Soluções SAP: é possível migrá-las para o Cloud Platform? Veja

Home SAP na Nuvem
Soluções SAP: é possível migrá-las para o Cloud Platform? Veja
Solucoes-SAP-e-possivel-migra-las-para-o-Cloud-Platform

Soluções SAP: é possível migrá-las para o Cloud Platform? Veja

Com o avanço da transformação digital e a tecnologia de dados, mais e mais empresas precisam investir em sistemas e ferramentas para controlar informações e processos. Com o apoio da tecnologia, empreendimentos de todos os tamanhos e nichos começaram a gerenciar o fluxo de tarefas, recursos, pessoas e outros elementos corporativos com precisão e eficiência.

Um sistema pioneiro ao unir a inovação e o gerenciamento de processos foi o SAP. Com ele, diversas empresas puderam automatizar tarefas e ter uma visão completa e integrada de um negócio.

Em paralelo, enquanto a tecnologia avança, diversas empresas encontram um ambiente flexível na nuvem, otimizado e econômico para ter uma infraestrutura de TI. Nesse contexto, é possível juntar esses dois universos e ter o SAP rodando em um ecossistema na nuvem, como o Google Cloud Platform.

Neste post, você descobrirá como funciona a migração e integração das soluções SAP em um ambiente de cloud computing, e as vantagens de se fazer isso. Continue a leitura!

Afinal, o que são as soluções SAP?

O SAP é sigla para Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados, um sistema ERP criado por uma empresa alemã na década de 1970, que foi uma das primeiras responsáveis por distribuir o programa pelo mundo. Hoje, o SAP é um dos softwares mais populares e usados em empresas de todo o globo.

O ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, é um programa conhecido como sistema integrado de gestão empresarial. Trata-se de um software completo e robusto capaz de integrar os setores de toda uma empresa.

Assim, o ERP é um grande sistema de gestão completo, no qual gestores podem visualizar, em um mesmo painel de controle, todos os elementos que fazem parte do negócio e como eles estão conectados.

Tudo fica ali, resumido na tela, a poucos cliques de distância:

  • financeiro;
  • vendas;
  • recursos humanos;
  • contabilidade;
  • logística;
  • estoque etc.

O objetivo do programa é consolidar a visualização do negócio, oferecer mais controle e possibilitar a automação de tarefas.

Uma de suas funções mais importantes é manter todas as áreas integradas, mas o ERP é desenvolvido em módulos. Ou seja, empresas podem adaptar o programa às suas realidades e demandas, construindo e implementando um sistema com base nos setores presentes no negócio.

O ERP se tornou um dos principais aliados da gestão e porta de entrada da tecnologia em diversas empresas. Foi por meio desse programa que muitos empreendimentos começaram a perceber o potencial da tecnologia para trazer mais eficiência, rapidez e conexão entre as equipes. É por isso que ele é tão importante e continua presente em milhares de negócios.

Como e por que migrar as soluções SAP para a nuvem?

Para empresas que desejam contar com a eficácia dos sistemas SAP e ter o software disponível na nuvem, uma boa notícia: há anos existe uma sólida parceria entre o Google e a SAP, que foi ampliada e reforçada, inclusive, em 2021.

A ideia da parceria é estreitar o relacionamento entre elas e possibilitar a transformação digital em empresas com o apoio dessas ferramentas inovadoras.

Isso é possível por meio da combinação entre as aplicações inteligentes da SAP, que trazem controle, produtividade e rapidez aos fluxos de trabalho em um ambiente seguro, com alta performance e disponibilidade como o Google Cloud Platform.

Hoje, o Google Cloud Platform oferece integrações nativas que possibilitam que o software SAP se conecte diretamente às ferramentas do Google Workspace, como o Google Drive, Planilhas, Docs, Apresentações, Agenda e mais.

Essa funcionalidade colabora ainda mais para facilitar os fluxos de trabalho e potencializar a colaboração entre as equipes. A eficiência dessa integração simplifica a vida das empresas, que podem adotar soluções de forma simples e migrá-las para a nuvem com maior rapidez.

Essa união é bastante positiva. Se o SAP é um ERP inovador que há anos possibilita que diversas empresas atuem de forma mais inteligente e estratégica no mercado. O Google Cloud Plataform, por sua vez, é um ecossistema flexível e escalável que permite que empreendimentos de qualquer tamanho e nicho criem e se mantenham conectados em qualquer lugar com alta disponibilidade e segurança.

