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- nov 15, 2024
Know Your Customer (KYC) é uma estratégia que permite conhecer mais sobre seus clientes para diferenciar seus produtos e serviços. Mais do que isso, é uma possibilidade de evitar golpes na concessão de crédito, garantindo uma verificação de identidade mais rápida.
Por isso, a prática de Conheça seu Cliente contribui para as soluções antifraude. Dessa forma, é possível efetivar um onboarding mais efetivo, que cumpre a legislação vigente e diminui os riscos da operação.
Para ajudar nesse processo, explicamos o que é KYC a partir de agora. Ainda apresentamos sua importância e o que considerar nesse processo. Continue lendo!
Know Your Customer é uma política que visa a conferir a identidade dos clientes para cumprir os aspectos legais e as regulações vigentes. O objetivo do Conheça seu Cliente (em tradução literal) é obter o máximo de informações para reduzir os riscos das operações e garantir mais qualidade e segurança.
Bastante voltado para empresas que podem ser vítimas de golpes e fraudes financeiras, tem foco no compliance e no due diligence. Ou seja, no cumprimento dos regulamentos e leis, e na investigação aprofundada para identificar possíveis problemas.
Portanto, o principal objetivo do KYC é identificar a identidade do consumidor para saber exatamente com quem está interagindo. Assim, é uma estratégia válida para fintechs, bancos, empresas de meio de pagamento e de crédito etc. No entanto, também é adotada por companhias de outros setores devido aos benefícios que traz.
A importância do processo KYC é aumentar a segurança e diminuir os riscos das operações. Assim, penalizações e multas são evitadas por descumprimento das regras válidas para o setor. Também é uma forma de fortalecer o relacionamento com os clientes, reduzindo os crimes financeiros.
Com isso, você consegue proteger o seu negócio do deepfake e da fraude documental. Ainda existem outros fatores que justificam a importância do Know Your Customer.
O compliance significa seguir as regras e os regulamentos, cumprindo as exigências legais. O Conheça seu Cliente facilita a aplicação das boas práticas, porque permite uma apuração mais detalhada.
Ao mesmo tempo, isso melhora o atendimento ao cliente e a reputação do seu negócio. Portanto, tem um impacto positivo na competitividade e no posicionamento de mercado.
Os riscos de fraudes existem para qualquer negócio, mas alguns segmentos trazem mais chance de problemas. Implementar o compliance pleno e evitar as possíveis ameaças são uma forma de manter a boa imagem perante os consumidores e o mercado.
Com o KYC, é possível fazer um monitoramento mais eficiente das operações, especialmente o cadastro de clientes. Além disso, fica mais fácil cruzar dados e criar padrões. O resultado é uma prevenção de fraudes mais precisa e que otimiza o seu negócio.
As fraudes financeiras implicam perdas de dinheiro. Isso acontece devido aos golpes e por conta de problemas na reputação, que ocasionam a migração de clientes para a concorrência.
Com o Know Your Customer, você diminui os riscos, reduz as perdas e otimiza os lucros. Dessa forma, também há melhoria da competitiva e tarifas mais competitivas para os clientes, já que esse custo não precisa ser repassado.
A ideia do Conheça seu Cliente é, justamente, saber com quem está lidando. Portanto, você obtém mais informações, o que ajuda a criar soluções, ter insights, melhorar as interações e criar estratégias de engajamento e comunicação.
Tudo isso aumenta a qualidade do atendimento e dos serviços. Também torna o onboarding digital mais preciso e rápido, melhorando o potencial de fidelização e retenção de clientes.
As informações que devem ser solicitadas no KYC são nome, data de nascimento, endereço, documentos de identificação pessoal e comprovante de renda. Outros dados ainda podem ser exigidos para implementar uma camada de proteção extra, como face match e Optical Character Recognition (OCR).
Por isso, vale a pena usar novas tecnologias, já que elas permitem otimizar o processo de Know Your Customer. Entre elas estão machine learning e inteligência artificial, que automatizam as atividades, monitoram os clientes e identificam padrões que podem indicar fraudes.
Todo o setor financeiro é beneficiado com o KYC. Essas empresas são obrigadas a terem bons procedimentos a fim de evitar lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas.
Isso também vale para empresas de serviços financeiros. Por exemplo, aquelas que oferecem cartões de crédito, empréstimos, processamento de pagamentos, fintechs e plataformas de criptomoedas.
As empresas do setor imobiliário — como construtoras, imobiliárias, gestão de propriedades etc. — também se beneficiam do Know Your Customer para garantir a realização de contratos lícitos, evitando corrupção e lavagem de dinheiro. Além disso, é uma forma de identificar os envolvidos nas transações.
No setor de telecomunicações, os provedores de serviços implementam o Conheça seu Cliente para identificar possíveis usos ilegais dos serviços e atender às obrigações regulatórias.
Empresas de varejo, e-commerce e plataformas de compra usam o Conheça seu Cliente para confirmar a identidade dos clientes, proteger contra o uso indevido de cartões de crédito e mais.
As plataformas de criptoativos podem usar o Know Your Customer para reduzir riscos de crimes financeiros, identificar os usuários e cumprir as regulações vigentes. Isso também previne a lavagem de dinheiro.
As leis que regulamentam o KYC são a Lei 9.613/1998 e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ainda tem a Instrução CVM 617, da Comissão de Valores Mobiliários.
No que se refere à Lei 9.613/1998, as regras são para as instituições financeiras, a fim de evitar lavagem de dinheiro, ocultação de bens etc. Assim, é uma cobrança do próprio Banco Central (Bacen).
Já em relação à LGPD, a exigência é para qualquer empresa. Portanto, o Know Your Customer aumenta o nível de segurança das operações e evita a aplicação de multas por irregularidade.
Por sua vez, a Instrução CVM 617 é uma atualização às regras para prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo. Dessa forma, fica estabelecida a necessidade do Conheça seu Cliente, com detalhamento das práticas.
Você deve automatizar o KYC para prevenir fraudes e implementar processos de verificação de identidade. Além disso, você otimiza o lucro e retém os clientes. A automação do processo é feita por meio de softwares específicos, como o SantoiD, que extrai dados de imagens e identifica os documentos para reduzir os riscos das operações.
Assim, o Know Your Customer é uma prática para aumentar a segurança e a prevenção. Com isso, o onboarding de clientes é melhorado e as exigências legais são cumpridas.
No caso do SantoiD, a solução reconhece e extrai os dados dos documentos. Dessa forma, você automatiza os processos operacionais em diferentes aspectos fazendo a validação de identidade e a prevenção de fraudes.
Você pode saber mais sobre o SantoiD vendo este case com a Healthtech Orizon, que automatizou os processos de análises de guias médicas e deixou mais tempo para a equipe realizar atividades estratégicas.
Desse modo, você consegue automatizar os processos na sua empresa e implementar o Know Your Customer. Assim, você consegue conhecer seu cliente, evita riscos, diminui as fraudes e ainda pode melhorar a sua margem de lucro.
E você, quer atingir esse patamar? Conheça o SantoiD e entenda como é possível transformar a sua maneira de fazer negócios.
O Conheça seu Cliente é uma política que visa a conferir a identidade dos clientes para cumprir os aspectos legais e as regulações vigentes. O objetivo do Know Your Customer é obter o máximo de informações para reduzir os riscos das operações e garantir mais qualidade e segurança.
As instituições obrigadas a fazer o processo Conheça seu Cliente são aquelas que correm riscos de fraudes, financiamento ao terrorismo, lavagem de dinheiro e corrupção. Entre elas, as instituições financeiras.