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- nov 15, 2024
Quais ferramentas de segurança da informação são usadas na sua empresa? Queira ou não, saber essa resposta é fundamental atualmente. Isso porque a proteção dos diferentes elementos pessoais e corporativos é exigida tanto pelos clientes quanto pela Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (LGPD).
Portanto, é importante adotar os recursos certos para evitar problemas e entender exatamente o que é segurança de dados. Especialmente, em um país que costuma ser alvo de hackers e crackers. Para ter uma ideia, o mundo registra um ataque cibernético a cada 39 segundos.
Além disso, houve um crescimento de 400% no número de invasões a APIs somente no primeiro trimestre de 2023. Nesse cenário, o Brasil é um país bastante visado. Tanto que é o segundo da América Latina mais afetado por ciberataques.
Isso significa que, somente em 2022, foram realizadas 103,16 bilhões de tentativas invasoras. Esse dado representou uma alta de 16% em comparação com 2021. Como resultado, os investimentos em segurança da informação devem alcançar 1,3 bilhão de dólares no Brasil até dezembro de 2023.
Nesse cenário, sua empresa não pode ficar para trás. Então, que tal entender mais sobre as ferramentas úteis para a segurança dos dados? Leia este post e entenda.
As ferramentas de segurança da informação são aplicativos que protegem e bloqueiam o acesso de vulnerabilidades ao sistema, além de identificá-las, quando ultrapassam a barreira. Esses invasores também podem infectar a rede de internet móvel e fixa de uma casa ou empresa. Por isso, é preciso usar recursos para impedir o ataque, como antivírus, criptografia e firewall.
É importante destacar que uma casa precisa de menos ferramentas, quando comparada a uma empresa. Isso porque as informações corporativas são mais sensíveis. Afinal, o vazamento de algum dado relevante pode fazer o negócio perder vantagem competitiva, por exemplo.
Dentro desse escopo, existem várias alternativas de ferramentas para a segurança da informação. Algumas delas são aquelas voltadas a:
As ferramentas de segurança da informação funcionam como barreiras de proteção. Várias camadas de defesa são adicionadas na rede e nos dispositivos, com controles e políticas específicas. A partir disso, cada usuário pode acessar os níveis aos quais tem acesso, enquanto os invasores tendem a ser bloqueados.
O ideal é usar mais de uma ferramenta ao mesmo tempo. Isso porque cada uma delas tem limitações. Por exemplo, o antivírus bloqueia as ameaças que estão registradas em sua base de dados. No entanto, um malware com outra especificação conseguirá ultrapassar essa barreira de proteção.
Além disso, vale a pena investir na infraestrutura em cloud computing. Assim, os recursos de proteção dos dados são implementados por uma empresa terceirizada e atuam de forma mais estratégica.
Sem contar que os sete pilares da segurança da informação são devidamente efetivados no seu negócio. Eles são:
Ou seja, o projeto de segurança em TI é implementado de forma mais adequada e garante uma proteção maior. Como consequência, sua equipe atua de forma estratégica e com foco no core business.
As ferramentas de segurança da informação permitem garantir a integridade dos dados, a credibilidade da empresa e a proteção de informações estratégicas. Isso gera melhoria da vantagem competitiva do negócio, além de evitar custos desnecessários.
Nesse sentido, é importante compreender o que a falta de segurança da informação gera para o negócio. Entre os principais riscos estão:
Apesar desses riscos serem significativos, ainda há muitos questionamentos sobre por que investir na segurança da informação para sua empresa. Os principais propósitos são prevenção, recuperação e mitigação.
Ou seja, é possível evitar vazamentos e invasões, reduzir a chance das ameaças entrarem no sistema e recuperar qualquer situação de desastre, por meio de um disaster recovery, por exemplo.
Para atingir esse patamar, é importante utilizar ferramentas de backup. Duas das principais são o Google Cloud Storage e o Google Vault. A primeira é a ferramenta de backup, que evita perdas e permite diminuir o espaço ocupado no armazenamento do data center.
Por sua vez, o Google Vault é uma ferramenta que facilita o gerenciamento de todas as informações do Google Workspace. Assim, todas as políticas de armazenamento e retenção de dados são definidas, e as informações são recuperadas ou exportadas com o auxílio do e-discovery.
A importância da segurança da informação e do uso de boas ferramentas é garantir a proteção e o bom armazenamento dos dados corporativos. Isso é possível com a ajuda do Google Vault e do Cloud Storage.
A seguir, detalharemos melhor cada uma das ferramentas para você entender como elas funcionam. Saiba mais!
Essa é a ferramenta do Google utilizada para armazenar dados na nuvem pública corporativa. Toda a infraestrutura robusta do Google Cloud é usada para guardar um grande volume de dados não estruturados, sendo que essa responsabilidade passa a ser do provedor.
Além disso, assegura-se mais facilidade de acesso e flexibilidade de espaço de armazenamento. Dessa forma, você pode escolher uma das opções existentes (Standard Storage, Nearline Storage, Coldline Storage e Archive Storage).
Ao utilizar o Google Cloud Storage como ferramenta de segurança da informação, toda a sua infraestrutura é otimizada. Além disso, vários benefícios são alcançados, como:
O Google Vault é acessado pelo Google Workspace. Os superadministradores podem gerenciar todas as informações e definir regras de preservação, retenção e acesso. Além disso, a ferramenta de e-discovery favorece a recuperação de dados em caso de desastre. Isso porque a ferramenta, também chamada de descoberta eletrônica, foca a busca e a localização de dados em formato digital.
Uma característica importante do Google Vault é reter, pesquisar e exportar os dados de apps selecionados para utilizar no site Google Workspace nas versões Enterprise e Business. Dessa forma, é possível armazenar as informações de:
Portanto, o Vault melhora a experiência dos usuários e traz eficiência e agilidade para a rotina de trabalho. Nesse sentido, existem 5 razões para usar o Google Apps Vault na sua empresa. Elas são:
Para implementar as ferramentas de segurança da informação, é necessário contar com um parceiro estratégico. A SantoDigital tem experiência na migração de licenças de Google Workspace e projetos de Google Cloud Platform.
Todo o processo é realizado de maneira eficiente e com uma equipe especializada. Assim, primeiro é realizado um planejamento estratégico, que verifica todas as necessidades da sua empresa.
Então, é feita a implementação, seguida do treinamento da equipe para garantir o melhor aproveitamento possível das ferramentas para segurança dos dados. Ainda é possível ter suporte continuado 24×7, a fim de resolver todos os questionamentos, dúvidas e problemas que existirem.
Assim, você desenvolve suas equipes para atingirem a alta performance. Isso porque toda a parte de proteção dos dados está assegurada pelo provedor. Ou seja, os colaboradores da sua empresa apenas adotam as boas práticas e deixam de se preocupar com esse quesito, já que as ferramentas de segurança da informação cumprem o seu papel.
Então, que tal implementar esses recursos no seu negócio? Conheça as soluções da SantoDigital e entenda como podem ajudar a sua empresa a se destacar!