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Data tracking: boas práticas para compreender a jornada do cliente

  • Por: SantoDigital
  • ago 6, 2024
  • 6 minutos
Mulher analisando dados em computador e notebook, aludindo ao processo de data tracking.

Em tempos de atuação empresarial e satisfação do cliente como peças inseparáveis do sucesso de um negócio, o rastreamento de dados, ou data tracking, se mostra como uma ferramenta poderosa a quem deseja se destacar.

Mas, de que forma exatamente este processo contribui para revolucionar a forma como você opera? É aqui que entra o rastreamento de dados.

Junte-se a nós e explore o mundo do rastreamento de dados, na leitura deste artigo.

O que é data tracking, ou rastreamento de dados

Data tracking ou rastreamento de dados pode ser definido como o processo de coleta, armazenamento e análise de dados sobre as interações dos clientes com uma empresa.

O objetivo é entender como os clientes interagem com a marca em diferentes pontos de contato, identificar padrões de comportamento e utilizar essas informações para otimizar estratégias de marketing e melhorar a experiência do cliente.

Para isso, os dados são obtidos a partir de fontes variadas, como redes sociais, e-mails, websites, aplicativos móveis, entre outros.

É essa diversidade que permite um melhor alinhamento entre as expectativas do consumidor e as estratégias que serão utilizadas pela empresa.

Benefícios do data tracking

Os dados de rastreamento são uma ferramenta valiosa para revelar o perfil e as preferências individuais da base de clientes da sua organização – quais canais geram a maior conversão, como atender essas pessoas de maneira personalizada.

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens geradas ao adotar essa abordagem.

Melhora da tomada de decisão

O data tracking fornece uma base sólida de dados que permite à empresa tomar decisões com base nas informações fornecidas pelos próprios clientes. Muitas vezes, esse acesso a dados precisos acontece, inclusive, em tempo real.

Assim, é possível identificar oportunidades e problemas rapidamente, de modo que a tomada de decisões se torna mais eficaz.

Além disso, à medida que suas estratégias são colocadas em prática, os gestores podem mensurar resultados e implementar mudanças antes mesmo que a ação seja finalizada.

Por exemplo, se uma campanha de marketing não está gerando o retorno esperado, os dados do data tracking serão muito úteis para ajudar a identificar o que está errado e como corrigir o seu curso.

Personalização da experiência do cliente

Os insights de dados fornecidos pelo data tracking é mais um dos grandes benefícios que o data tracking proporciona às empresas.

Ao entender as preferências e comportamentos dos clientes, a oferta de conteúdos, produtos, serviços e demais interações passam a ser mais relevantes para cada indivíduo. Há uma melhoria significativa da experiência do cliente, aumentando também a sua satisfação.

O rastreamento de dados é uma peça-chave para antecipar as necessidades do seu público e conduzi-los para uma jornada eficiente e tranquila pelos canais de comunicação.

Monitoramento de desempenho de campanhas em tempo real

O data tracking permite análises e comparações dos históricos de dados em tempo real. Isto é, a empresa pode conferir instantaneamente como suas campanhas estão se saindo e fazer ajustes rápidos para torná-las mais atraentes.

Os dados ajudam a visualizar as lacunas na estratégia, e viabilizam a concentração de recursos em metas específicas, que vão contribuir para o aprimoramento dos resultados mensurados.

Previsão de tendências e comportamentos

Diante de um mercado extremamente dinâmico e competitivo, o rastreamento de dados é o reforço ideal para entender melhor o seu público e o que ele procura.

Afinal, se você identifica tendências e padrões entre seu público, isso pode ser convertido em uma segmentação ainda mais precisa e uma comunicação certeira para as campanhas da empresa.

Tipos de data tracking

Em geral, os dados usados no data tracking se encaixam em categorias distintas, e conhecer os principais tipos que compõem esse trabalho de rastreamento pode afetar a quantidade e a qualidade das informações obtidas. Veja quais são eles.

Rastreamento de comportamento

É o tipo de dado que facilita o entendimento de como os clientes interagem com o conteúdo da empresa e quais são as áreas de maior interesse. Neles, são monitoradas as ações como cliques, navegação em páginas e tempo gasto em diferentes seções de um site.

Rastreamento transacional

Coleta dados sobre transações financeiras – compras, devoluções e pagamentos. O rastreamento transacional trabalha com dados essenciais à compreensão dos padrões de compra dos clientes, identificando oportunidades para upselling e cross-selling.

Rastreamento de engajamento

São informações sobre como os usuários interagem com seus diferentes conteúdos, canais e campanhas. Por exemplo, rastrear o número de visitas ao site, cliques, reações a postagens nas redes sociais ou duração do tempo de exibição de um vídeo.

Eles ajudam a medir a eficácia das estratégias de marketing e identificar quais tipos de conteúdo são mais atraentes para o público.

Rastreamento de origem

Auxiliam na identificação de quais canais estão gerando mais tráfego e conversões, seja por meio de buscas orgânicas, campanhas pagas, redes sociais ou outros canais. É um importante tipo de data tracking para orientar os investimentos em marketing da empresa.

