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- out 4, 2024
O Google Apps for Work recentemente mudou de nome e passou a se chamar G Suite. Apesar da nova designação, seus recursos permanecem completos e igualmente eficazes, garantindo mais produtividade no trabalho de maneira geral.
Uma das possibilidades envolvidas nessa solução é o uso de planilhas. Elas podem servir para criar um controle financeiro, elaborar os calendários organizacionais, fazer sua relação de contatos e muito mais. Para saber como aproveitar seus recursos, veja as dicas a seguir e aprenda como elaborar e usar as planilhas do G Suite!
Um dos grandes benefícios é que você pode importar as planilhas criadas anteriormente. Um controle de ponto ou de finanças, por exemplo, pode ter seu upload realizado de maneira simples para que ela se torne totalmente editável.
Essa etapa pode ser feita diretamente pelo web app do G Suite, garantindo praticidade e rapidez no envio. Os dados ficam seguros e armazenados na nuvem e com o mesmo nome do arquivo de origem.
Assim como acontece nas planilhas tradicionais, as planilhas do Google Docs permitem o uso de funções diversas, como soma, média mediana, dispersão e mesmo funções mais complexas.
Dependendo do nível de familiaridade, é possível construir fórmulas mais complexas, como somatórios financeiros, o que garante facilidade na hora de encontrar dados importantes.
Para quem usa as planilhas para fazer o fluxo de caixa, por exemplo, é possível utilizar funções de soma e subtração para encontrar o valor final de cada dia.
Na hora de utilizar as planilhas do G Suite, também é possível aproveitar os recursos gráficos, os quais oferecem melhor visualização de dados. Além de ser possível inserir imagens e tabelas, as planilhas oferecem diversas possibilidades de gráficos.
Além dos tradicionais gráficos de barras, de pizza e de dispersão, há possibilidades como gráficos de bolhas, linhas do tempo e gráfico de movimento, dentre outros.
Os gráficos podem ser completamente editados do ponto de vista da formatação e dos eixos, garantindo que você consiga obter os melhores resultados possíveis.
Se você já está adaptado ao uso de planilhas, por que, então, deveria partir para o uso daquelas oferecidas pelo Google Docs? O motivo é bastante simples: a possibilidade de colaboração entre vários usuários.
A partir das alterações de configuração, você pode fazer com que as pessoas certas visualizem a planilha ao receber o link, assim como pode permitir que elas editem conforme a necessidade.
Na hora de montar um calendário de escala de serviço, por exemplo, é possível enviar o link da planilha para todos da equipe, de modo que cada um possa rapidamente editar e escolher o horário disponível que for mais conveniente.
Além disso, dá para garantir que você receba notificações quando alguém enviar um formulário ou fizer modificações, garantindo o máximo controle sobre as informações.
As planilhas do Google podem ser usadas para diversas funções, que vão do financeiro ao atendimento. Para tanto, além de utilizar seus recursos e funções, é extremamente benéfico apostar no compartilhamento e colaboração para obter resultados mais satisfatórios.