Ao migrar o ERP para a nuvem, empresas contam com melhores condições de superar desafios de ganho de escala e crescimento, que podem limitar o avanço de sua transformação digital. A migração do SAP para o Google Cloud Platform envolve as seguintes etapas:

  • lift-and-shift: nessa fase inicial, acontece a transferência do SAP para o ambiente do Google Cloud Platform, sem nenhuma alteração, em uma abordagem geralmente realizada em etapas;
  • atualização: aqui, o SAP é migrado e suas camadas inferiores passam por uma atualização no ambiente da nuvem do Google;
  • extensão: no estágio final, as funcionalidades do SAP são estendidas com o apoio da tecnologia e ferramentas presentes no Google Cloud Platform.

Como se pode perceber, a migração não tende a ser longa e complexa e, se feita da melhor maneira e com suporte especializado, gera ótimos resultados e oferece uma estrutura de trabalho complexa e robusta para as equipes.

O ERP colabora para o controle e a centralização de dados e, instalado em uma plataforma na nuvem, tem um funcionamento ainda mais eficaz, propiciando mais colaboração entre os setores e segurança.

Quais são os benefícios de utilizar soluções SAP no Google Cloud Platform?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que a migração das soluções SAP para o Google Cloud Platform traz uma gigantesca otimização de recursos do sistema, aprimoramentos, segurança, escalabilidade e mais.

Em suma, o ecossistema Google colabora para alavancar os recursos e o uso do SAP nas empresas, uma vez que o sistema se torna ainda mais integrado, útil e acessível para os usuários. Conheça em detalhes, a seguir, as principais vantagens dessa iniciativa.

Migração simplificada

Com a parceria entre o Google e o SAP, os processos de implementação foram facilitados, o que significa que a empresa pode fazer a migração com maior agilidade e tendo controle de todas as etapas.

No mais, os usuários do Google Cloud tem a vantagem de poder provisionar os custos com o sistema, podendo aumentar ou reduzir recursos conforme sua demanda. Como acontece com as demais ferramentas na plataforma Google, as empresas só pagam pelo que usam, o que é uma ótima oportunidade para otimizar gastos.

Segurança e redução de riscos

Na nuvem, um usuário do sistema SAP consegue acessar qualquer instância do sistema de back-end usando apenas um IP virtual, isso de qualquer lugar. Isso é possível por meio de um recurso chamado balanceador de carga global.

Já o Google Cloud Platform reforça a segurança com a criptografia de ponta a ponta que protege dados e minimiza riscos. No mais, usuários Google podem contar com o suporte personalizado da empresa.

Mais inovação e produtividade

O Google Cloud Platform oferece uma infraestrutura de TI de alta tecnologia para que o SAP funcione de forma mais inteligente.

Além disso, o Google é líder no mercado de soluções no segmento de Inteligência Artificial e Machine Learning, integradas na plataforma cloud. Isso significa que existe um enorme potencial de gerenciar dados do SAP de forma otimizada e voltados a gerar conhecimentos e insights rápidos para o negócio.

A união dessas soluções oferece um poderoso ambiente para o processamento e a análise dos dados. Isso, sem contar, na melhor experiência do usuário, que pode contar com as ferramentas intuitivas do Google para ter acesso aos dados com conforto e simplicidade.

Backups e recuperação de dados

Em primeiro lugar, a exportação e importação de dados entre o software e o Google Workspace acontece de forma praticamente instantânea, possibilitando edição e colaboração em tempo real.

Assim, ter o SAP em uma infraestrutura cloud possibilita que suas aplicações fiquem disponíveis e acessíveis a qualquer momento e em qualquer dispositivo, desde que ele esteja conectado à internet.

Além de colaborar para a produtividade e facilitar a execução das tarefas, os dados do SAP podem ser recuperados e protegidos graças aos backups automáticos do Google Cloud.

Redução de custos

Como já falamos, migrar o SAP para a nuvem significa que a empresa também poderá usá-lo de forma flexível como as demais ferramentas do Google Cloud.

Além de minimizar gastos pagando apenas pelo que usar, os negócios economizam ao não ter despesas em relação à manutenção da infraestrutura, atualização de hardware, renovação de licença do software e outros elementos.

As soluções SAP são famosas no que diz respeito às vantagens que elas proporcionam para empresas de qualquer segmento. Com elas, os gestores podem ter uma visão completa e estruturada do seu negócio, controlar dados e processos e trabalhar de forma mais competitiva e inteligente.

Por isso, nada melhor que garantir que esse sistema funcione em um ambiente inovador e de alta performance como o Google Cloud Platform.

Se você deseja dar esse passo definitivo em direção à transformação digital e migrar as soluções SAP para a nuvem, conte com a SantoDigital como aliada para ter o máximo de eficiência e gerar bons resultados. Conheça as soluções da SantoDigital de cloud computing!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: