- 5 minutos
- set 16, 2024
Para a empresa que deseja se destacar no mercado, há três aplicações que, se empregadas, possibilitam vantagem com relação à concorrência e, ainda, ganhos de produtividade, otimização de tempo e confiabilidade das informações.
Estamos falando da utilização do Cloud Computing, do uso de Automação e do Machine Learning. Mas você pode estar se perguntando — quais benefícios esses sistemas trarão para a minha empresa?
Com a utilização da computação em nuvem, você pode gerenciar ou fazer a manutenção em aplicativos. Há também a possibilidade de acessar suas aplicações e serviços de qualquer lugar e a qualquer hora, sem se preocupar com a capacidade de armazenamento.
Já com o uso de Automação, você conseguirá mapear o fluxo das atividades, a integração de aplicações e o gerenciamento das tarefas. Por fim, o uso do aprendizado da máquina para análise de grandes volumes de dados, com velocidade, eficiência, menores custos e pouca intervenção humana.
Podemos dizer que com o uso dessas aplicações é possível aumentar o desempenho, reduzir custos, ter mais organização, resolução antecipada de problemas, entre outros fatores que contribuirão para à eficiência da empresa.
Na sequência, conferimos com mais detalhes cada funcionalidade.
A computação em nuvem é uma tecnologia que revoluciona como as empresas gerenciam suas informações e processos. Ao permitir o acesso a dados e aplicativos de qualquer lugar e a qualquer momento, a solução pode trazer diversos benefícios para a produtividade das empresas.
Um dos principais é a flexibilidade. Com a possibilidade de acessar informações e aplicativos de qualquer lugar, os colaboradores podem trabalhar remotamente, aumentando a produtividade e reduzindo custos com deslocamentos e infraestrutura. Além disso, a escalabilidade dos serviços em nuvem permite que a empresa adapte sua infraestrutura de TI segundo as suas necessidades, sem precisar investir em equipamentos caros e obsoletos.
Outra vantagem é a segurança dos dados. Com a possibilidade de armazenar informações em servidores remotos, a empresa garante:
O armazenamento em nuvem tam´bém pode aumentar a colaboração entre os membros da equipe. Isso porque ele possibilidade o compartilhamento de arquivos e aplicativos em tempo real. Dessa forma, a empresa pode promover uma maior comunicação e cooperação entre os seus colaboradores, aumentando a eficiência e a produtividade.
Por fim, a solução pode reduzir os custos operacionais da empresa. Com a possibilidade de pagar o serviço só quando usar, os gastos com infraestrutura de TI são minimizados e, assim, sua rentabilidade aumentada.
Para exemplificar, separamos dois problemas que foram solucionados por meio da computação em nuvem. A empresa Dimep, líder no mercado de produtos para controle de acesso e registro de ponto, encontrou no G Suite a solução para inovar na forma de trabalhar e aumentar a produtividade.
Já o Grupo SIC TV, uma empresa que atua no mercado de comunicação, implementou o Google Cloud Plataform para solucionar o problema de produzir informação, distribuí-la, armazená-la e organizá-la.
A automação é o processo de automatizar tarefas ou processos por meio da utilização de tecnologia, visando reduzir ou eliminar a necessidade de intervenção humana.
Esse processo permite o planejamento, a execução e o acompanhamento de tudo o que o envolve, possibilitando o mapeamento do fluxo das atividades, a integração de aplicações e o gerenciamento das tarefas. Confira os principais benefícios da automação:
Para ficar mais compreensível, daremos um exemplo do uso da automação na área industrial. É possível produzir o melhor produto com o menor custo, melhorar a produtividade, realizar operações que seriam impossíveis controlar manualmente, entre outros.
A seguir conferimos sobre o uso do Machine Learning para análise de um grande volume de dados.
Machine Learning é um algoritmo que ensina o computador a analisar um grande volume de dados em tempo real e todo o trabalho de modelagem e análise dos dados é feito com muita velocidade, eficiência, menores custos e com pouca intervenção humana.
No início, a máquina é programada para realizar um processo, no qual dados são incluídos frequentemente e a seguir iniciam-se as tarefas relacionadas. Então, ela analisa o resultado e comparar com objetivos já definidos, tendo como referência padrão a qualidade do resultado.
4 principais vantagens da aplicação para a sua empresa
Vale ressaltar alguns dos setores que podem se beneficiar com a tecnologia:
Diante de tanta informação, podemos perceber o quanto a tecnologia pode contribuir para melhorar os processos internos e externos das empresas. Afinal, todas desejam reduzir custos, aumentar a qualidade do trabalho, otimizar o tempo, ter acesso seguro às informações e se antecipar para solucionar um problema (antes mesmo que o cliente perceba).
Logo, essas características podem ser encontradas em organizações que utilizam as três aplicações: o Cloud Computing, a Automação e o Machine Learning.
A SantoDigital deseja mantê-lo atualizado sobre as tecnologias e boas práticas em tecnologia da informação. Para isso, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!