Soluções dimensionáveis: conheças as vantagens

Home Cloud Computing
Soluções dimensionáveis: conheças as vantagens

Soluções dimensionáveis: conheças as vantagens

A computação em nuvem apresenta o que chamamos de soluções dimensionáveis. São serviços de TI que são desenvolvidos, especialmente, para atender exatamente aos requisitos do cliente, nada mais ou nada menos.

As soluções dimensionáveis são conhecidas por sua escalabilidade, palavra nova na língua portuguesa que surgiu justamente ligada à área de TI para designar os serviços que crescem ou diminuem, de acordo com a necessidade do cliente.

A nuvem traz diversos benefícios. Ela removeu eficientemente a dependência de localização e dispositivo. Você só precisa ter uma conexão com a Internet e o software está acessível em toda a nuvem.

Mas, quais exatamente são os benefícios de ter soluções dimensionáveis como a nuvem na sua TI? É sobre isso que falaremos hoje. Continue lendo e conheça as vantagens abaixo!

O que é escalabilidade na nuvem?

Escalabilidade é a capacidade de um processo, rede ou software  gerenciar demandas crescentes. Esse é um dos recursos mais valiosos e predominantes da computação em nuvem. Por meio da escalabilidade, você pode ampliar sua capacidade de armazenamento de dados ou reduzi-la para atender às demandas de seus negócios em crescimento.

O escalonamento na nuvem oferece a melhor experiência de flexibilidade de tempo e dinheiro para o seu negócio. Quando as demandas estão aumentando, você pode adicionar nós facilmente para aumentar seu espaço de armazenamento ou aumentar o número de servidores usados ​​atualmente. Quando o aumento da demanda é reduzido, você pode voltar para a sua configuração original.

As soluções dimensionáveis permitem acomodar cargas de trabalho maiores sem interrupção ou transformação completa da infraestrutura existente. Para aproveitar efetivamente a escalabilidade, você precisa entender a complexidade e os tipos de escalabilidade.

Quais são os tipos de escalabilidade?

Existem três tipos de escalabilidade das soluções dimensionáveis, sendo:

1. Escalabilidade vertical

O escalonamento vertical pode ser feito movendo o aplicativo para máquinas virtuais maiores implantadas na nuvem ou você pode ampliar adicionando unidades de expansão à sua infraestrutura atual.

Essa capacidade de adicionar recursos para acomodar o aumento de volumes de carga de trabalho é o dimensionamento vertical. Ele pode redimensionar seu servidor sem alterar seu código. A desvantagem de aumentar a escala é que aumenta a capacidade de armazenamento, mas o desempenho é reduzido porque a capacidade de computação permanece a mesma.

2. Escalabilidade horizontal

O escalonamento horizontal é o oferecido pelo G Suite. Nele, há adição de nós à infraestrutura existente para acomodar volumes adicionais de carga de trabalho. Ao contrário do dimensionamento vertical, o dimensionamento horizontal também oferece desempenho junto com a capacidade de armazenamento.

O volume total de carga de trabalho é agregado ao número total de nós e a latência é efetivamente reduzida. Esse dimensionamento é ideal para cargas de trabalho que exigem latência reduzida e taxa de transferência otimizada.

3. Escalabilidade diagonal

A escala diagonal ajuda a combinar a ampliação e a redução. Como o termo sugere, a redução é a remoção de recursos de armazenamento à medida que os requisitos diminuem. O dimensionamento diagonal oferece flexibilidade para cargas de trabalho que exigem recursos de armazenamento adicionais para instâncias de tempo específicas.

Esse tipo de dimensionamento introduz um orçamento aprimorado e uma boa relação custo-benefício para ambientes e empresas que lidam com volumes de carga de trabalho variáveis.

Quais os benefícios das soluções dimensionáveis?

  • Atuação: um dos principais benefícios da escalabilidade na nuvem é que ela facilita o desempenho. A arquitetura escalonável tem a capacidade de lidar com as rajadas de tráfego e cargas de trabalho pesadas que acompanharão o crescimento dos negócios.
  • Custo benefício: você pode permitir que sua empresa cresça sem fazer alterações caras na configuração atual. Isso reduz as implicações de custo do crescimento do armazenamento, tornando a escalabilidade na nuvem muito econômica.
  • Fácil e rápido: aumentar ou expandir a escala na nuvem é mais simples; você pode comissionar VMs adicionais com apenas alguns cliques e depois que o pagamento é processado, os recursos adicionais ficam disponíveis sem qualquer atraso.
  • Capacidade: a escalabilidade garante que, com o crescimento contínuo do seu negócio, o espaço de armazenamento na nuvem também cresça. Os sistemas de computação em nuvem escalonáveis ​​acomodam seus requisitos de crescimento de dados. Com a escalabilidade, você não precisa se preocupar com necessidades adicionais de capacidade.

Anteriormente, o gerenciamento da infraestrutura de TI representava o controle centralizado e físico das instalações dos computadores. Mas, com o surgimento da nuvem, a TI sofreu modificações para poder atender às crescentes demandas do mercado corporativo.

Sua empresa já possui soluções dimensionáveis? Entre em contato com a Santo Digital, uma empresa que oferece soluções em nuvem que acompanham o crescimento de sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: