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People Analytics: o que é, vantagens e como implementar

  • Por: SantoDigital
  • set 30, 2021
  • 8 minutos
Três profissionais de RH trabalham utilizando o people analytics para fazer o onboarding de colaboradores

O People Analytics é uma ferramenta que utiliza tecnologia para analisar dados dos colaboradores e embasar decisões mais precisas. Trata-se de um recurso importante para o setor de Recursos Humanos (RH) atuar de maneira estratégica e tornar a gestão de desempenho mais eficaz.

Na prática, a aplicação da tecnologia na gestão de RH é indispensável para automatizar tarefas operacionais, como emissão de folhas de pagamento e controle de férias.

Além disso, esse processo viabiliza a adoção do conceito de RH 5.0, baseado na inteligência de dados para impulsionar engajamento, produtividade, motivação e retenção de talentos.

Não por acaso, segundo a consultoria Gartner, 55% dos líderes da área já utilizam inteligência artificial em suas operações. O foco atual está em integrar a tecnologia de forma cada vez mais sólida aos processos de recursos humanos, otimizando fluxos de trabalho sem abrir mão da personalização necessária.

O People Analytics contribui diretamente para esse objetivo. Por meio dele, os gestores adotam uma abordagem mais estratégica, com atenção redobrada às atividades que realmente geram valor ao negócio. 

A seguir, entenda melhor como essa ferramenta funciona e como pode beneficiar sua operação.

O que é People Analytics?

O People Analytics é uma abordagem da gestão de pessoas orientada por dados, que coleta, organiza e faz o diagnóstico das informações sobre as equipes de uma empresa. Tudo isso é feito por meio de softwares que cruzam dados de fontes distintas, a fim de aprimorar a gestão do setor de RH.

Além disso, também é usado como análise de talentos. Dessa forma, os gestores e diretores podem tomar importantes decisões com mais precisão sobre suas equipes e forças de trabalho. É possível monitorar de perto e instantaneamente aspectos como produtividade, engajamento e satisfação dos colaboradores.

Como o People Analytics funciona?

O People Analytics funciona a partir de algumas etapas: coleta, cálculo, análise e modelagem. Veja, abaixo, como o processo dessa metodologia funciona.

Coleta

Nessa etapa, são coletados todos os dados que serão analisados pelo People Analytics. As informações podem ter origem em redes sociais, pesquisas internas com candidatos, a partir do currículo dos interessados, de antigos sistemas de gestão e outros.

Cálculo

Aqui, é feita a análise de todas as informações coletadas e armazenadas. Quanto maior for a variedade dos dados recolhidos, maiores serão as possibilidades de análise. 

Nesse estágio, os gestores costumam receber as respostas para todas as questões levantadas previamente e que julgaram ser relevantes. Elas chegam de forma clara e bem estruturada, o que torna o próximo passo bem mais simples.

Análise

É nessa parte que as reais possibilidades e benefícios do People Analytics aparecem e demonstram seu potencial para transformar a gestão do RH do seu negócio.

Com a análise de dados e cálculos finalizada, você conseguirá tomar decisões com mais embasamento para a empresa, impulsionando seu crescimento. Assim, será capaz de identificar novas tendências, possíveis lacunas, forças e fraquezas da sua organização e de toda a equipe.

Modelagem

Nessa fase, é feito o cruzamento de todas as informações, números, variáveis e pesquisas coletadas previamente. Com esses dados, você pode saber, por exemplo, a relação entre a escolaridade dos seus colaboradores e as promoções que eles recebem. 

Também poderá identificar o tempo de casa com o aumento no salário recebido, entre outros fatores.

O ponto é que, a partir de agora, poderá elaborar estratégias mais sólidas para aprimorar a estrutura da sua equipe, dar benefícios de incentivo ou mesmo criar campanhas de conscientização, se necessário.

Quais são os níveis do analytics?

Há 4 níveis do analytics: descritivo, diagnóstico, preditivo e prescritivo. Confira mais detalhes sobre cada um desses patamares.

Descritivo

Esse nível detalha situações já ocorridas. Um exemplo é a análise do turnover por departamento, com o objetivo de identificar os setores com maior rotatividade. 

A partir dessas informações, a gestão de pessoas identifica onde há necessidade de intervenção. Ferramentas de Business Intelligence (BI) são comumente utilizadas nessa etapa.

Diagnóstico

O nível diagnóstico busca identificar as causas por trás dos problemas detectados. Técnicas estatísticas são aplicadas para entender com precisão o que ocorreu. Com isso, a empresa estrutura ações que evitem a repetição de falhas semelhantes.

Dando continuidade ao exemplo do turnover, se o setor com maior rotatividade já foi identificado, o diagnóstico mostra os fatores que provocaram essa instabilidade. A análise inclui desempenho, tempo de permanência e nível de satisfação, entre outros dados.

Preditivo

A análise preditiva prevê o uso de dados históricos para projetar eventos futuros. Esse processo depende de informações e estatísticas avançadas. A inteligência artificial e o machine learning são aliados nesse nível do People Analytics.

Nesse caso, você pode usar os dados de rotatividade e engajamento para identificar quais colaboradores têm mais possibilidade de sair da empresa. Com essas informações, o gestor de RH pode oferecer benefícios e capacitações que ajudem a melhorar os índices.

Prescritivo

O nível prescritivo é o mais avançado e foca perspectivas de problemas que podem surgir posteriormente. Assim, você descobre o que é possível fazer para encontrar uma solução, reduzir os impactos desses fatos e melhorar a produtividade do negócio.

Para a gestão de pessoas, este nível é a oportunidade de identificar o que faz o turnover estar elevado e ter ideias para eliminar esse problema. Pode ser pelo desenvolvimento profissional ou programa de treinamento, por exemplo.

Quais são os benefícios do People Analytics?

Mais acerto nas contratações

Recrutar pessoas com base em dados pode ser uma ideia assustadora para alguns profissionais. Mas, em um processo de seleção analítico, isso garantirá a escolha que realmente esteja alinhada ao perfil da empresa e do trabalho.

Graças a perguntas padronizadas para cada cargo, é feita uma análise correta do perfil comportamental de cada novo candidato. Assim, pode-se contratar o profissional mais adequado. Com isso, também é possível planejar o tempo e adaptação do novo funcionário (onboarding), além de possíveis conflitos com a equipe de trabalho.

Ações e resultados mensuráveis

Com a análise de dados preditiva, você pode saber qual é o efeito de uma ação antes mesmo de executá-la. O sistema pode até exibir os resultados de determinado evento anterior.

Não seria muito mais confortável lidar com uma situação, sabendo antecipadamente que efeito suas decisões teriam em sua equipe de trabalho? Dessa forma, seria mais fácil tomar decisões e se preparar para possíveis contratempos.

Mais controle dos processos

O departamento de RH é composto por inúmeros subsistemas, o que exige do gestor muita habilidade para balancear cada função. O People Analytics ajudará a controlar, com muito mais facilidade, aspectos como:

  • clima organizacional;
  • plano de cargos e salários;
  • processos seletivos;
  • treinamentos e capacitações.

Todos esses fatores ficarão interligados por um único sistema, que fornecerá dados concretos para cada tomada de decisão. É a implantação de uma cultura data-driven na gestão de pessoas.

Melhor rendimento do RH

Com todos os subsistemas organizados, os profissionais de RH poderão trabalhar com mais tranquilidade e buscarão novas soluções para o desenvolvimento da equipe, atuando estrategicamente para aumentar a produtividade. Com melhores resultados, é natural que o setor cresça, afetando toda a empresa.

Redução de custos

Essa metodologia também consegue identificar possíveis lacunas nos processos de trabalho para, assim, evitar eventuais falhas no recrutamento e seleção de novos funcionários. Isso ajuda a montar uma equipe mais consistente e reduz a rotatividade

O People Analytics auxilia no planejamento de capacitações internas. Desse modo, a empresa gastará menos com treinamentos, contratações, demissões e falta de produtividade.

Em quais processos é possível aplicar o People Analytics?

Recrutamento e seleção

O People Analytics permite identificar o perfil ideal para cada cargo existente na empresa. O sistema ajuda a definir as características desejadas e relaciona com os candidatos para saber quais têm o currículo mais adequado.

Ao mesmo tempo, o sistema analisa quais candidatos têm uma chance maior de sair do cargo, o que leva à redução do turnover.

Treinamento e desenvolvimento

Com a tecnologia no RH, você identifica os programas de treinamento e desenvolvimento com melhores resultados e quais são as competências que precisam ser desenvolvidas na equipe. Dessa forma, você atua de maneira estratégica e trabalha os pontos fracos para formar um time de alta performance.

Gestão de desempenho

A gestão de desempenho se torna melhor com o People Analytics por garantir uma análise mais detalhada e objetiva dos colaboradores. 

Dessa forma, é possível relacionar comportamentos e atividades a práticas de sucesso, além de criar planos de desenvolvimento customizados, a partir do desempenho e das necessidades dos funcionários.

Retenção de talentos

O engajamento no trabalho é importante para reduzir o turnover e melhorar a retenção de talentos. Com o People Analytics, você identifica os fatores que impactam esses aspectos e cria estratégias eficientes para aumentar a satisfação dos colaboradores e promover seu comprometimento

Planejamento estratégico de RH

Neste caso, o People Analytics orienta o RH com base em dados estratégicos, alinhando suas ações aos objetivos organizacionais. Isso inclui análises preditivas voltadas para tendências de mercado, mudanças no comportamento do consumidor e redistribuições internas.

Quais são as tendências em People Analytics?

Análise preditiva da força de trabalho

Em vez de olhar apenas para os dados históricos, cada vez mais a tecnologia busca implementar uma metodologia que foque o futuro. Esse objetivo é conquistado com a análise preditiva da força de trabalho, modelo alinhado ao planejamento das equipes.

Esse aspecto é tão relevante que um estudo do Gartner indicou que 49% dos líderes de RH consideram o futuro do trabalho a sua prioridade. Além disso, 46% dizem ter aumentado os seus investimentos nas iniciativas com essa finalidade.

A análise preditiva é fundamental atualmente para aumentar a competitividade dos negócios. Tanto é que o mercado global de data analytics deve fechar o ano de 2025 com US$68,09 bilhões em receita, segundo o Statista.

Foco na experiência do colaborador

A jornada do colaborador na empresa precisa ser positiva para aumentar sua motivação e engajamento. O People Analytics pode ajudar nesse cenário ao usar os dados para entender o que melhora a experiência de cada funcionário.

Segundo a Forbes, 47% dos líderes de RH dizem que oferecer uma vivência positiva é prioridade em 2025. Um dos motivos é a fadiga causada pelas mudanças constantes e rápidas nas empresas, fato relatado por 53% dos colaboradores.

Nesse contexto, o uso de análise sentimental e mecanismos de feedback robustos é essencial para obter informações e insights em tempo real sobre a experiência dos colaboradores.

Diversidade, equidade e inclusão (DEI)

A análise de DEI precisa estar cada vez mais integrada nas práticas de RH para que faça parte da cultura organizacional. Para ter uma ideia, 82% dos executivos alegam que estão satisfeitos com o progresso da diversidade, equidade e inclusão. No entanto, somente 56% têm a mesma percepção.

Esse gap pode ser resolvido com a análise dos programas de DEI. O rastreamento de métricas e indicadores ajuda a identificar setores que exigem melhoria e implementar uma cultura de valorização e empoderamento dos funcionários.

Mapeamento de habilidades e desenvolvimento contínuo

O upskill e o reskill são duas boas ferramentas para garantir o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Inclusive, o relatório Future of Jobs 2025, do Fórum Econômico Mundial, indicou que 59% dos trabalhadores precisarão passar por esse trabalho de atualização de conhecimentos até 2030.

O People Analytics também pode ajudar nesse processo, já que analisa sistematicamente as habilidades dos talentos e identifica oportunidades de melhoria. Também antecipa as competências que serão necessárias no futuro para garantir uma equipe de alto desempenho, ágil, adaptável e ajustada às demandas e aos desafios futuros.

Análise ética do uso de inteligência artificial

O uso ético dos dados é crucial na atualidade. Com o uso cada vez mais amplo da inteligência artificial no RH, a mudança de foco é necessária para garantir uma boa relação entre tecnologia e recursos humanos.

Desse modo, há mais transparência nos processos decisórios e os colaboradores e candidatos têm sua privacidade preservada.

Adoção de dashboards interativos em tempo real

Com a implementação da tecnologia nos processos de recursos humanos, os dashboards interativos em tempo real fazem todo o sentido. Com eles, você analisa os dados da força de trabalho, acompanha os indicadores e métricas, antecipa possíveis problemas e identifica tendências e padrões.

Além disso, por serem interativos, ajudam a explorar as informações com facilidade e fazer análises personalizadas, conforme a sua necessidade.

Integração com tecnologias de automação e big data

O big data é uma tecnologia essencial para o People Analytics. Com capacidade de coletar e armazenar uma grande quantidade de dados, gera insights úteis, que ajudam a tomar melhores decisões.

A partir disso, você identifica falhas nos processos, analisa o desempenho da equipe e aperfeiçoa o processo de contratação.

Viu como o People Analytics pode ajudar no RH do seu negócio? Independentemente do tamanho da sua empresa, é perfeitamente possível implementá-lo em sua estrutura corporativa

Para isso, é necessário escolher o software ideal, treinar a equipe para utilizá-lo corretamente, avaliar a qualidade dos dados gerados, focar as áreas relevantes para a organização e incrementar os recursos de análise de informações na equipe.

Agora que você já está familiarizado com o People Analytics, siga-nos no Facebook, X (ex-Twitter), LinkedIn, YouTube e Instagram para não perder nenhuma de nossas dicas sobre esse e outros assuntos!

Resumindo

O que faz People Analytics?

People Analytics faz a coleta, a organização e o diagnóstico das informações sobre as equipes de uma empresa. O objetivo é adotar uma metodologia orientado aos dados no RH com a ajuda de softwares que cruzam dados de fontes distintas.

O que é tecnologia People Analytics?

A tecnologia People Analytics é uma ferramenta que utiliza big data, business intelligence e inteligência artificial para analisar dados, fazer previsões e antecipar as necessidades dos colaboradores. O objetivo é melhorar a gestão de pessoas.

Quais são os indicadores de People Analytics?

Os indicadores de People Analytics se voltam para o comportamento e a performance da equipe. Alguns deles são turnover, produtividade e absenteísmo.

Como posso trabalhar com People Analytics?

Para trabalhar com People Analytics, é preciso conhecer a gestão de pessoas e saber analisar os dados. Cursos de administração, RH e data science podem ajudar.

Créditos da imagem: Freepik

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