Ir para o site
  • G Suite

Inteligência Artificial: entenda as principais aplicações para a sua empresa

  • Por: SantoDigital
  • maio 14, 2020
  • 6 minutos

As aplicações da Inteligência Artificial (IA), definitivamente, estão causando uma verdadeira revolução. Cada vez mais empresas têm utilizado essa tecnologia para melhorar a produtividade, reduzir os custos e aumentar a segurança digital, dentre outros benefícios. Os impactos também serão percebidos no mercado de trabalho, que precisará se adaptar diante dessas mudanças.

Mas, afinal, como a IA está sendo utilizada? Quais as principais aplicações e por que sua empresa precisa ficar atenta a elas? Descubra a seguir!

O que é inteligência artificial?

O jargão “inteligência artificial” surgiu em 1956, diante das primeiras pesquisas de um grupo de cientistas da Dartmouth College, nos EUA.

A ideia dos cientistas era descrever com tamanha precisão a inteligência humana, que seria possível simular em máquinas. Passados mais de cinquenta anos, vemos inúmeros avanços na pesquisa iniciada na universidade americana.

Hoje podemos definir a inteligência artificial (IA) como a área da ciência da computação que se concentra em desenvolver softwares e máquinas com comportamento inteligente.

Em termos informais, IA pode ser categorizada como máquinas que “pensam” como os humanos. Um sistema inteligente normalmente consegue analisar dados em grande escala, compreender padrões e tendências e realizar predições com rapidez e precisão.

Mas a grande novidade para as empresas é que a IA está tornando as tarefas corriqueiras mais inteligentes e ágeis. Como? Realizando as chamadas análises preditivas.

Aplicações da Inteligência Artificial na segurança digital

A IA já está muito presente nos aplicativos de segurança digital. Por outro lado, espera-se um aumento no uso malicioso dessa tecnologia, que pode se manifestar em particular através da identificação de vulnerabilidades de software.

De fato, somente ferramentas de proteção inteligentes serão capazes de conter essas ameaças cada vez mais sofisticadas.

Nesse contexto, as ferramentas de Machine Learning e os sistemas de IA estão ganhando relevância para automatizar a detecção de ameaças e a resposta a incidentes.

Diante de constantes mudanças de malware, essas soluções baseadas em Inteligência Artificial tornam-se essenciais para combater ataques como vírus polimórficos, DDoS e phishing.

Além disso, a mesma técnica utilizada pelos hackers para identificar vulnerabilidades com a IA, pode ser utilizada pelas equipes de segurança que podem, assim, realizar procedimentos proativos de proteção.

Assistentes pessoais

A Siri da Apple é um bom exemplo de assistente virtual que facilita processos simples. Os colaboradores podem consultar os calendários e visualizar tarefas, além de acionar alarmes e lembretes para não deixar passar nenhuma atividade. Tudo isso por comando de voz.

Robotização

Os robôs mais modernos podem não estar tão longe dos filmes de ficção — eles já conseguem trabalhar autonomamente e aprender novos padrões em tempo real, além de interagir com outras máquinas. Alguns nem precisam ser programados, bastando ser ensinados uma vez a fazer o trabalho.

Chatbots

Os chatbots são recursos de inteligência artificial que utilizam conversas com linguagem descomplicada para interagir com apps, bem como otimizar o atendimento ao público.

Para isso, reproduzem o comportamento decisório de um ser humano: eles podem reconhecer nomes, números impressos em documentações e de avaliar a expressão do cliente.

Quando são ligados aos bancos de dados da empresa, onde estão gravadas todas as informações necessárias ao trabalho, os chatbots fazem conexões com o que o usuário está solicitando. Eles podem inclusive resolver alguns problemas por conta própria. A SantoDigital pode ajudar nesse processo.

Watson

Queridinho no ramo da computação cognitiva, Watson é um sistema que fala e entende a fala de terceiros. A tecnologia tem potencial para facilitar o atendimento aos clientes, o treinamento de funcionários e a gestão financeira. A grande sacada do sistema é aprender com a própria experiência, oferecendo resultados cada vez mais precisos.

Aplicações bônus

A aplicabilidade da inteligência artificial é um processo em constante evolução. Por isso, trouxemos alguns exemplos bônus para inspirar a modernização do seu negócio.

IA generativa

A inteligência artificial generativa está permitindo a criação de conteúdo novo e original, como imagens, música e texto, com base em exemplos existentes. Essa tecnologia tem aplicações em áreas como design, arte e entretenimento, possibilitando a criação de obras únicas e inovadoras.

Automação de processos

A automação de processos por meio da inteligência artificial está revolucionando a maneira como as empresas operam, permitindo a realização de tarefas repetitivas de forma mais eficiente e rápida. Isso libera recursos humanos para atividades mais estratégicas e criativas.

Desenvolvimento de produtos

A inteligência artificial está sendo amplamente utilizada no desenvolvimento de produtos, desde a fase de concepção até a produção em larga escala. Algoritmos de IA podem ajudar a identificar necessidades do mercado, otimizar o design e aprimorar a qualidade dos produtos.

Segurança digital

A segurança digital é uma área em que a inteligência artificial desempenha um papel crucial. Ferramentas baseadas em IA são essenciais para detectar e responder a ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas, protegendo dados e sistemas contra ataques como vírus, phishing e malware.

Tomada de decisões

A inteligência artificial pode auxiliar na tomada de decisões em diversos contextos, fornecendo insights baseados em análise de dados e modelos preditivos. Isso permite que empresas e indivíduos tomem decisões mais informadas e eficazes em áreas como finanças, saúde, logística e muito mais.

Algoritmos de recomendação e mecanismos de pesquisa

Os algoritmos de recomendação e os mecanismos de pesquisa são fundamentais para personalizar a experiência do usuário na internet. A inteligência artificial é utilizada para analisar o comportamento e as preferências dos usuários, oferecendo recomendações de conteúdo, produtos e serviços relevantes, além de melhorar os resultados de busca de forma mais precisa e eficiente.

Como a IA muda o Relacionamento com clientes?

A Inteligência Artificial está mudando a maneira como as empresas. Ou seja, elas estão se relacionando com seus públicos de uma maneira sem precedentes. Algumas das projeções mais recentes sugerem que, até 2025, mais de 95% das interações com os clientes ocorrerão por meio dos modos suportados por essa tecnologia.

Os clientes também estão mais exigentes e, atualmente, esperam uma experiência omnichannel integrada com interações altamente personalizadas.

Portanto, as empresas precisam aproveitar a Inteligência Artificial para fornecer interações proativas, usuais, integradas e convenientes ao longo da jornada de compra, para reinventar a experiência do cliente.

Veja algumas formas como é possível utilizar essa tecnologia para melhorar o relacionamento com o cliente:

Tendências preditivas e personalização

A Inteligência Artificial está ajudando as empresas a criar experiências que se integram naturalmente ao dia a dia dos consumidores. A previsão e a personalização inteligentes estão fazendo com que os clientes sintam como se o produto ou serviço fosse personalizado apenas para eles.

Os sistemas habilitados para IA podem prever a probabilidade de comportamentos futuros com alta precisão, enquanto encontram simultaneamente os fatores subjacentes à satisfação do cliente.

Além disso, os algoritmos de IA desenvolvem sistematicamente perfis de clientes usando Big Data, para identificar tendências, permitindo que sua empresa esteja sempre à frente.

Dotadas de inteligência artificial, as máquinas se tornam capazes de predizer cenários e encontrar soluções para as problemáticas dos gestores.

Por exemplo, ela pode auxiliar na mensuração da eficiência das campanhas de marketing e dos planos de ação da empresa antes de colocá-los em prática.

Há também tecnologias capazes de segmentar seus clientes com base em comportamentos preditivos, agrupando os consumidores de acordo com seus padrões de resposta às ações da marca.

