Conheça a Orizon: a health tech que processa 500 mil atendimentos por dia
A Orizon é uma health tech que conecta operadoras, hospitais e clínicas por meio de inteligência médica e analítica.
Com mais de 500 mil atendimentos processados por dia, tornou-se referência em análise de dados e autorização digital na saúde suplementar.
Criada a partir da união de 3 empresas — Bradesco Saúde, Cielo e Cassi —, e atua com análise de dados transacionais para operadoras e planos de saúde particulares. Sua missão é defender a saúde evitando que vidas sejam expostas a riscos desnecessários e combatendo desperdícios por meio de tecnologia e inteligência de dados.
Para sustentar uma operação em larga escala, a empresa identificou a necessidade de automatizar a recepção e análise de guias médicas — etapa essencial para manter a eficiência e a sustentabilidade do sistema.
O desafio enfrentado pela Orizon
-
Baixo índice de automação
Apenas 45% das guias médicas eram reconhecidas automaticamente. O restante exigia análise manual, elevando o custo e o risco de erros.
-
Falta de curadoria contínua
Cada novo prestador trazia variações nos layouts dos documentos, o que exigia retrabalho constante e dificultava a manutenção da automação.
-
Alto tempo e esforço para treinar novos layouts
Automatizar um novo layout exigia até 1.000 imagens, tornando o processo lento e pouco escalável.
-
Volume altíssimo de dados
Com 2 milhões de guias e 4 milhões de imagens por mês, a operação exigia uma performance que a solução anterior não conseguia acompanhar.
A parceria com a SantoDigital teve o objetivo de elevar o nível de automação dos nossos processos. E assim, garantir a velocidade necessária para digitalizar nossas soluções e torná-las mais simples.
O SantoiD como motor da transformação
Em busca de agilidade e eficiência, a Orizon confiou na SantoDigital para transformar sua esteira de recepção de documentos médicos.
A Healthtech, que processa mais de 500 mil atendimentos por dia e era responsável por cerca de R$ 40 bilhões em sinistros processados até novembro de 2023, precisava otimizar a análise de documentos médicos recebidos por suas 23 operadoras clientes.
O grande desafio era o alto volume de guias em diferentes formatos, que exigiam curadoria constante e geravam sobrecarga operacional. Com uma parceria próxima e desenvolvimento sob medida, a solução foi construída a quatro mãos entre os times de tecnologia da Orizon e da SantoDigital.
O SantoiD foi implementado como plataforma central na automação, substituindo processos manuais por uma operação ágil, escalável e segura.
Mais automação, menos custo e muito mais performance
Com o SantoiD, a Orizon tornou sua operação mais fluida, padronizada e previsível.
-
90% automação
no processamento de guias, partindo inicialmente de 70% e crescendo com a evolução do modelo.
-
80% de economia
operacional, ao evitar a necessidade de ampliar o time de processamento.
-
Redução de 50%
no processamento de guias, partindo inicialmente de 70% e crescendo com a evolução do modelo.
-
Suporte técnico
consultivo e customizações sob demanda, moldando a solução às necessidades reais da operação.
-
Mais de 2 milhões
de guias médicas e 4 milhões de imagens otimizadas e analisadas mensalmente na esteira de recepção da Orizon.
-
Ganho significativo
de produtividade e eficiência, especialmente em processos críticos de alto volume.
-
Automação escalável
e adaptada à diversidade documental, mesmo com layouts não padronizados.
-
Acurácia de 99%
nos modelos de leitura e extração de dados.
Como a Orizon enxerga os resultados da modernização com a SantoDigital
O que fica dessa jornada
A automação com IA é uma aliada importante para quem busca mais controle, agilidade e eficiência na operação. Ainda que os resultados possam variar conforme o porte e o contexto da instituição, existem ganhos concretos quando a solução certa é implementada de forma alinhada aos desafios do negócio.
Graças à flexibilidade e à atuação consultiva da SantoDigital, o projeto foi implementado em conjunto com a equipe técnica da Orizon, com personalizações específicas para suas demandas operacionais. Hoje, a empresa já estuda a ampliação do uso da solução também em outras esteiras.
Os resultados alcançados por instituições como a Orizon mostram que a automação com o SantoiD Saúde é acessível e replicável. Essa transformação só foi possível pois oferecemos mais do que uma plataforma, e sim uma solução em conjunto com o cliente, respeitando seu contexto, seus desafios e seguindo na velocidade necessária.