- 3 minutos
- nov 15, 2024
Em uma empresa, é fundamental executar os processos da forma certa, com produtividade e direcionamento para atingir os objetivos organizacionais. Ou seja, é necessário ter eficiência e eficácia. Esses dois conceitos podem ser aplicados de diferentes maneiras. Uma delas é o gerenciamento de custos.
Essa prática está diretamente relacionada à gestão empresarial. Afinal, ao aumentar a eficiência e reduzir custos sem deixar de lado o alcance de resultados (eficácia), seu negócio chega ao sucesso.
Para atingir esse patamar, torna-se necessário adotar algumas boas práticas e saber como a gestão dos custos pode ser otimizada na empresa, especialmente com a ajuda da TI. É o que abordaremos neste post. Continue lendo!
O gerenciamento de custos é a prática de administrar os valores desembolsados em uma empresa ou em determinado setor a partir do planejamento estratégico elaborado. O propósito é garantir que as necessidades do negócio sejam supridas sem haver desperdícios e prejuízos desnecessários.
Portanto, esse é um processo contínuo e envolve toda a organização. Isso porque todos devem estar alinhados a esse objetivo para compreender quais gastos são realmente relevantes para atingir o objetivo estratégico estipulado para o setor.
Por esse motivo, gerenciar os custos depende de 4 etapas:
Ao ter esse cuidado, seu negócio faz uma alocação de valores mais precisa e estruturada. Além disso, é possível encontrar gargalos em processos que poderiam ser revisados. Assim, descobre-se o segredo da produtividade com a automação nas empresas.
Isso porque as equipes deixam de realizar atividades operacionais e focam as estratégicas. Além de diminuir os custos, isso traz outros benefícios, como:
O gerenciamento de custos funciona a partir da estimativa, alocação e controle de gastos da empresa ou de um projeto, alinhado ao seu objetivo estratégico. Por meio dele, ainda é possível fazer projeções e resolver gargalos nos fluxos de trabalho para diminuir os gastos ainda mais e evitar que eles ultrapassem o orçamento.
Essa atividade pode ser realizada de maneira ampla (em toda a empresa) ou direcionada (em um ou alguns dos setores organizacionais). Ainda existe o processo iniciado pelo departamento de tecnologia, que ajudará todo o negócio a diminuir custos por meio de algumas boas práticas, como a automação.
Mas você sabe como reduzir custos na área de TI sem perder eficiência? Basicamente, isso funciona da mesma forma de outros setores. Por isso, verifique:
De toda forma, observe que o foco é aplicar as 4 etapas do gerenciamento de custos. A partir delas, outras ações podem ser aplicadas, conforme a necessidade da sua empresa. Afinal, não existe uma fórmula única. Tudo depende do contexto do negócio.
O gerenciamento de custos serve para diminuir os gastos do negócio, sejam fixos, sejam variáveis. Essa prática ainda traz visibilidade aos desembolsos, evitando os valores ocultos. Assim, fica mais fácil analisar o que é possível melhorar e ter mais eficiência na alocação de recursos financeiros.
Portanto, fica mais fácil ter uma atuação estratégica e inserir a sua empresa na transformação digital. Além disso, os gestores passam a ter uma visualização mais ampla da alocação de recursos na empresa. Com isso, é feita uma divisão mais adequada entre os setores.
Sem contar que se torna possível fazer a melhoria dos processos ao encontrar alternativas para reduzir custos. Assim, obtém-se mais produtividade e eficiência, ou seja, faz-se mais com menos recursos.
O gerenciamento de custos na TI é feito com base no planejamento estratégico do negócio. Assim, é preciso pensar em toda a empresa, incluir políticas de gastos e definir formas de otimizar recursos. Com isso, é possível obter um melhor retorno sobre o investimento e trazer benefícios aos mais diferentes setores.
Por isso, essa prática exige ultrapassar a simples análise financeira. Isso porque a TI tem um papel estratégico em facilitar a realização das atividades pelos outros setores e encontrar alternativas para implementar a gestão da inovação.
Nesse sentido, é importante que você entenda como a cloud computing pode ajudar na redução de custos empresariais. Nesse caso, toda a infraestrutura e o armazenamento podem ser repassados para a nuvem. Essa solução ainda permite:
Portanto, a computação em nuvem é a melhor solução para reduzir e otimizar custos. Isso porque, quando bem usada, todo o desempenho da empresa é maximizado. Ainda há diminuição dos gastos com manutenção e infraestrutura, e obtenção de vários benefícios, como:
Para que o gerenciamento dos custos seja feito da forma adequada, é importante mudar o mindset. Isso significa se conscientizar para a prática ser implementada de maneira inteligente. Portanto, o caminho certo não é apenas cortar gastos, colocando em xeque a qualidade de produtos e serviços.
O foco deve ser a otimização para evitar o consumo excessivo. Por isso, é necessário fazer um monitoramento e uma auditoria constante do uso dos recursos, especialmente da TI. Assim, é possível encontrar aqueles que são órfãos, superestimados ou subutilizados para serem melhorados.
Além disso, usar plataformas que adotam a cloud computing é uma boa saída. Por exemplo, com a Google Cloud Platform, você tem acesso a diferentes serviços, como migração para a nuvem, machine learning e storage e database.
A solução de gerenciamento e customização de custos ajuda seu negócio ao buscar formas de reduzir os gastos, otimizar o desempenho e a produtividade, e redirecionar os recursos financeiros. Isso pode ser feito por meio do managed services, a fim de analisar as opções mais adequadas às características da sua empresa e do seu segmento de atuação.
Dentro desse contexto, é possível fazer:
Tudo isso faz com que a inovação possa ser uma aliada da produtividade da sua empresa. Ainda há a parte da customização de custos. Nesse caso, são adotadas diferentes estratégias para redirecionar os gastos e aproveitar os recursos financeiros da melhor maneira possível.
Isso requer uma análise bem estruturada para identificar as especificidades do seu negócio, as demandas existentes, os gargalos atuais e as características gerais do seu segmento de atuação. Entre as estratégias de customização estão:
Portanto, fica claro que todo trabalho deve ser personalizado e voltado para as demandas do seu negócio. Somente dessa forma é possível otimizar o gerenciamento de custos empresariais. Afinal, é assim que os gargalos e possíveis melhorias são identificados.
Para chegar a esse patamar, torna-se fundamental contar com um parceiro estratégico de qualidade e com experiência. Assim, essa análise será feita com a expertise necessária para garantir o melhor resultado possível.
Dessa forma, o gerenciamento de custos contribui para a eficiência e a eficácia que explicamos no início deste artigo. Esse é o principal propósito do seu negócio, porque é assim que o planejamento e o objetivo estratégicos são efetivados e alcançados.
Então, que tal conhecer um parceiro de qualidade para fazer essa virada de chave na sua empresa? Conheça as soluções de serviços e gerenciamento de custos da Santo Digital e tenha o apoio necessário para fazer seu negócio decolar.