- 5 minutos
- out 8, 2024
Empresas que já utilizam ferramentas baseadas em Machine Learning para automatizar processos de decisão já começam a experimentar usos mais avançados dessa tecnologia para a transformação digital.
Hoje, o Machine Learning permite que as empresas expandam sua atuação e otimizem processos, aumentando o envolvimento dos funcionários, melhorando a satisfação do cliente e simplificando a vida de seus departamentos de TI.
Seja transformando tarefas complexas em atividades mais simples ou agilizando o aproveitamento do excesso de dados, o Machine Learning tem tudo para desenvolver uma relação interessante com a sua equipe de TI.
Veja a seguir alguns exemplos de como essa tecnologia está criando valor para os negócios!
Um dos maiores desafios para o departamento de TI de qualquer empresa é realizar manutenções no tempo certo. O Machine Learning deixa isso mais fácil, pois permite que a sua equipe crie sistemas de detecção de anomalias para os seus equipamentos que aprendem de acordo com os estímulos recebidos.
Então, em vez de esperar uma pane acontecer para entrar em ação, seu departamento de TI poderá empregar algoritmos preditivos e antecipar quando uma máquina precisa ser substituída. O mesmo pode ser feito na hora de programar atualizações mandatórias.
Você sabia que as empresas perdem uma quantidade significativa de recursos anualmente graças a fraudes? Impedir que isso aconteça é uma das tarefas mais complexas que qualquer negócio pode enfrentar.
Entretanto, construindo modelos baseados em históricos de transações, informações em redes sociais e outras fontes externas de dados, os algoritmos de Machine Learning podem usar o reconhecimento de padrões para identificar exceções. Isso simplifica uma rotina complexa e custosa.
Dessa forma, sua empresa consegue utilizar Big Data na prevenção de transações fraudulentas em tempo real.
Um dos grandes potenciais do Machine Learning está na oferta completamente personalizada e de custos reduzidos para o atendimento ao cliente.
Com a tecnologia, sua TI poderá combinar dados históricos de atendimento, processamento de linguagem natural e uma série de algoritmos de aprendizagem contínua para oferecer todas as respostas de que seu consumidor precisa, da maneira que for mais cômoda para ele.
Quer um exemplo de como esse recurso está sendo usado por aí? Veja os chatbots. Eles são representantes de serviço ao cliente completos, capazes de atender a quase todas as necessidades do consumidor e que exigem intervenções pontuais escassas.
Algumas exceções podem demandar atenção especial no início, mas, com o passar do tempo, os algoritmos de auto aprendizagem saberão o que fazer com cada uma delas.
Ainda assim nós sabemos que nem sempre melhorar o atendimento ao cliente é o suficiente para aumentar seus índices de retenção. Então o que a sua TI poderia fazer para aumentar suas chances que a sua empresa tem de conquistar de vez seu público?
Com Machine Learning, uma opção se apresenta: acompanhar de perto ações de clientes e os sentimentos que eles compartilham a respeito da sua marca nas redes sociais. Combinando esses dados com figuras a respeito da rentabilidade do seu negócio organizações podem personalizar a experiência de consumo de ponta a ponta.
É a chance que o seu negócio tem de aprender mais sobre seus compradores e antecipar seus comportamentos, criando ofertas personalizadas e estabelecendo contato nos momentos em que eles demonstram a intenção de partir.
Gostou de ver como o Machine Learning e a sua equipe de TI podem trabalhar juntos para acrescentar valor a seu negócio? Então aproveite para compartilhar esse texto com os seus amigos nas redes sociais!