Ir para o site
  • Segurança

Assessment de segurança: o que é qual sua importância para as empresas?

  • Por: SantoDigital
  • fev 15, 2023
  • 4 minutos

Como se sabe, nos serviços gerenciados de TI, a segurança da informação é um dos processos que mais demandam cuidados na empresa, principalmente com novas ameaças surgindo a cada momento. 

Nesse sentido, o assessment de segurança se faz fundamental, já que através dele é possível identificar falhas e corrigir vulnerabilidades antes que problemas graves aconteçam.

Desse modo, hoje falaremos sobre o assessment de segurança, mostrando o que ele é, qual a sua importância, como ele funciona e muito mais. Confira.

O que é assessment de segurança?

O assessment de segurança faz uso de um conjunto de ferramentas para analisar as principais vulnerabilidades dentro de uma empresa, sobretudo, no âmbito tecnológico. Ou seja, ele consegue mensurar os riscos de certas operações, permitindo que gestores possam tomar providências de forma antecipada.

O trabalho do assessment de segurança repousa sobre 5 pilares fundamentais: Integridade, Legalidade, Autenticidade, Confidencialidade e a Disponibilidade. Além disso, é feita uma avaliação minuciosa relacionada às pessoas que possuem acesso às informações da empresa e ao período que elas estão sendo acessadas.

E quais são os 5 pilares da segurança da informação?

Confidencialidade

A confidencialidade diz respeito à segregação de dados, ou seja, ao acesso restrito a determinadas informações por determinados gestores e colaboradores. Por exemplo, os dados pertencentes ao RH só podem ser acessados por pessoas que trabalham nesse setor.

Integridade

Os dados da empresa precisam ser confiáveis e se manterem íntegros. Do contrário, a tomada de decisões baseadas em informações imprecisas podem trazer complicações graves a curto/médio prazo. Existem diversos mecanismos capazes de contribuir com a legitimidade desse processo.

Disponibilidade

O terceiro pilar é a Disponibilidade, que nada mais é do que a prontidão das informações sempre que elas forem solicitadas. Em suma, esse pilar exerce um papel extremamente importante no bom funcionamento de um sistema de dados.

Autenticidade

Para garantir que as informações sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas e não sofram alterações provenientes de ameaças externas, faz-se necessário a criação de login e senha. Em síntese, isso manterá a autenticidade de documentos e de todo tipo de conteúdo presente no sistema da empresa.

Legalidade

Por último, é necessário adotar uma Política de Segurança que seja capaz de assegurar a legalidade de todos os procedimentos adotados. Do contrário, a empresa poderá sofrer sanções e multas dos órgãos reguladores, impactando tanto o seu funcionamento, quanto seus índices de produtividade.

Vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil desde o ano de 2020, fazendo deste um dos pilares mais importantes da relação.

Qual a importância do assessment de segurança?

Segundo especialistas de TI, grande parte dos ataques cibernéticos poderiam ter sido evitados, caso as pessoas tivessem seguido alguns protocolos essenciais de segurança.

Entretanto, em razão dos prejuízos causados por esses ciberataques, muitas empresas passaram a investir em soluções de proteção e a analisar com mais cautela o atual cenário da segurança da informação.

Portanto, estar atento ao gerenciamento de dados e promover o assessment de segurança impede que ataques como o ransomware consigam invadir o sistema e alterar os registros da companhia e dos clientes.

Mas, além de proteger as informações, o assessment de segurança também possibilita:

  • Reconhecimento das melhores opções de backup, levando em consideração o atual cenário do seu negócio;
  • Banco de dados otimizado e seguindo os 5 principais pilares de segurança (Disponibilidade, Autenticidade, Integridade Confidencialidade Legalidade);
  • Mitigação de inovações e prejuízos no departamento de TI;
  • Adoção de políticas de compliance envolvendo o uso de desktops e dispositivos da organização.

Como funciona o assessment de segurança?

Para que o assessment de segurança possa ser implementado com sucesso, é preciso que a empresa responsável por realizar esse serviço esteja atenta a diversos fatores. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Priorização de ativos

Entende-se por ativos todos os registros e documentos importantes para o negócio, por exemplo, certidões e informações de clientes, dados operacionais, etc. Feita essa lista, ficará mais fácil definir as prioridades e seguir com as outras etapas do processo.

Identificação das principais ameaças

Pode ser considerado ameaça tudo aquilo que coloca em risco os ativos da organização. Embora muitas pessoas pensem que esses perigos são provenientes do ambiente externo, na verdade, eles também podem ser encontrados internamente. Desse modo, faça uma triagem minuciosa e analise as principais ameaças.

Verificação de controles

Os controles técnicos servem para averiguar a possibilidade de determinada ameaça se aproveitar da vulnerabilidade do sistema. Assim, soluções em criptografia e autenticação, podem ser consideradas dois tipos de controles técnicos. Já com relação aos controles não técnicos, podemos usar de exemplo as políticas de segurança.

Interessante ressaltar que ambos os procedimentos podem atuar em conjunto, tanto para fins de prevenção, como para de detecção. 

No primeiro, são adotadas estratégias para evitar o aparecimento de problemas. No segundo, é realizado o apontamento de riscos que já ocorreram, possibilitando que os gestores consigam tomar providências a respeito.

Mensuração das chances de Incidente

Estude o quão poderosa é a ameaça e determine a probabilidade dela conseguir explorar as vulnerabilidades dos seus sistemas. Para definir o grau de risco, use uma escala simples de baixo, médio e alto risco.

Tamanho do impacto

Imagine um cenário onde as ameaças conseguissem transpor os limites de segurança e avalie o tamanho do impacto causado. Para entender melhor os efeitos negativos, utilize a mesma escala de risco do exemplo anterior: baixo, médio e alto.

Priorização

O principal objetivo da priorização é avaliar os riscos mais substanciais e se concentrar neles primeiro. O modo mais simples de fazer isso é calculando a gravidade dos impactos causados e sua probabilidade de acontecimento.

Recomendação de Medidas

A escala de gravidade vai determinar o que pode ser feito para aumentar o nível de segurança do setor de TI — isso levando em consideração aspectos como custo-benefício, regulamentações aplicáveis, impacto operacional, confiabilidade, entre outros.

Relatório de avaliação

Por último, a equipe de gerenciamento de riscos fica responsável por elaborar estratégias eficazes de proteção, baseando-se nos relatórios de avaliação gerados no decorrer do processo. 

Conforme já falamos neste tópico, cada ameaça precisa ser estudada de forma individual, calculando o tamanho do seu impacto, seus riscos e probabilidade de acontecimento.

Conte com a SantoDigital na hora de implementar o assessment de segurança no seu negócio

A SantoDigital é uma empresa especialista em segurança de infraestrutura para ambientes, sendo uma das companhias referência em assessment de segurança no Brasil.

Com tecnologia de ponta e profissionais capacitados, a SantoDigital manterá seus dados protegidos contra ameaças internas e externas, além de promover um ambiente mais seguro para clientes e colaboradores.

Desse modo, para saber mais a respeito da nossa solução, não se esqueça de visitar o nosso site e falar com um de nossos especialistas.

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.