Melhorando a produtividade com Cloud Computing, Automação e Machine learning

Home Cloud Computing
Melhorando a produtividade com Cloud Computing, Automação e Machine learning

Melhorando a produtividade com Cloud Computing, Automação e Machine learning

Para a empresa que deseja se destacar no mercado, há três aplicações que, se empregadas, possibilitam vantagem com relação à concorrência, e ainda, ganhos de produtividade, otimização de tempo e confiabilidade das informações.

Estamos falando da utilização do Cloud Computing, do uso de Automação e do Machine Learning. Mas você pode estar se perguntando — quais benefícios esses sistemas trarão para a minha empresa?

Com a utilização do Cloud Computing você pode gerenciar ou fazer a manutenção em aplicativos, há possibilidade de acessar suas aplicações e serviços de qualquer lugar e a qualquer hora, e ainda sem se preocupar com a capacidade de armazenamento.

Já com o uso de Automação, conseguirá mapear o fluxo das atividades, a integração de aplicações e o gerenciamento das tarefas. E por fim, mas não menos importante, o uso do Machine Learning (aprendizado da máquina) para análise de grandes volumes de dados, com velocidade, eficiência, menores custos e pouca intervenção humana.

Assim sendo, podemos dizer que com o uso dessas aplicações é possível aumentar a produtividade, redução de custos, organização, estruturação, centralização dos serviços, resolução antecipada de problemas, entre outros fatores que contribuirão para à eficiência da empresa.

Na sequência, vamos conferir com mais detalhes cada funcionalidade.

Principais benefícios do Cloud Computing

Com o emprego do Cloud Computing, a sua empresa pode transformar a mentalidade dos funcionários, introduzindo inovação no desenvolvendo de atividades por meio de ações de várias pessoas. Então, com a centralização desse sistema, é possível integrar vários setores da empresa e aumentar a eficiência dos projetos.

Além disso, ainda é possível cortar gastos e transformar um capital que ficaria parado, como servidores inutilizados, em investimento para outras áreas.

A empresa paga apenas pela quantidade de armazenamento e processamento que utilizar. O serviço de Cloud Computing pode ser usado tanto para pequenas empresas quanto para as de grande porte, graças ao poder de flexibilidade do sistema. Por essa razão, é aceitável dobrar o processamento em horários de pico ou reduzir em períodos mais fracos de venda.

Sobretudo, a empresa pode acessar as informações de qualquer lugar, a qualquer hora, através de computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que esteja conectado à internet.

Como praticamente todos os sistemas na nuvem são automatizados, eles armazenam inúmeras métricas sobre como os serviços estão sendo utilizados.

Essas informações, são fundamentais na hora de repensar as estratégias que estão sendo tomadas, se precisam ou não serem alteradas para atingir o resultado esperado. E ainda, com algumas técnicas de nuvem, há capacidade de fazer backups do sistema de forma criptografada.

Vamos exemplificar duas soluções de problemas comuns em empresas. Por exemplo: através do G Suite, a empresa Dimep, líder no mercado de produtos para controle de acesso e registro de ponto, encontrou a solução para inovar na forma de trabalhar e aumentar a produtividade.

Já o Grupo SIC TV, uma empresa que atua no mercado de comunicação, implementou o Google Cloud Plataform para solucionar o problema de produzir informação, distribuí-la, armazená-la e organizá-la.

Algumas vantagens da automação para as empresas

A Automação é um sistema que faz uso de processos automáticos que controlam os mecanismos para o seu funcionamento.

Através desse processo, permite o planejamento, a execução e o acompanhamento de tudo o que o envolve, possibilitando o mapeamento do fluxo das atividades, a integração de aplicações e o gerenciamento das tarefas.

Confira os principais benefícios da automação:

  • redução de despesas: as atividades automáticas ficam para as máquinas;
  • fim do uso do papel: esse processo leva à digitalização de documentos e sua procura torna-se mais rápida pela busca pelo computador;
  • monitoramento: antes as projeções empresariais eram feitas com palpites, não havia pessoal suficiente para o monitoramento. Agora, com a automação, as ferramentas executam esse processo constantemente;
  • sistemas automatizados: conseguem rastrear e acompanhar todos os processos, independente de onde a sua empresa esteja.

Certamente, os benefícios são evidentes, mas vamos dar um exemplo do uso da Automação em um dos setores em que pode ser utilizada. Na área industrial, por exemplo, é possível produzir o melhor produto com o menor custo, melhorar a produtividade, realizar operações que seriam impossíveis controlar manualmente, entre outros.

A seguir vamos conferir sobre o uso do Machine Learning para análise de um grande volume de dados.

Machine Learning: conceito e 4 principais vantagens de uso

Machine Learning é um algoritmo que ensina o computador a analisar um grande volume de dados em tempo real e todo o trabalho de modelagem e análise dos dados passa a ser feito com muita velocidade, eficiência, menores custos e com pouca intervenção humana.

No início, a máquina é programada para realizar um processo, no qual dados são incluídos frequentemente e a seguir iniciam-se as tarefas relacionadas. Então, ela passa a analisar o resultado e comparar com objetivos já definidos, tendo como referência padrão a qualidade do resultado.

4 principais vantagens da aplicação para a sua empresa

  1. com base no histórico de uso de serviço e nas incorporações com a página, os algoritmos são habilitados a reconhecer preferências dos usuários e ajustar os produtos que sejam de seu interesse;
  2. as informações sobre como os produtos devem sair da linha de produção podem ser utilizadas como referência para um software aprender como é o seu funcionamento ideal. Então, quando situações ocasionarem perda de produtividade, a máquina pode ajustar o processo automaticamente e avisar os supervisores que há algo errado;
  3. o sistema tem mais impacto ainda na melhora da experiência entre clientes e funcionários, dando às empresas a capacidade de antecipar e solucionar problemas de imediato;
  4. os algoritmos de machine learning podem analisar o histórico de transações financeiras e reconhecer padrões que são normais nesse tipo de processamento. Com isso, o software é treinado para encontrar fraudes ao perceber irregularidade em processos de pagamentos, espionagem e tentativas de roubo de senhas.

Vale ressaltar alguns dos setores que podem se beneficiar com a tecnologia: varejo, saúde, indústria, educação, finanças, serviços e outros segmentos da economia que geram grande volume de dados e precisam tomar decisões mais assertivas.

Diante de tanta informação, podemos perceber o quanto a tecnologia pode contribuir para melhorar os processos internos e externos das empresas. Afinal, todas desejam reduzir custos, aumentar a produtividade, otimizar o tempo, ter acesso seguro às informações e se antecipar para solucionar um problema (antes mesmo que o cliente perceba).

Logo, essas características podem ser encontradas dentro de organizações que utilizam as três aplicações: o sistema Cloud Computing, o uso da Automação e do Machine Learning.

SantoDigital deseja mantê-lo atualizado sobre as tecnologias e boas práticas em tecnologia da informação. Para isso, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade! 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: