Google Cloud Platform: 3 razões para migrar a sua infraestrutura hoje mesmo

Home Cloud Computing
Google Cloud Platform: 3 razões para migrar a sua infraestrutura hoje mesmo

Google Cloud Platform: 3 razões para migrar a sua infraestrutura hoje mesmo

Quando uma empresa decide migrar para a nuvem, um dos maiores desafios é escolher a solução que melhor se adeque a sua necessidade. Dentre as opções disponíveis no mercado, uma das que mais se destacam é o Google Cloud Platform.

Não é para menos. Além de ser um produto desenvolvido pela gigante do setor de tecnologia, a nuvem do Google conta com uma série de recursos e ferramentas que a fazem ter um dos melhores custo-benefício do mercado.

Conheça a seguir algumas das principais razões porque você deve migrar a sua infraestrutura para Google Cloud Platform!

1. Flexibilidade

Google Cloud Platform oferece uma grande variedade de serviços que podem ser ajustados às necessidades específicas de sua empresa. Dentre eles, podemos citar:

Compute Engine: a infraestrutura do Google como serviço (IaaS) permite que você implante sua carga de trabalho em máquinas virtuais e assuma o controle total. Assim, você pode definir como sua infraestrutura é escalada à medida que sua empresa cresce, pagando apenas pelos recursos que usar.

App Engine: desenvolva e execute seus aplicativos sem o ônus de instalar e manter os requisitos de infraestrutura. É uma oferta de plataforma como serviço (PaaS) que permite que os desenvolvedores se concentrem apenas no código. Também fornece uma boa estrutura de dimensionamento automático que pode  aumentar ou diminuir as instâncias do Google Compute Engine de acordo com a variação de demanda.

Armazenamento em nuvem: mantenha seus dados de aplicativos e usuários disponíveis e protegidos usando serviços de armazenamento escalável.

Big Querycom essa ferramenta, você pode aproveitar parte do mecanismo interno de análise de Big Data do Google para  executar consultas assíncronas interativas, semelhantes a SQL, em uma infraestrutura escalável. As operações de carregamento e exportação são gratuitas, você paga apenas pelo armazenamento e pelas consultas de dados.

Além de todos esses serviços, no Google Cloud Platform você ainda conta como DNS distribuído,  proteção contra ataques DDoS, Machine Learning, etc. Ou seja, você passa a contar com um conjunto de ferramentas que possibilitam à sua empresa se tornar mais competitiva, produtiva e digital.

2. Ferramentas poderosas

O Google Cloud Platform conta com um tipo de conjunto de ferramentas de administração de linha de comando chamado Google Cloud SDK.

Trata-se de um amplo conjunto de ferramentas e bibliotecas que facilita tarefas do dia a dia, como criação e gerenciamento de recursos em ambientes em nuvem. De fato, é muito mais que isso. Juntamente com as APIs fornecidas por todos os serviços em nuvem listados acima, os comandos do SDK permitem a criação do ciclo de vida de desenvolvimento completo de seus aplicativos na nuvem. Assim, essa tarefa se torna muito mais ágil e produtiva.

Além do SDK, também existem outros recursos, como Google Cloud Deployment Manager, que podem ajudá-lo a obter fluxos de trabalho ainda mais automatizados e otimizados para executar seu aplicativo ou infraestrutura de negócios.

O Google Cloud Deployment Manager  fornece uma estrutura de modelo simples para definir programaticamente ambientes virtuais complexos e implantá-los com um único comando.

Outro exemplo é o KissFlow Workflow, que também pode ser utilizado para automatizar processos. De tão fácil de usar, essa ferramenta dispensa o conhecimento de programação. Você consegue criar aplicativos de forma rápida, simples e intuitiva. A plataforma conta com um assistente virtual que ajuda na criação de formulários, listas, etc.

3. Segurança de última geração

Outra grande razão é a proteção de dados. Escolher o Google Cloud Platform significa que você obtém o benefício de um modelo de segurança construído ao longo de 15 anos.

Como você sabe, o Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e não teria chegado onde chegou sem focar na segurança da informação.

Alguns dos recursos de segurança do Google Cloud Platform incluem:

  • Criptografia de ponta a ponta: Todos os dados são criptografados em trânsito e em repouso. Dessa forma, mesmo se suas informações forem interceptadas, elas estarão inacessíveis.
  • Verificação em duas etapas e chaves de segurança: Mesmo que as credenciais de segurança de um funcionário sejam comprometidas, a verificação em duas etapas ajudará a impedir que hackers acessem a conta sem uma chave de segurança física.
  • Central de segurança do G Suite: Monitore seu domínio do G Suite quanto a ameaças de segurança. Veja análises automáticas e siga as práticas recomendadas.
  • Serviço de Gerenciamento de Dispositivos Móveis:  Com ele, você pode monitorar, reduzir e mitigar os riscos de segurança e ameaças no domínio G Suite da sua empresa.

A SantoDigital é uma das principais parceiras Google na América Latina. Com ela, sua empresa passa a contar com assessoria de profissionais especializados nas soluções Google, além de serviços sob medida e suporte técnico disponível 24/7.

Se você ficou interessado, não deixe de conferir como a SantoDigital pode ser aliada na sua migração para a nuvem.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: