Por que o Google está investindo na nuvem pública no Brasil?

Home Google Cloud Platform
Por que o Google está investindo na nuvem pública no Brasil?

Por que o Google está investindo na nuvem pública no Brasil?

A cada dia que passa a ideia de ter diversos softwares corporativos instalados e sem integração vai perdendo força. Isso se deve principalmente ao avanço da computação na nuvem, especialmente a nuvem pública. Com características muito específicas como integração, praticidade e acesso facilitado, esse tipo de computação vem fazendo parte cada vez da realidade das empresas. Conhecendo essa tendência, o Google tem feito cada vez mais investimentos na nuvem pública no Brasil. Mas você sabe o motivo para isso? Continue lendo e descubra a resposta.

O que é a nuvem pública?

Para entender o motivo dos investimentos o primeiro passo é conhecer o que é verdadeiramente nuvem pública. Esse conceito diz respeito ao uso de serviços na nuvem em que são compartilhadas aplicações e infraestrutura em geral da fornecedora desse serviço.

É o caso do próprio Google, já que os seus serviços na nuvem são utilizados por todo o mundo com diversas pessoas tendo acesso à mesma estrutura. De modo oposto, a nuvem privada é aquela protegida em um ambiente interno da empresa por firewalls, garantindo o uso exclusivo.

Quais as vantagens da nuvem pública?

Uma das maiores vantagens da nuvem pública é o fato de que as empresas podem utilizar um serviço de qualidade já estabelecido de onde estiver. Diferentemente da nuvem privada que exige uma série de cuidados e desenvolvimento, a nuvem pública conta com o fato de ser mais prática e de ter um uso mais cômodo.

Além disso, utilizar uma nuvem pública também garante uma diminuição dos custos em geral, tornando-a uma opção mais acessível. Contar com a qualidade e expertise das gigantes, como o Google, também é benéfico para a empresa.

Com isso, pode-se dizer que em muitos casos a nuvem pública é mais conveniente para a empresa, aliando segurança, qualidade e preço mais baixo, além da versatilidade de acesso.

Qual o cenário da nuvem pública?

Embora ainda encontre algumas barreiras em relação à desconfiança dos usuários quanto à segurança, a nuvem pública possui um prognóstico de crescimento no mercado brasileiro e mundial que chama a atenção para esse serviço.

Uma pesquisa realizada pela Cisco no final de 2015 mostra que o crescimento da nuvem pública pode alcançar 44% anualmente até 2019. Isso significa que o uso dessa nuvem praticamente dobrar em um período menor do que quatro anos, indicando que essa será uma realidade cada vez mais presente. A nuvem privada, por sua vez, vai crescer em um ritmo bem mais lento: apenas 16% ao ano.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Frost & Sullivan revela que a computação na nuvem no Brasil em geral deve crescer cerca de 30% até 2017. Com isso, a tendência é que esse universo se torne cada vez mais robusto e também mais existente.

Por que a Google está investindo na nuvem pública no Brasil?

Considerada o futuro inclusive da própria computação em nuvem, a nuvem pública tem sido foco dos investimentos da Google no Brasil porque um dos objetivos da empresa é se tornar a principal opção no oferecimento desses serviços, como o Google Cloud Platform.

Com isso, é esperado que o Google continue a investir na nuvem pública no Brasil de modo a conseguir garantir que esse mercado incipiente opte pelas opções fornecidas pela empresa.

O que você acha desses investimentos? Quer conhecer mais sobre a núvem pública da Goggle para a sua empresa? Entre em contato conosco!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: