.Agora que você já sabe o que é o Metaverso e como ele pode impactar a sua empresa, siga a SantoDigital nas redes para ficar por dentro de novos conteúdos.