- 5 minutos
- fev 29, 2024
Cada vez mais empresas buscam soluções tecnológicas para resolver problemas do dia a dia e aumentar a produtividade. Nesse sentido, contar com uma estratégia de API (Application Programming Interface) é um bom começo para alcançar esse objetivo.
Dentre outras vantagens, essa abordagem permite criar novas oportunidades de negócios e melhorar produtos, sistemas e operações existentes. Entenda melhor a seguir!
Basicamente, uma API é uma aplicação que permite que um software se comunique com outros. Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho altamente integrado e eliminar diversas tarefas manuais.
Uma estratégia de API, portanto, consiste em definir, desenhar e implementar aplicações que permitam a integração de suas soluções tecnológicas, a fim de aumentar a produtividade, segurança e alavancar o crescimento dos negócios.
Estabelecer uma estratégia de API para o seu negócio significa criar uma base a partir da qual novas ramificações de negócios podem ser estendidas.
Por exemplo, seu site pode ser rapidamente transformado em um aplicativo para dispositivos móveis e os dados de compras de clientes podem ser transformados em ferramentas de marketing.
Ao desenvolver APIs, as empresas podem oferecer aos seus funcionários, parceiros e clientes novas ferramentas que ajudam a simplificar as operações. Confira outras vantagens!
Ao implementar as APIs, as empresas podem reduzir os custos operacionais em função da automatização de diversas atividades.
Se você avaliar internamente como suas ferramentas são usadas por seus funcionários, você pode identificar meios de otimizar fluxos de trabalho diários ou encontrar lacunas de produtividade.
Assim, é possível desenvolver APIs que possa solucionar esses problemas e otimizar o tempo de trabalho de seus colaboradores.
Com a eliminação de diversas tarefas manuais, além de maior produtividade, sua operação ganha em segurança. A comunicação entre softwares acontece automaticamente, o que evita erros como digitação incorreta ou utilização de arquivos desatualizados.
Sim. Ao adotar uma estratégia de API, você pode implementar aplicações que integram todos os serviços da plataforma G Suite, permitindo fluxos elaborados de trabalho, interação e aumento de produtividade.
Por exemplo, por meio de uma API é possível que informações coletadas através de um Formulário Google alimentem diretamente seu CRM, ou seu website, e ainda interagirem com seus eventos da Agenda e dispararem e-mails para todos os envolvidos.
Esse é um assunto com o qual sua empresa não precisa se preocupar. A Google possui soluções em cloud computing, como o Apps Engine, que oferecem uma plataforma para criação de aplicativos Web dimensionáveis.
Ou seja, ela dimensionará seu aplicativo automaticamente de acordo com a quantidade de tráfego que ele recebe. Dessa forma você pode focar no desenvolvimento sem se preocupar com a demanda que seu servidor terá que aguentar.
Além de tudo, você só paga pelo que usar. Se o aumento de acessos ao seu aplicativo cresce apenas em alguns períodos específicos do ano, você vai pagar pelo aumento da capacidade das máquinas apenas no período em que elas expandiram.
Lembrando que, se você não possui uma equipe experiente na criação de APIs, o melhor é contar com uma empresa especializada. Dessa forma, você terá garantias quanto às funcionalidades de suas aplicações e poderá desfrutar de todos os benefícios que elas podem oferecer.
Agora você já conhece mais sobre a estratégia de API e como ela pode ajudar a alavancar negócios. Se você gostou deste conteúdo, então também gostará de conhecer os benefícios da comunicação unificada na sua empresa. Boa leitura!