- 7 minutos
- ago 5, 2024
A capacidade de automatizar e potencializar a produtividade de uma equipe é um dos principais motivos pelo qual o machine learning está em alta. Essa tecnologia é cada dia mais importante para diversos tipos de negócio, e vale a pena se aprofundar nesse assunto conhecendo alguns livros sobre machine learning.
Neste artigo, selecionamos 5 obras que explicam tanto a parte técnica quanto a teoria acadêmica por trás do machine learning. Continue a leitura e prepare-se para entender como essa tecnologia pode ser aplicada na sua empresa!
Não é por acaso que essa obra encabeça a nossa lista. “Pattern Recognition and Machine Learning”, de Christopher Bishop, é um livro obrigatório para qualquer um que queria compreender melhor o funcionamento do machine learning do ponto de vista técnico e funcional.
Aqui, Bishop apresente os algoritmos que permitem a geração de respostas rápidas aproximadas em situações nas quais uma resposta exata não é possível. Ele também explica como funciona o reconhecimento de padrões, que é a base do machine learning.
Apesar de contar com um conteúdo técnico sólido, “Pattern Recognition and Machine Learning” não exige conhecimento prévio de nenhum dos dois temas do seu título, e por isso é um excelente ponto de partida para uma jornada de conhecimento na área.
Como fica bem claro pelo título, esse livro escrito por Tom M. Mitchell tem como objetivo explicar o que é o machine learning de uma forma bem ampla. Voltado para estudantes, ele consegue introduzir todos os tipos de algoritmos utilizados nessa tecnologia.
O foco aqui é a parte teórica da tecnologia, mas apesar de não se aprofundar na prática, essa obra é um excelente guia para quem está começando a compreender inteligências artificiais e machine learning.
Esse ótimo livro de Shai Shalev-Shwartz e Shai Ben-David apresenta, com excelência, os fundamentos teóricos do machine learning e como eles se relacionam com os tipos de algoritmo dessa tecnologia tão complexa.
A obra também aborda temas como redes neurais e aprendizagem estruturada de resultados, que são conceitos fundamentais para a compreensão completa do machine learning. É uma leitura bem acessível para estudantes e outros interessados nas áreas de matemática, estatística e ciência da computação.
Essa é uma obra renomada tanto pelo seu conteúdo quanto pela sua fácil leitura. Atualmente em sua terceira edição, o livro de Simon Haykin é recomendado para cientistas de dados e engenheiros de sistemas.
“Neural Networks and Learning Machines” explica como esses dois tópicos podem ser estudados juntos para uma compreensão mais ricas desses temas. Além disso, ele aborda a forma como essas tecnologias se integram e como elas podem executar uma diversidade ainda não explorada de tarefas.
Este livro de Trevor Hastie, Robert Tibshirani e Jerome Friedman é um campeão de vendas e uma excelente referência para quem quer compreender melhor como funcionam algumas das tecnologias que deram origem ao machine learning.
Ele aborda a utilização de modelos de aprendizado estatístico em inúmeros campos, como marketing, biologia e finanças, mas com um texto mais leve focado em conceitos e não em equações matemáticas.
É uma leitura bem esclarecedora, tanto para quem já conhece bastante de machine learning e leu outras das obras indicadas neste artigo como para quem ainda está sendo introduzido a essa tendência.