Marketing direcionado

Não é novidade para os profissionais de Marketing que o conteúdo personalizado é mais eficaz para o envolvimento do cliente. Nesse sentido, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para formular campanhas que transmitam mensagens mais impactantes para seu público.

Mapeando e entendendo o comportamento de seu público-alvo, as empresas podem projetar e entregar campanhas personalizadas. Com os recursos atuais, tornou-se fácil oferecer recomendações com base no histórico de cada cliente.

Atendimento automatizado ao cliente

A IA tem possibilitado que as empresas ofereçam um atendimento rápido, eficiente e sem complicações, por meio dos Chatbots, robôs virtuais capazes de imitar a linguagem humana.

Essas aplicações podem entender todo o histórico de um cliente antes de cada interação e oferecer respostas rápidas e personalizadas 24 horas por dia.

Automação de processos

Quando se fala em Inteligência Artificial, a primeira coisa que vem à cabeça de muitas pessoas está relacionada com robôs realizando atividades humanas. Essa ideia, certamente, sofre influência dos filmes de ficção.

De fato, a realidade não está muito longe disso, embora, na prática, difira um pouco da abordagem cinematográfica.

Hoje, muitas atividades que antigamente eram realizadas por humanos, são desempenhadas por robôs. Isso se traduz em mais produtividade, menos erros e menos custos. Ou seja, maior lucratividade e melhor desempenho econômico.

Quais as aplicações da inteligência artificial em diferentes setores?

Projeções indicam que, nos próximos anos, grande parte dos negócios serão impactados significativamente pela IA. É o que mostra o relatório do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID), que indica que essa tecnologia será essencial para o desenvolvimento dos países da América Latina e Caribe.

Segundo estudo da PWC, até 2030, 30% dos trabalhos que hoje são realizados por humanos serão automatizados. Isso envolve, entre outros:

Saúde

Com a IA, diagnósticos, recomendações de tratamentos e exames podem ser realizados muito mais rapidamente e com maior índice de precisão.

Transportes

Meios de transporte inteligentes e autônomos, aplicações para traçar rotas mais rápidas e baratas, etc, já são realidade e serão amplamente utilizados nos próximos anos.

Atividades administrativas

Tarefas repetitivas e com baixo valor agregado serão realizadas por aplicações digitais. Além disso, diversas atividades que envolvam reconhecimento e classificação de informações também serão automatizadas. Um bom exemplo é a aplicação IRIS OCR, ou Reconhecimento Óptico de Caracteres.

Tomada de decisões

Mesmo atividades complexas, como tomada de decisão, podem ser automatizadas. Essa é a realidade proporcionada pelo Deep Learning, um segmento da Inteligência Artificial focada no autoaprendizado.

Aplicações desenvolvidas com essa tecnologia são capazes de comparar diferentes cenários, avaliar hipóteses e escolher ações apropriadas em  diversas situações.

Além dos exemplos citados, a IA será amplamente utilizada em soluções de segurança pública, manufatura, agricultura, etc. A cada dia, surgem novas possibilidades para uso dessa tecnologia, que se aperfeiçoa cada vez mais.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as principais aplicações de Inteligência Artificial nas empresas e seus benefícios.

Entre em contato com a SantoDigital e descubra formas de como você pode implementar essa tecnologia na sua empresa e melhorar suas operações, processos e resultados.

Se você gostou deste conteúdo sobre aplicações da inteligência artificial, não deixe de conferir como a Nuvem e a Inteligência Artificial podem contribuir para projetos da Internet das Coisas.

Resumindo

Como a inteligência artificial pode ser aplicada nas empresas?

A inteligência artificial pode ser aplicada nas empresas para melhorar processos e tomada de decisões. Suas principais aplicações incluem automação de tarefas, análise de dados, atendimento ao cliente e otimização de recursos.

Quais são as principais aplicações da inteligência artificial?

Os principais aplicativos da inteligência artificial incluem automação de tarefas, análise de dados, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, visão computacional e sistemas de recomendação.

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.