- 4 minutos
- ago 13, 2024
O G Suite evoluiu e agora se chama Google Workspace. Mais do que uma simples mudança de nome, é um reposicionamento da marca que reflete as transformações que o Google realizou na melhor solução de comunicação, colaboração e produtividade do mercado.
Em suma, a mudança do G Suite para Google Workspace é uma resposta às transformações que estão acontecendo e que ainda irão acontecer no mercado de trabalho.
Mas, afinal, quais as principais diferenças entre G Suite e Google Workspace? Descubra na leitura completa do artigo!
O G Suite foi um conjunto de ferramentas baseadas em nuvem do Google, que tinham como foco a colaboração e produtividade profissional. De forma resumida, o serviço englobava o uso de e-mail corporativo personalizado e algumas aplicações complementares, como o Docs, o Drive e o Planilhas.
Mas com a transformação digital se expandindo cada vez mais nos ambientes corporativos e o surgimento de outras dinâmicas de mercado, configurou-se uma nova realidade. A autonomia e flexibilidade ficaram mais evidentes nos ambientes de trabalho, e os colaboradores ingressaram no universo do trabalho remoto.
Nesse cenário, foi preciso que a solução Google incorporasse recursos mais alinhados a esse panorama. Assim nasceu o Google Workspace. Desde julho de 2020, o Google começou a integrar o Chat, Meet, Docs e demais aplicações ao Gmail. Com o novo nome, essa experiência integrada agora está disponível para todos os clientes, de uma forma totalmente intuitiva e segura.
Mais do que inovação tecnológica e integração, o Google Workspace melhorou a ideia de que a ferramenta é para qualquer empresa, da grande a pequena. Confira algumas das principais diferenças.
Tudo que você precisa em um só lugar. A proposta principal do Google Workspace é oferecer a empresas de todos os segmentos e tamanhos, um ambiente digital com as diferentes ferramentas do Google, que se complementam e geram agilidade para a rotina de trabalho dos usuários. Além disso, as mudanças e integrações de novos recursos também impactam de maneira significativa as colaborações em grupo. Vejamos alguns exemplos práticos a seguir.
No Documentos, Planilhas e Apresentações, os usuários podem visualizar os arquivos anexados em janelas pop-ups antes de clicar neles, para evitar a necessidade de alterar as guias e, assim, ser mais eficientes.
Ao mencionar alguém no Documentos, Planilhas ou Apresentações com um @, uma pequena janela pop-up aparecerá na tela para fornecer algum contexto e sugerir ações.
Em uma conversa no Google Chat, você pode criar um documento de texto, planilhas ou apresentações diretamente na janela ativa com os demais participantes, sem a necessidade de abrir uma nova aba.
O serviço de videoconferência Meet está em ascensão, portanto, estará disponível em picture-in-picture em outras ferramentas, como Documentos, Planilhas ou Apresentações.
Assim, é possível iniciar uma discussão oralmente com outras pessoas que estejam ativas no arquivo de forma instantânea.
Esse recurso ajuda a otimizar processos de revisão, brainstorming e muitos outros. É fundamental neste momento em que cada vez mais empresas adotam rotinas de Home Office.
O Google Workspace oferece aos colaboradores a possibilidade de ser produtivo em qualquer lugar, mas isso não significa que eles estejam disponíveis o tempo todo.
Por isso, o Google adicionou novos recursos ao novo Gmail, como avisos de ausência e não perturbe para ajudar no gerenciamento do tempo.
No entanto, o maior ganho de tempo proporcionado pelo Google Workspace está na possibilidade de fazer tudo em uma janela. É que os apps de produtividade ganharam visualizações internas de links, a fim de que o usuário não precise sair da página de trabalho.
Por exemplo, no Gmail você encontra todas as principais ferramentas de comunicação do Google, que podem ser acessadas sem a necessidade de trocar de aplicativo. Os documentos são abertos em uma aba à parte na janela exibida no momento em que acessar o endereço.
Além disso, com o modo picture-in-picture, outra novidade que faz parte do Google Workspace, é possível participar de reuniões no Meet usando um player flutuante, ou seja, uma janela que fica suspensa na tela. Isso garante ao usuário visualizar outras páginas sem sair da conversa e nem precisar minimizá-la.
E-mail, mensagens instantâneas e chamadas de vídeo agora estão lado a lado. Você não precisa mais decidir qual aplicativo abrir ou navegar, basta clicar no Gmail para obter a ferramenta desejada.
A colaboração é um item essencial para aumentar o desempenho nas empresas.
Nesse sentido, o Google Workspace oferece ferramentas de produtividade e colaboração para todas as formas de trabalho. Uma solução flexível e inovadora que permite uma colaboração ainda mais eficaz do que o G Suite.
Por exemplo, essa plataforma permite a criação de projetos diretamente da tela do Gmail, nos quais é possível adicionar a equipe de trabalho e desenvolver um fluxo de trabalho consistente e bem definido.
Em cada projeto, é possível definir prazos e responsabilidades, criar documentos que podem ser editados simultaneamente e muito mais. Além disso, você tem à disposição todas as ferramentas de comunicação, como Chat e o Google Meet, para interagir com sua equipe de trabalho de forma rápida.
Um novo recurso de convidar usuários permitirá a colaboração com pessoas de fora da sua empresa, como clientes ou fornecedores. Segundo o Google, os convidados poderão criar documentos nas salas de chat já nas próximas semanas.
O Google Workspace oferece mais opções de planos em relação ao G Suite que apresentam uma delimitação mais clara de recursos, sem deixar de oferecer soluções completas para atender às demandas de empresas de todos os tamanhos.
Agora, a contratação do serviço pode ser feita por meio de quatro pacotes: Business Starter, Business Standard, Business Plus e Enterprise, para empresas com tamanhos e necessidades diferentes.
Para uma escolha acertada, é importante notar que a principal diferença entre cada plano está no armazenamento, suporte e recursos extras. Os softwares disponíveis são os mesmos para todos eles.
Na versão Business Starter, a empresa tem acesso a e-mail personalizado, até 100 participantes em uma chamada de vídeo, oferece 30 GB de armazenamento por conta e suporte padrão, pelo valor de R$ 27 por mês para cada usuário.
Já o Business Standard tem o custo de R$ 56 por usuário. É um plano que te dá direito a videoconferência com até 150 membros ao mesmo tempo, e gravação de vídeo, bem como um armazenamento de 2TB para cada conta.
O plano Business Plus, por sua vez, conta com todas as ferramentas anteriores, além do número de 250 participantes no chat de vídeo, o armazenamento para 5 TB e algumas melhorias no controle de segurança. Ele custa R$ 81 por usuário.
Mas, caso seja necessário mais recursos, o plano Enterprise oferece suporte premium e o espaço de armazenamento que a empresa precisar. Por ser um serviço ainda mais personalizado, os valores devem ser cotados com o Google.
De fato, a plataforma desenvolvida pelo Google é a solução ideal para o mercado de trabalho atual e futuro. Trata-se de uma solução que privilegia a comunicação, a colaboração e a produtividade como nenhuma outra disponível no mercado. Lembrando, que os usuários podem trabalhar de qualquer lugar, usando qualquer dispositivo, ainda que estiver offline.
Se você já possui o G Suite, o Google dará o tempo e o suporte necessários para que você faça a transição para um dos planos disponíveis de forma gradual. Agora, se você não era assinante do G Suite, mas deseja implementar o Google Workspace na sua empresa, você pode contar com a ajuda da SantoDigital.
Somos uma das principais parceiras do Google no Brasil, com a maior experiência em implementação e migração para Google Workspace na América Latina, combinando serviços de consultoria com ferramentas de alta tecnologia. Podemos ajudar a sua empresa a migrar sua operação para o Google Workspace de forma rápida e segura.
Pelo exposto, podemos concluir que a mudança de G Suite para Google Workspace impactou de maneira significativa os processos empresariais. Hoje, organizações de qualquer tamanho que apresentam ritmo rápido de crescimento, podem usufruir das vantagens competitivas geradas por este recurso.
Agora, você já sabe as principais diferenças entre G Suite e Google Workspace. O próximo passo é conhecer as ferramentas SantoDigital que vão ajudar no seu processo de modernização. Entre em contato conosco!