Ir para o site
  • G Suite

Planilhas financeiras: como otimizar o controle financeiro com o Google Planilhas?

  • Por: SantoDigital
  • set 11, 2023
  • 4 minutos

Manter a saúde do negócio depende de controle. Ter acesso a dados atualizados e em tempo real é a saída para tomar decisões acertadas e levar sua empresa para outro patamar. Por isso, é fundamental contar com as planilhas financeiras, que podem ser viabilizadas na nuvem por meio do Google Workspace.

As planilhas Google têm todos os recursos necessários para o bom gerenciamento dos dados empresariais. Além disso, estão presentes no mercado há bastante tempo e são versáteis, garantindo uma boa experiência de uso devido à multifuncionalidade oferecida.

Por isso, vale a pena conhecer o Google Planilhas e entender como pode ser aplicado no setor financeiro. É o que vamos apresentar neste post. Continue lendo!

O que é o Google Planilhas?

O Google Planilhas é uma ferramenta disponibilizada no Google Workspace que permite criar e editar os documentos gerados pelo serviço de planilhas online do Google Drive. Baseado em nuvem, é uma plataforma flexível que armazena, organiza, rastreia e analisa os dados corporativos.

Além disso, os usuários podem fazer edições em tempo real, a fim gerenciar dados, transformá-los em informações e gerar insights. Dessa forma, a atuação do setor financeiro é mais eficiente e produtiva, porque podem ser usadas funções pré-construídas ou personalizar os diferentes campos existentes.

Quais os benefícios do Google Planilhas para o setor financeiro?

Os benefícios do Google Planilhas para o setor financeiro são a restauração de versões anteriores, o acesso rápido e fácil, e a atualização dos dados em tempo real. Todas essas vantagens são conquistadas sem precisar de instalações de softwares pesados. Ao mesmo tempo, os registros são gerenciados de forma produtiva e com redução de custos.

Veja outros benefícios do Google Planilhas para o setor financeiro.

Organização dos dados

As rotinas financeiras precisam de controle e organização. Com as planilhas do Google, a organização dos dados é simples e eficiente. Ainda existe a possibilidade de personalização dos campos e de acesso a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Também fica mais fácil encontrar os dados desejados, bastando usar o recurso de pesquisa.

Segurança dos dados

A segurança da informação está garantida com as planilhas de finanças do Google. Isso porque são aplicadas diferentes camadas e níveis de proteção, com possibilidade de configurar o acesso de outros usuários.

Também há criptografia para os dados, o que permite compartilhar os dados pela internet e ainda deixá-los seguros. Caso prefira, pode habilitar a verificação em 2 etapas para trazer um nível a mais de proteção.

Interface intuitiva

O Google Planilhas é bastante fácil de usar. Por isso, os colaboradores do setor financeiro conseguem manuseá-lo, personalizar os campos e usar os modelos padronizados com praticidade. Inclusive, isso pode ser feito sem um treinamento específico

Quais as funcionalidades do Google Planilhas para o setor financeiro?

1. Modelos personalizados

Você pode usar a solução de planilhas financeiras do Google para calcular métricas e indicadores. Ainda é possível analisar os custos previstos e reais, e compartilhar os dados e modelos para que todos os colaboradores conheçam as informações.

Isso permite tomar decisões mais acertadas e favorece a colaboração entre todos. Inclusive, vários indivíduos podem fazer edições ao mesmo tempo e até deixar comentários para discutir mudanças e melhorias.

2. Fórmulas

O Google Planilhas já tem fórmulas padronizadas e ainda permite acrescentar outras conforme a sua necessidade. Com elas, é possível converter valores, fazer somas, subtrações, multiplicações e divisões etc.

Também existem fórmulas avançadas para cálculos complexos. Por exemplo, a soma de valores baseada em condições ou a localização de dados de outras colunas. Dessa forma, você otimiza o tempo de trabalho no setor financeiro, já que essa área executa muitos cálculos.

3. Automação de tarefas

Automatizar os dados é crucial para evitar erros na entrada de dados financeiros. As Planilhas Google conseguem atualizar fórmulas e consolidar registros de forma automática, sem intervenção manual.

Ainda é possível adicionar ferramentas de automação personalizadas, de acordo com as demandas do setor financeiro. Isso permitirá destacar os elementos críticos, que ajudarão seu negócio a alcançar os objetivos estratégicos.

4. Integração com outras ferramentas de dados

As planilhas financeiras podem ser integradas a outros produtos do Google, como o Forms, o Finance, etc. Todos os dados podem ser sincronizados e facilmente atualizados. No entanto, esse processo também pode ser feito com aplicativos de terceiros.

Dessa forma, os detalhes de diferentes fontes podem ser acrescentados. Isso permite ter uma visão mais ampla sobre o setor financeiro do negócio.

5. Dados em tempo real

Todos os dados incluídos nas planilhas financeiras do Google são atualizadas em tempo real. Isso facilita a colaboração entre todos os membros da equipe, além de evitar erros e problemas.

Implemente as planilhas financeiras do Google com a SantoDigital

Se você quer ter todos os benefícios listados neste post, está na hora de implementar as planilhas financeiras do Google com a SantoDigital. Sendo um Google Cloud Partner, realiza todo o processo de migração de licenças do Google Workspace e fornece o suporte necessário para as equipes utilizarem as soluções — inclusive, o Google Planilhas.

Dessa forma, você utiliza esse recurso e desenvolve a sua equipe do setor financeiro para alcançar a mais alta performance. Afinal, as planilhas financeiras trarão dados em tempo real e totalmente atualizados, que permitirão adotar uma gestão data driven.

E você, quer entender melhor como o Google Planilhas pode ajudar sua empresa? Conheça as soluções da SantoDigital e veja como elas podem alavancar seu negócio.

Resumindo

Quais os 5 principais tipos de planilha de controle financeiro?

  • Planilha de gastos diários.
  • Planilha de fluxo de caixa.
  • Planilha de gastos mensais.
  • Planilha de contas.
  • Planilha de DRE.

Quais são as principais rotinas do setor financeiro?

As principais rotinas do setor financeiro são o controle de contas a pagar e a receber, a tesouraria, a previsão de riscos, a gestão de impostos etc. Todas essas atividades contêm dados relevantes para as tomadas de decisão dos gestores e precisam ser bem gerenciadas. Por isso, as planilhas financeiras ajudam a gerar informações e insights úteis para a empresa.

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.