Rastreamento demográfico

O rastreamento demográfico coleta informações sobre as características dos clientes, como idade, gênero, localização e outros fatores relevantes. Trata de informações úteis para segmentar o público e criar campanhas de marketing mais direcionadas.

Rastreamento de dispositivo

O rastreamento de dispositivo monitora os tipos de dispositivos utilizados pelos clientes, para acessar conteúdos e realizar transações.

Smartphones, tablets ou computadores. Ter em mãos esse tipo de informação é de grande relevância para que a experiência do usuário, mesmo em diferentes dispositivos, seja igualmente positiva.

É também uma ótima oportunidade para identificar pontos que carecem de melhorias no desenvolvimento de aplicativos ou sites.

Boas práticas para rastrear dados e compreender a jornada do cliente

Aqui estão algumas boas práticas de rastreamento de dados para sua empresa.

Elabore um plano de data tracking

Um planejamento bem elaborado de data tracking é essencial para garantir a coleta de dados relevantes e, consequentemente, o sucesso da estratégia.

Nesse momento, são definidos os objetivos do seu plano de rastreamento, os dados a serem rastreados, bem como as ações a serem monitoradas para o alcance do resultado esperado.

Quanto mais detalhado for o seu plano, melhor as habilidades técnicas da empresa para enfrentar os desafios durante esse percurso. Isso inclui identificar as fontes de dados, as métricas a serem monitoradas e as ferramentas que serão utilizadas para a coleta e análise dos dados.

Estabeleça objetivos claros

Definir objetivos claros é mais um dos pilares fundamentais para os esforços de data tracking. Além de orientar a empresa na coleta de dados qualificados, ter objetivos bem definidos ajuda a medir o sucesso das estratégias implementadas.

Os objetivos podem variar desde aumentar a conversão de vendas, avaliar um novo recurso, até melhorar a retenção de clientes ou otimizar campanhas de marketing. Independentemente das expectativas da empresa, a clareza nos objetivos é a chave para um data tracking eficiente.

Defina métricas para acompanhar

A escolha das métricas certas para monitorar pode dizer muito sobre o progresso da sua empresa em direção aos objetivos estabelecidos no rastreamento de dados. Portanto, não se deve negligenciar esta etapa.

Algumas métricas comuns incluem taxa de conversão, taxa de rejeição, tempo médio no site, valor médio do pedido e taxa de retorno de clientes. Mas o ideal é que sejam escolhidas com base nos objetivos da empresa e nas informações mais relevantes para o negócio.

Assegure a qualidade dos dados

Falar em qualidade de dados no data tracking é sinônimo de assegurar informações confiáveis e precisas para as análises e decisões da empresa. Para tanto, os dados coletados devem ser completos, atualizados e livres de erros.

Nesse cenário, investir em boas ferramentas de segmentação comportamental funciona como um excelente reforço para manter um alto nível de relevância dessas informações.

Proteja a privacidade dos dados

A privacidade dos dados dos clientes é uma obrigação legal e uma prática essencial para a credibilidade da marca no mercado.

Por isso, a implementação de medidas de segurança para proteger os dados coletados e garantir sua conformidade com as regulamentações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) também está entre as boas práticas do rastreamento de dados.

Automatize a coleta de dados

Automatizar a coleta de dados é uma forma de economizar tempo, recursos e desbloquear todo o potencial da sua estratégia de rastreamento de dados. Assim é possível garantir uma coleta e gerenciamento consistente e preciso.

Basicamente, você precisa de ferramentas tecnológicas para promover um data tracking satisfatório, que traga insights relevantes para a atuação empresarial.

O Google Analytics, por exemplo, é uma solução amplamente utilizada para monitorar o tráfego do site. Ele fornece detalhes sobre como os clientes interagem com seu site e ajuda a identificar áreas para melhorias.

Já para questões de armazenamento e análise de dados em grande escala, o BigQuery é uma ferramenta muito útil, sobretudo para empresas que lidam com grandes volumes de dados e precisam de análises rápidas.

A SantoDigital ajuda sua empresa em todo processo de implementação de uma estratégia eficiente de data tracking.

Com a expertise de quem já fez isso para mais de 2000 empresas, a SantoDigital oferece serviços recorrentes e em equipes multidisciplinares em projetos de Data & Analytics no Google Cloud.

Sistemas automatizados, um time de especialistas em dados e tecnologias que priorizam a nuvem, a empresa oferece aos seus clientes todos os recursos necessários para impulsionar a inovação baseada em análise de dados para criar oportunidades únicas e maximizar resultados.

Ao adotar o data tracking você consegue não apenas entender melhor a jornada do cliente e otimizar suas estratégias de marketing, mas criar um ambiente digital mais perspicaz e resiliente.

Para acelerar o seu negócio com o poder dos dados, conheça as soluções de dados da SantoDigital e comece o quanto antes essa transformação.

Resumindo

Por que adotar o Data Tracking na sua empresa?

  • coleta de informações valiosas sobre os clientes;
  • tomada de decisões mais informada;
  • melhoria na oferta de experiências personalizadas;
  • otimiza as estratégias de marketing
  • aumenta a satisfação e lealdade dos clientes.

crédito da imagem: Freepik

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