Inteligência Artificial: entenda as principais aplicações para a sua empresa

Home G Suite
Inteligência Artificial: entenda as principais aplicações para a sua empresa

Inteligência Artificial: entenda as principais aplicações para a sua empresa

A Inteligência Artificial (IA), definitivamente, está causando uma verdadeira revolução. Cada vez mais empresas têm utilizado essa tecnologia para melhorar a produtividade, reduzir os custos e aumentar a segurança digital, dentre outros benefícios. Os impactos também serão percebidos no mercado de trabalho, que precisará se adaptar diante dessas mudanças.

Mas, afinal, como a IA está sendo utilizada? Quais as principais aplicações e porque sua empresa precisa ficar atenta a elas? Descubra a seguir!

Inteligência Artificial e a segurança digital

A IA já está muito presente nos aplicativos de segurança digital. Por outro lado, espera-se um aumento no uso malicioso dessa tecnologia, que pode se manifestar em particular através da identificação de vulnerabilidades de software.

De fato, somente ferramentas de proteção inteligentes serão capazes de conter essas ameaças cada vez mais sofisticadas.

Nesse contexto, as ferramentas de Machine Learning e os sistemas de IA estão ganhando relevância para automatizar a detecção de ameaças e a resposta a incidentes.

Diante de constantes mudanças de malware, essas soluções baseadas em Inteligência Artificial tornam-se essenciais para combater ataques como vírus polimórficos, DDoS e phishing.

Além disso, a mesma técnica utilizada pelos hackers para identificar vulnerabilidades com a IA, pode ser utilizada pelas equipes de segurança que podem, assim, realizar procedimentos proativos de proteção.

Relacionamento com clientes

A Inteligência Artificial está mudando a maneira como as empresas. Ou seja, elas estão se relacionando com seus públicos de uma maneira sem precedentes. Algumas das projeções mais recentes sugerem que, até 2025, mais de 95% dos interações com os clientes ocorrerão por meio dos modos suportados por essa tecnologia.

Os clientes também estão mais exigentes e, atualmente, esperam uma experiência omnichannel integrada com interações altamente personalizadas.

Portanto, as empresas precisam aproveitar a Inteligência Artificial para fornecer interações proativas, usuais, integradas e convenientes ao longo da jornada de compra, para reinventar a experiência do cliente.

Veja algumas formas como é possível utilizar essa tecnologia para melhorar o relacionamento com o cliente:

  • Tendências preditivas e personalização: A Inteligência Artificial está ajudando as empresas a criar experiências que se integram naturalmente ao dia a dia dos consumidores. A previsão e a personalização inteligentes estão fazendo com que os clientes sintam como se o produto ou serviço fosse personalizado apenas para eles.

Os sistemas habilitados para IA podem prever a probabilidade de comportamentos futuros com alta precisão, enquanto encontram simultaneamente os fatores subjacentes à satisfação do cliente.

Além disso, os algoritmos de IA desenvolvem sistematicamente perfis de clientes usando Big Data, para identificar tendências, permitindo que sua empresa esteja sempre à frente.

  • Marketing direcionado: Não é novidade para os profissionais de Marketing que o conteúdo personalizado é mais eficaz para o envolvimento do cliente. Nesse sentido, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para formular campanhas que transmitam mensagens mais impactantes para seu público.

Mapeando e entendendo o comportamento de seu público-alvo, as empresas podem projetar e entregar campanhas personalizadas. Com os recursos atuais, tornou-se fácil oferecer recomendações com base no histórico de cada cliente.

  • Atendimento automatizado ao cliente: A IA tem possibilitado que as empresas ofereçam um atendimento rápido, eficiente e sem complicações, por meio dos Chatbots, robôs virtuais capazes de imitar a linguagem humana.

Essas aplicações podem entender todo o histórico de um cliente antes de cada interação e oferecer respostas rápidas e personalizadas 24 horas por dia.

Automação de processos

Quando se fala em Inteligência Artificial, a primeira coisa que vem à cabeça de muitas pessoas está relacionada com robôs realizando atividades humanas. Essa ideia, certamente, sofre influência dos filmes de ficção.

De fato, a realidade não está muito longe disso, embora, na prática, difira um pouco da abordagem cinematográfica.

Hoje, muitas atividades que antigamente eram realizadas por humanos, são desempenhadas por robôs. Isso se traduz em mais produtividade, menos erros e menos custos. Ou seja, maior lucratividade e melhor desempenho econômico.

Projeções indicam que, nos próximos anos, grande parte dos negócios serão impactados significativamente pela IA. É o que mostra o relatório do Banco Interamericano Desenvolvimento (BID), que indica que essa tecnologia será essencial para o desenvolvimento dos países da América Latina e Caribe.

Segundo estudo da PWC, até 2030, 30% dos trabalhos que hoje são realizados por humanos serão automatizados. Isso envolve, entre outros:

Saúde

Com a IA, diagnósticos, recomendações de tratamentos e exames podem ser realizados muito mais rapidamente e com maior índice de precisão.

Transportes

Meios de transporte inteligentes e autônomos, aplicações para traçar rotas mais rápidas e baratas, etc, já são realidade e serão amplamente utilizados nos próximos anos.

Atividades administrativas

Tarefas repetitivas e com baixo valor agregado serão realizadas por aplicações digitais. Além disso, diversas atividades que envolvam reconhecimento e classificação de informações também serão automatizadas. Um bom exemplo é a aplicação IRIS OCR, ou Reconhecimento Óptico de Caracteres.

Tomada de decisões

Mesmo atividades complexas, como tomada de decisão, podem ser automatizadas. Essa é a realidade proporcionada pelo Deep Learning, um segmento da Inteligência Artificial focada no auto-aprendizado.

Aplicações desenvolvidas com essa tecnologia são capazes de comparar diferentes cenários, avaliar hipóteses e escolher ações apropriadas em  diversas situações.

Além dos exemplos citados, a IA será amplamente utilizada em soluções de segurança pública, manufatura, agricultura, etc. A cada dia, surgem novas possibilidades para uso dessa tecnologia, que se aperfeiçoa cada vez mais.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as principais aplicações de Inteligência Artificial nas empresas e seus benefícios.

Entre em contato com a SantoDigital e descubra formas de como você pode implementar essa tecnologia na sua empresa e melhorar suas operações, processos e resultados.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir como a Nuvem e a Inteligência Artificial podem contribuir para projetos da Internet das Coisas.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: