- 3 minutos
- nov 15, 2024
Uma empresa lida diariamente com incontáveis dados que geram insights de valor e tornam sua atuação possível. Por esse motivo, ao migrar tais informações para uma plataforma de nuvem, existem muitos fatores além do transporte para outro ambiente que devem ser priorizados, como a segurança em cloud computing.
Em um país onde mais de 80% das organizações já conheceram os benefícios da tecnologia, não é de se espantar que os desenvolvedores contem com incrementos à proteção de seus softwares.
Saiba, neste post, por que é importante conhecer e priorizar os aspectos de segurança no universo cloud!
Também conhecido como computação na nuvem, o cloud computing é a tecnologia que oferece um amplo catálogo de soluções automatizadas, em um ambiente totalmente virtual.
Isto é, ele dispensa a necessidade de construção de uma infraestrutura física de TI na empresa, bem como a instalação de quaisquer ferramentas no disco rígido dos seus computadores.
Nesse sistema, tudo acontece nos Data Centers — espaço onde acontece o compartilhamento de mídias e documentos, armazenamento de backups, documentos, enfim, toda a dinâmica de operações e funcionamento do negócio é processada nele.
É por isso que a centralização de informações está entre as principais características do cloud computing.
Os dados permanecem integrados em um único ambiente, facilitando as análises, colaboração entre os times e sobretudo o gerenciamento do negócio como um todo. No cloud computing, existem três principais tipos de nuvem disponíveis:
Para obter a melhor experiência ao implementar o cloud computing na empresa, é fundamental entender o estágio de maturidade digital que ela se encontra, bem como os objetivos pretendidos com o investimento nessa tecnologia.
Assim fica mais fácil saber exatamente o que o negócio precisa e quais são as prioridades na implementação das mudanças.
Armazenar e acessar arquivos são necessidades em qualquer organização. De carteiras de clientes a folhas de pagamento de funcionários, um intenso fluxo de dados passa pela companhia todos os dias. Registrar tudo de maneira analógica é, antes, um erro e, depois, uma dor de cabeça.
Adotar processos arcaicos na organização gera custos altos, maior probabilidade de retrabalho e demanda tempo. Com um sistema de nuvem, porém, a empresa ganha em segurança e agilidade, além de reduzir os gastos.
Outros benefícios, como a integração dos processos, também tornam a opção interessante para o ambiente corporativo, e não apenas para o uso doméstico.
As vantagens para as companhias são muitas, como o compartilhamento facilitado de dados, a acessibilidade de qualquer dispositivo, a portabilidade, os geradores de estatísticas disponíveis no próprio sistema e a segurança reforçada para os dados.
Quando falamos em transportar dados para a nuvem e adotar esse modelo na rotina de processos da empresa, é comum surgirem dúvidas sobre muitos aspectos da tecnologia, dentre eles, o quesito segurança.
Mais do que evitar o acesso dos seus arquivos por pessoas indesejadas e sem autorização, a hospedagem em cloud evita a perda de informações caso ocorra instabilidade com os computadores ou data centers. A empresa fica menos vulnerável a falhas de proteção.
No ambiente da nuvem, apenas usuários com login e senha são capazes entrar naquela área. Além disso, o sistema é estruturado com a verificação dos requisitos de conformidade, criptografia de dados, monitoramento contínuo, hierarquização de informações, uso de aplicações confiáveis, biometria, entre outros.
Lembrando que, antes de migrar de um banco de dados para a nuvem, é importante pensar na sensibilidade dos dados que você escolheu levar para esse ambiente, sobretudo considerando as opções de segurança disponibilizadas pelo provedor.
Nesse contexto, certificar-se de que seus dados estão sendo tratados e armazenados de forma justa também é uma preocupação crucial, pois em caso de alguma violação, a empresa contratante também é legalmente responsabilizada.
Ainda que a segurança na nuvem seja superior aos modelos anteriores de armazenamento, como pen drives, e-mails e outras mídias físicas, reforçar o cuidado com as informações da companhia é sempre importante.
Quando a infraestrutura do sistema é do tipo de servidores internos, a probabilidade de ocorrer uma perda de dados é muito maior. Se a empresa adotar a computação em nuvem, porém, o problema será evitado com a ajuda das cópias virtuais dos dados essenciais.
Os fornecedores desse tipo de tecnologia já se prontificam a disponibilizar opções de backup automático para fazer a proteção dos seus registros. Para não deixar de aproveitar as ferramentas, o time de colaboradores deve ser orientado para ativar o salvamento automático e assegurar que nada seja perdido.
A cloud computing tem como destaque sua facilidade de acesso, que pode acontecer a qualquer hora por meio de diversas plataformas, desde os notebooks e desktops até os dispositivos móveis, como tablets e celulares. Basta conexão com a internet para acessar seus arquivos com poucos cliques.
Com esse recurso, não é mais necessário recarregar o computador nem chegar ao escritório para consultar seus carregamentos. No entanto, essa acessibilidade traz problemas, se a empresa não proteger os dispositivos.
Contornar as adversidades não é difícil. Primeiro, é preciso fazer um controle de acesso, garantindo que os colaboradores estejam habilitados para utilizar a plataforma. Proteger a nuvem com senhas e criptografar a transmissão de informações também são atitudes recomendadas.
Um sistema de nuvem não só é uma plataforma para a inserção de dados, como também preza a organização dessas informações, facilitando consultas posteriores. Para não deixar escapar esse benefício da cloud computing, os usuários devem fazer uma gestão adequada das informações.
Na hora de registrar, subdivida os arquivos por categorias. Imagine a nuvem da empresa como uma espécie de arquivo, daqueles onde se guardavam pastas de documentos.
Fazendo uma distribuição planejada dos dados, usando as pastas virtuais como espécies de “etiquetas”, a equipe pode categorizar todos os registros, evitando perdas por falta de organização e otimizando as consultas futuras.
Em plena era da transformação digital, a infraestrutura de nuvem representa uma peça-chave para fortalecer os seus pontos fortes do negócio e aumentar suas chances de obter sucesso junto aos clientes.
Como uma empresa líder em tecnologia no mundo, a segurança em cloud computing é, sem dúvidas, um dos pontos de prioridade do Google em todas as suas soluções, como no Google Cloud Platform — software mais completo em termos de armazenamento do mercado.
Trata-se de uma ferramenta com um Cloud Storage flexível, ou seja, com ampla capacidade de personalização para empresas dos mais variados portes e segmentos.
Assim, você consegue desenvolver aplicações, adotar programas de gerenciamento e montar a estrutura exclusiva possível para otimizar suas operações.
No que diz respeito à segurança em cloud, o Google Cloud Platform conta com opções avançadas e em escala global para a preservação de dados de clientes.
Por exemplo, no Google Cloud Storage, os arquivos de cada empresa são salvos em contêineres chamados buckets.
Basicamente, os buckets são associados a um projeto, e cada projeto pode ser agrupado para uma organização, com a possibilidade de conceder permissões de acesso a usuários específicos, e finalidades de uso determinadas.
Em tempos de transformação digital, investir na nuvem é uma questão de sobrevivência. Mas, para que essa estratégia de otimização traga bons resultados, o cuidado com a segurança em cloud também é extremamente importante. Tenha a tecnologia do Google Cloud Platform como aliada para cumprir essa missão com excelência.
Agora que você sabe como otimizar a segurança em cloud computing, é hora de conhecer um fornecedor de qualidade e apostar na solução para sua empresa. Entre em contato com a SantoDigital e descubra mais!