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- nov 15, 2024
Os serviços gerenciados de TI são de extrema importância para sustentar qualquer negócio atualmente. Isso acontece devido uma transformação digital acelerada que ocorreu em 2020, por consequência da pandemia que vivemos.
A maior parte das empresas dependem de quase 100% de tecnologia para que possam operar de uma maneira competitiva e eficiente.
Sabemos que problemas de infraestrutura podem ocorrer em qualquer empresa. Porém se este ambiente for monitorado, esses problemas podem ser identificados e corrigidos facilmente, diminuindo assim, as interrupções e falhas que possam causar prejuízo a sua empresa.
O objetivo do monitoramento de TI é determinar o desempenho de toda a infraestrutura de TI da empresa e dos seus componentes em tempo real.
Ele permite que os usuários identifiquem problemas imediatamente, para tomar boas decisões quanto à resolução dos mesmos, fazendo com que a empresa não tenha tantos prejuízos.
Inicialmente precisamos identificar o que precisa ser monitorado, a recomendação é que os sistemas mais críticos da empresa sejam monitorados. Assim, deve analisar as prioridades dos seus processos de trabalho e investigar quais dados são mais estratégicos para um gerenciamento mais próximo e constante.
Isso é indicado, pois, quando tudo é monitorado, a maior parte dos alertas não recebem a devida atenção por parte da equipe de infraestrutura.
Em seguida devemos definir um profissional dedicado a esta tarefa, esse monitoramento pode ser feito por um profissional da empresa, ou por uma empresa contratada.
Desde que os mesmos realmente entendam do assunto e saibam resolver os problemas caso algum alarme soar, é necessário que o profissional nesta função tenha uma visão abrangente para resolver problemas mais complexos quando necessário.
Devemos também escolher a ferramenta de monitoramento. Por exemplo, OpMon, Zabbix e Priax, independente da ferramenta, ele precisa ser corretamente administrada pelos profissionais responsáveis por essa atividade. Vale lembrar que o domínio da equipe sobre a plataforma é um importante fator de escolha. As necessidades específicas da empresa também podem gerar customizações, e essas devem ser suportadas pela ferramenta.
É necessário criar alertas de monitoramento e regras de escalação, a escalação de incidentes ajuda a automatizar processos. Sendo assim, quando ocorrer um problema de banco de dados, por exemplo, o administrador de banco de dados será acionado para resolver o problema.
Os alertas são criados, para que assim que ocorrer qualquer incidente, ele seja notificado para um profissional capacitado resolvê-lo, esses alertas podem ser enviados em diversas plataformas, como: Microsoft Teams, Telegram, Whatsapp, SMS ou email.
Podemos também definir indicadores de desempenho, com eles, os pontos fracos e fortes da infraestrutura de TI ficam mais evidentes, reduzindo o nível de incerteza na hora de tomadas de decisões e de possíveis oportunidades.
A infraestrutura só existe para sustentar as atividades de uma organização. Sendo assim, o foco deve ser no negócio, e não na infraestrutura. Por isso, um monitoramento bem feito deve contemplar a disponibilidade do negócio e como isso reflete nos elementos.
É necessário monitorar a causa raiz do problema, a ideia é tentar alinhar a TI ao negócio, ligando assim as indisponibilidades do serviço ao elemento de infraestrutura monitorado. Afinal, se uma empresa não consegue gerar NFes é necessário que o problema seja prontamente identificado e devidamente corrigido.
Na gestão à vista, nós compartilhamos indicadores de performance e qualidade com o restante da equipe para que os dados os orientem na tomada de decisão.
Podemos assim fazer a criação de dashboards, eles vão proporcionar uma visão mais clara da saúde do seu ambiente de TI, e podem ser customizados conforme as necessidades dos seus negócios.
Com o uso de dashboards é possível identificar problemas de forma mais rápida, já sabendo quais deles devem ser resolvidos prioritariamente.
A criação de relatórios de desempenho é necessária, e o acompanhamento dos relatórios devem ser feitos com frequência. Dentro do monitoramento de TI, os relatórios mais utilizados são: de disponibilidade, de capacidade e de performance.
Esses relatórios devem ser analisados periodicamente, semanalmente ou mensalmente, pois trazem uma visão sistêmica do seu ambiente de TI.
A estruturação de um NOC também é necessária, conhecido como Central de Operaçoes de Rede, é um serviço externo ou interno que deve atuar na prevenção de problemas, e atuar de forma proativa na resolução deles. O objetivo é que o ambiente de TI seja o mais estável possível.
Pode ser definido como uma equipe que atua 24 horas, durante os 7 dias da semana, essa equipe deve ser capacitada a identificar e resolver incidentes. Assim, tem como característica restabelecer a funcionalidade em questão, quando isso não é possível, e há recorrência do incidente, ai o mesmo é transformado em um problema.
O problema, ou a causa raiz é identificado por meio de incidentes recorrentes, nesse caso a equipe necessita analisar a causa raiz e propor uma solução definitiva. Neste caso é elaborado um documento bem detalhado contendo a descrição da solução do problema, para ser apresentado ao cliente.
A prática de NOC já é consolidada em grandes empresas, a ideia está sendo implementada em empresas menores, pois a agilidade na resolução de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado atual.
Quem monitora seu sistema está sempre à frente, afinal, não é possível solucionar problemas e identificar melhorias sem acompanhar a performance do dia a dia.
Com isso temos uma melhoria na produtividade e no desempenho, monitorando um setor. Dessa forma, podemos garantir que as demandas das equipes e dos clientes sejam atendidas, aumentando assim a eficácia da infraestrutura, isso porque com a detecção precoce de falhas permite que rotinas de trabalho sejam otimizadas.
Também obtemos decisões baseadas em dados confiáveis, monitorar faz com que a empresa se prepare para possíveis incidentes, o acompanhamento dos dados fornece um apoio confiável para tomar decisões mais embasadas.
A detecção precoce de problemas para prevenir desastres é uma das maiores vantagens do monitoramento, trata-se de possuir uma TI proativa, e não reativa, que atua somente quando os problemas aparecem. Agir de forma preventiva é sinônimo de muito mais eficiência e otimização de recursos.
Podemos concluir que o monitoramento de TI é de extrema importância para uma empresa atualmente. Por outro lado, é comum vermos que as empresas enfrentam desafios para implementar esse processo com eficiência, isso por conta da complexidade crescente da infraestrutura de TI.
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