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Por que o Data Analytics pode transformar o 2021 da sua empresa!

  • Por: SantoDigital
  • fev 19, 2021
  • 4 minutos

O volume de dados que as empresas têm à disposição cresceu exponencialmente nos últimos anos. Isso é fruto das iniciativas de transformação digital, que ajudam as organizações a se tornarem mais eficazes e assertivas em suas estratégias de negócio. Mas, para que isso seja possível, é fundamental investir em Data Analytics, a fim de transformar dados brutos em informações relevantes.

De fato, os dados hoje representam uma verdadeira mina de ouro. Eles são decisivos para os processos empresariais e, quando usados ​​corretamente, podem revolucionar as organizações e até tornar obsoletos seus antigos modelos de negócios.

É aproveitando o potencial deles que sua empresa pode se destacar no cenário competitivo da atualidade. Mas, ativar a riqueza de dados à sua disposição requer iniciativas bem planejadas e o uso de ferramentas apropriadas de Data Analytics.

A seguir, você vai descobrir como a análise de dados pode transformar o 2021 da sua empresa, tornando-a mais competitiva e lucrativa. Confira!

Como o Data Analytics está transformando os negócios?

Uma estratégia assertiva de Data Analytics ajuda as organizações a tomar decisões que podem afetar todos os aspectos de seus negócios, incluindo operações, marketing, produtos e serviços.

De acordo com o relatório do McKinsey Global Institute, as empresas que usam essa abordagem baseada em dados para tomar decisões em seus negócios têm uma probabilidade 23 vezes maior de conquistarem novos clientes, 6 vezes maior de reduzirem a rotatividade de clientes e 19 vezes maior de serem mais lucrativas.

Em suma, os principais benefícios do Data Analytics são:

Alavanca a lucratividade

O Data Analytics ajuda as empresas a aumentarem suas vendas de diferentes formas. Por exemplo, com uma análise de dados apropriada é possível entender melhor seu público-alvo, identificar tendências de mercado.

Essa abordagem também possibilita análises de mercado em tempo real. Isso facilita o marketing centrado no cliente, permitindo que as empresas entendam as mudanças no comportamento do consumidor e na oferta e demanda de produtos.

Compreender as necessidades dos consumidores, os comportamentos de compra e as preferências pode ajudar a atender à crescente demanda por serviços personalizados.

Além disso, a análise assertiva de dados contribui para a otimização de processos, o que pode resultar em aumento de produtividade e redução de custos.

Ajuda a mitigar risco

O Data Analytics possibilita a detecção automática de tentativas de fraude em sua organização. Dessa forma, você pode tomar as medidas adequadas imediatamente.

Com uma abordagem de análises voltadas à segurança é possível mapear o panorama de dados de toda a organização. 

Isso permite que você analise várias ameaças internas e use esses dados para proteger suas informações confidenciais, como dados pessoais de seus clientes, garantindo, assim, o cumprimento de parte dos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Melhora o posicionamento da marca

As ferramentas de Data Analytics podem ajudar a entender a reputação da sua marca por meio da análise de feedback.

Isso dá a você uma visão sobre o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa, o que melhorará sua presença e reputação online.

Dessa forma, é possível melhorar também a captação e retenção de clientes, o que impacta positivamente nas vendas e na lucratividade.

Como implementar uma estratégia assertiva de Data Analytics?

As melhores estratégias de Data Analytics não são orientadas pela quantidade de dados, mas sim por perguntas que precisam de respostas.

Ou seja, trata-se de um processo de examinar dados com um objetivo específico em mente para encontrar respostas que o ajudem a tomar decisões de negócios baseadas em evidências. Em outras palavras, o Data Analytics é o processo de usar dados para resolver problemas.

Assim, para obter sucesso em sua estratégia de análise de dados é fundamental que você considere os seguintes passos:

Defina objetivos claros

A análise de dados deve sempre começar com um objetivo de negócios. Você está tentando reduzir os custos, aumentar a receita ou reduzir a rotatividade de clientes? 

Ao estabelecer seus objetivos, torna-se muito mais fácil descobrir suas perguntas e os dados de que você precisa para encontrar as respostas.

Identifique os dados corretos

Quando você sabe o que deseja alcançar, a próxima etapa é encontrar os melhores dados e métricas em seus aplicativos de tecnologia.

Por exemplo, se você deseja rastrear a experiência do cliente, pode usar uma ferramenta para coletar os dados de mídias sociais e do seu site para realizar análises aprofundadas.

Use uma ferramenta adequada para analisar dados

No passado, para analisar os dados as organizações precisavam de profissionais altamente treinados em estatística para realizar esse procedimento.

A tecnologia mudou o jogo, dando a empresas de todos os tamanhos a capacidade de obter respostas a partir de seus dados.

Existem várias ferramentas de análise que não requer conhecimentos especializados, como o BigQuery, e que são projetadas para usar seus dados para responder às suas perguntas.

A ferramenta adequada vai depender do seu propósito. Por exemplo, para extrair valor de dados em tempo real você pode utilizar o Dataflow. Para gerar melhores resultados por meio de experiências baseadas em dados, você pode utilizar BigQuery BI Engine.

O ideal é que sua empresa conte com uma consultoria especializada que possa instruí-lo quanto a melhor ferramenta para seu propósito.

Nesse sentido, vale ressaltar o papel fundamental das soluções em nuvem, uma vez que elas são cobradas pelo uso. Assim, você pode ter à sua disposição uma ampla gama de ferramentas que são acionadas conforme a necessidade.

Tome a decisão

O Data Analytics fornece as informações necessárias para tomar uma decisão ou uma ação, mas não pode tomar as decisões por você – pelo menos não ainda.

Sua capacidade de interpretar os dados e agir de acordo com os insights é o que realmente o diferencia da concorrência.

Agora você já sabe por que o Data Analytics pode transformar o 2021 da sua empresa, tornando-a muito mais preparada para responder às demandas e às mudanças de mercado.

A SantoDigital tem ajudado empresas de todos os tamanhos e segmentos a adotarem soluções da Data Analytics sob medida. Com seu time de especialistas, ela ajuda a traçar estratégias e escolher e implementar as ferramentas adequadas  para cada necessidade.

Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a transformar a sua empresa, tornando-a mais competitiva já em 2021! 

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