G Suite Basic x Business e Enterprise: quais as diferenças?

Home G Suite
G Suite Basic x Business e Enterprise: quais as diferenças?

G Suite Basic x Business e Enterprise: quais as diferenças?

Basic, Business, Enterprise: cada tipo de licença do G Suite adiciona recursos administrativos e ferramentas que se adaptam a todos os tipos de organizações, desde PMEs até grandes corporações e agências governamentais.

As três versões são projetadas para que as equipes de trabalho se tornem mais ágeis, comprometidas, colaborativas e produtivas.

Mas qual destas opções será a melhor para sua empresa?

Essa é a grande questão quando se trata de promover a transformação digital através do poderoso conjunto de aplicativos inteligentes do Google.

Continue a leitura para descobrir as particularidades de cada tipo de licença e, assim, determinar qual delas oferece a melhor relação custo/benefício para sua empresa!

G Suite Basic

Como o nome sugere, essa é a licença básica do G Suite. Apesar disso, ele oferece uma série de ferramentas e recursos poderosos, ideais para empresas de pequeno e médio porte.

Todas as funcionalidades do G Suite Basic estão presentes nas outras versões. Ela compreende, em primeiro lugar, o pacote de escritório do Google (Documentos, Planilhas, Apresentações), que é projetado para desenvolver um novo paradigma de colaboração on-line e em tempo real.

Essa versão também inclui outras soluções já conhecidas pelos usuários, como Gmail, Agenda, Hangouts, entre outros.

Além disso, são adicionadas funcionalidades adaptadas ao trabalho profissional, como armazenamento no Google Drive (30 GB por usuário), contas de e-mail com domínio próprio, agendas compartilhadas e videoconferência (para até 25 participantes simultâneos).

Finalmente, essa versão possui suporte 24/7 e ferramentas de gerenciamento de contas de usuários, configurações de segurança, etc. Além disso, na central de alertas, você pode visualizar notificações, alertas e ações importantes em todos os produtos G Suite.

G Suite Business

Dentre as soluções comuns às versões Basic e Business, podemos destacar as seguintes diferenças:

  • Armazenamento na nuvem ilimitado (ou de 1 TB por usuário, se você tiver menos de 5 usuários);
  • Suporte a até 50 participantes simultâneos em videoconferências;

Além dos recursos presentes na versão Basic, o G Suite Business possui recursos adicionais, dentre os quais destacam-se:

  • Cloud Search, a funcionalidade que aplica aos dados armazenados na nuvem todo o poder das pesquisas inteligentes do Google. Se você procurar uma palavra, por exemplo, os resultados apresentarão as ocorrências nos arquivos contidos no Google Drive, no Gmail, em planilhas, documentos ou apresentações hospedadas em qualquer lugar do G Suite.
  • Google Vault, uma ferramenta focada na segurança e auditoria de documentos. Este console permite gerenciar usuários e dispositivos por meio de configurações de políticas de conformidade e armazenamento. Além disso, entre outras possibilidades, é possível controlar o uso de dados de acordo com usuários, equipes, áreas ou níveis da organização.
  • App Maker, ferramenta que permite desenvolver aplicativos, combiná-los no pacote ou integrá-los a outros ambientes nativos de terceiros para, por exemplo, automatizar rotinas ou sequências de trabalho.

G Suite Enterprise

Essa versão é a mais completa do G Suite. Ela é recomendada, principalmente, para organizações maiores que necessitam de funcionalidades avançadas, como estabelecer reuniões em nível corporativo entre locais remotos, gerenciar chaves de segurança e ter proteção adicional de dados.

O G Suite Enterprise oferece uma camada de segurança muito mais profunda e robusta, tanto para arquivos armazenados na nuvem quanto no gerenciamento de e-mails.

Para isso, implementa um grande número de funcionalidades para evitar qualquer tipo de vazamento de dados. Alguns deles podem rastrear até mesmo e-mails que incluem informações confidenciais, como números de cartão de crédito, etc.

Entre os recursos comuns à versão Business, o G Suite Enterprise apresenta as seguintes diferenças:

  • Recurso para gravar videoconferência e salvá-la diretamente no Google Drive;
  • Possibilidade de realizar videoconferência para até 100 participantes;
  • Transmissão de videoconferência para até 100.000 espectadores.

Dentre os recursos e ferramentas adicionais, destacam-se:

  • Segurança do Google Drive aprimorada, graças a um nível adicional de proteção para evitar que pessoas não autorizadas acessem informações confidenciais.
  • Recurso de busca de texto em imagens.
  • Análise de registros do Gmail no BigQuery, usando consultas avançadas e personalizadas.
  • Criptografia S/MIME  para aumentar a segurança de e-mail.
  • Automatização de tarefas de gerenciamento de dispositivos móveis e aplicação de regras personalizadas que são ativadas quando eventos suspeitos são detectados.

Além disso, nessa versão você conta com o Cloud Identity Premium, um console unificado para gerenciamento de usuários, dispositivos e apps.

Agora você já conhece as três principais versões do G Suite. Desse modo, você já possui um conhecimento básico para escolher a licença que melhor supre as necessidades da sua empresa.

O próximo passo é entrar em contato com uma consultoria de negócios em tecnologia especializada em serviços de computação em nuvem e que possua histórico comprovado na implantação do G Suite. Assim, você terá o respaldo de uma equipe experiente que irá ajudá-lo a desenhar e executar o melhor processo de migração possível.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir 4 maneiras de garantir a segurança com o G Suite. Boa leitura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: