O que é e como aplicar o modelo de lean startup?

Home Cloud Computing
O que é e como aplicar o modelo de lean startup?

O que é e como aplicar o modelo de lean startup?

Conforme aumentaram os casos de empresas de base tecnológica que começaram em busca de um modelo de negócios sustentável, mesmo com um produto ou serviço inovador, cresceu também a vontade de empreendedores começarem a própria startup. Nesse contexto, a chamada metodologia enxuta surgiu como uma referência na administração de organizações, intensificando o interesse de como aplicar lean startup a negócios de todos os portes.

Mas você conhece o conceito de lean startup e as suas vantagens para as companhias? Não? Então confira a seguir como funciona esse sistema e como aplicá-lo na sua empresa.

Qual é o conceito de lean startup?

A metodologia lean startup foi inspirada no modelo de produção da Toyota e popularizada por Eric Ries com seu livro “A Startup Enxuta”. Por trás dela está o conceito de que a empresa deve se concentrar no que realmente importa, evitando desperdícios e desenvolvendo a sua solução (um produto ou serviço) conforme valida que os clientes realmente enxergam valor nela.

Como aplicar lean startup em sua empresa?

Confira abaixo os três princípios mais relevantes de uma startup enxuta.

Deixe todos os colaboradores empreenderem

Empreender não é exclusividade dos sócios. Colaboradores também podem ser empreendedores se conseguirem visualizar oportunidades e souberem como gerar valor. Isso pode, inclusive, dar origem a um novo negócio incubado dentro da própria empresa.

Valide os aprendizados

As empresas devem aprender a criar um negócio que se sustente. É preciso fazer testes e experimentos para validar que a visão do empreendedor realmente faz sentido no mercado.

Siga o ciclo ‘construir, medir, aprender’

O objetivo aqui é construir algo que tenha valor para as pessoas, mensurar como elas lidam com aquele produto ou serviço e aprender se vale a pena desenvolver mais essa ideia ou mudar um pouco a direção (pivotar). Esse ciclo é conhecido como ciclo de feedback e, para gerar inovação, o ideal é criar meios para acelerá-lo.

Quais são as vantagens desse modelo?

Veja agora as maiores vantagens do modelo de lean startup.

Maior produtividade

Ao focar no que realmente importa para o desenvolvimento da empresa, seus processos serão mais ágeis e diretos. Como consequência, esse tipo de gestão vai trazer um aumento de produtividade, além de poupar tempo e dinheiro.

Redução do custo de operação

Outra vantagem de eliminar os desperdícios está em reduzir custos da empresa. Conforme você elimina etapas que nada contribuem para o desenvolvimento sustentável da organização, menores serão as despesas e maior será o potencial de lucro.

Maior aproximação aos clientes

A aplicação correta do ciclo de feedback fará com que você conheça melhor as motivações e demandas dos seus clientes, o que certamente criará uma proximidade maior entre eles e a sua marca. É um excelente primeiro passo para conseguir consumidores fiéis, que poderão, inclusive, recomendar suas soluções para amigos, familiares e outras pessoas mais próximas.

Agora que você já entende como aplicar lean startup, que tal começar a incentivar esse modelo na sua empresa? Estimule seus colaboradores a desenvolverem projetos próprios, ouça ideias, peça a opinião dos clientes e sempre tire aprendizados dessas interações. Assim, seu negócio terá ótimas condições de inovar e alcançar o sucesso no mercado.

Gostou do post? Conhece alguma adaptação à metodologia de startup enxuta ou outros modelos de gestão que prezem pelos valores que vimos ao longo do texto? Deixe o seu comentário!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: