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- abr 1, 2025
A inteligência artificial na logística aplica conceitos tecnológicos para automatizar processos e aumentar a produtividade. Além disso, ajuda os gestores a preverem o comportamento do mercado e direcionarem recursos com mais eficiência, resultando em operações mais rentáveis.
Embora não seja uma novidade, seu uso ainda exige aperfeiçoamentos. Por isso, continua sendo uma tendência, conforme apontado na 7ª edição do Logistics Trend Radar, da DHL.
Mas como garantir que sua empresa utilize a IA na logística de forma eficaz? Como implementar uma cultura data-driven capaz de diferenciar seu negócio da concorrência? Confira neste artigo.
A inteligência artificial na logística consiste no uso de modelos e algoritmos para automatizar decisões e atividades, analisar dados em tempo real e otimizar processos. O objetivo é prever demandas, aprimorar a definição de rotas, tornar escolhas mais eficientes e identificar padrões de comportamento.
Com isso, a IA reduz custos, amplia a competitividade e possibilita uma adaptação rápida às mudanças do mercado. Além disso, contribui para a melhoria da experiência do cliente.
Na logística, a IA ainda está em evolução, mas seu potencial máximo deve ser alcançado nos próximos anos. Algumas práticas já são amplamente utilizadas e funcionam sem intervenção humana, combinando três elementos principais:
Essa combinação auxilia diversas etapas logísticas, desde o gerenciamento de armazenagem até o transporte, a gestão de frotas e o monitoramento de motoristas.
Cada fase da cadeia logística — recepção de mercadorias, armazenagem, separação de produtos e expedição — exige alto nível de precisão. Qualquer falha pode gerar atrasos, divergências ou inconsistências de informação, comprometendo a satisfação do cliente.
Nesse contexto, a IA automatiza processos e reduz a ocorrência de erros, impactando diretamente a experiência do consumidor e o crescimento do negócio.
As aplicações da inteligência artificial na logística visam a automação de processos, como recebimento de mercadorias, armazenagem, estoque, separação de produtos, realização da entrega ao cliente e devoluções.
Com isso, as tarefas são repetidamente realizadas pelas máquinas até a definição do melhor procedimento para cada situação.
Em geral, isso é possível graças ao machine learning: as máquinas aprendem configurações e automações que possibilitam a repetição de comandos quase que de forma independente dos humanos.
Assim, os sistemas de IA têm o propósito de reduzir danos e potencializar resultados por meio das seguintes otimizações:
A IA aperfeiçoa a gestão de estoque e o armazenamento de mercadorias. Isso porque a tecnologia prevê a demanda por produto e indica a quantidade ideal para evitar excessos e faltas.
O processo ocorre com base no histórico de vendas e nas tendências de mercado, o que contribui para o atendimento de períodos de sazonalidade. Em relação ao armazenamento, há mais facilidade nas etapas de organização, separação e embalagem das mercadorias. Da mesma maneira, há redução de erros nessas atividades.
A Inteligência Artificial pode ajudar na otimização de rotas e ainda reduzir acidentes de trânsito por meio do sistema Advanced Driver Assistance Systems (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista).
Essa tecnologia monitora as atividades de um veículo de transporte, como o comportamento do motorista, itinerário e condições da rodovia, que são gravadas e enviadas via nuvem para os gestores logísticos responsáveis.
Esses dados são analisados e posteriormente utilizados para planejar rotas mais seguras para os motoristas, mais rápidas para o consumidor final e mais eficientes para todos.
A automatização de informações e dados da cadeia logística de suprimentos permite controlar, por exemplo, o rastreamento dos pedidos e a revisão em tempo real da alocação das mercadorias estocadas.
Com ajuda do big data, ferramenta que analisa estrategicamente um grande volume de dados, a inteligência artificial cruza informações internas, como histórico de vendas e produtos mais comprados, com informações externas, extraídas de redes sociais, fóruns e outros locais da Internet.
Dessa forma, o sistema analisa quais são as intenções de consumo dos usuários, prevendo seus respectivos comportamentos e demandas. Aí entra a logística antecipatória, prevendo – e evitando – problemas como quebra de estoque e armazenamento de mercadoria em excesso.
Os armazéns automáticos consistem em uma combinação de robótica e software de gerenciamento, sendo uma instalação na qual máquinas e sistemas realizam operações distintas da cadeia de suprimentos logísticos. Assim, eles são elementos estratégicos desse tipo de atividade. Algumas das atividades realizadas são receber e armazenar mercadorias, processar pedidos e expedir pacotes de forma autônoma.
A implementação da inteligência artificial na logística gera vantagens significativas para as empresas, otimizando processos e aprimorando a eficiência operacional. Entre os principais benefícios, destacam-se:
A precisão dos sistemas de IA diminui custos operacionais e minimiza prejuízos decorrentes de erros. A otimização das rotas de transporte também gera economia, visto que reduz gastos com combustível e manutenção da frota.
O planejamento inteligente de rotas e a execução automatizada das operações eliminam desperdícios de tempo. Com isso, as entregas e coletas ocorrem de forma mais eficiente, garantindo um acompanhamento detalhado da frota em tempo real.
As equipes se tornam mais produtivas com o uso da inteligência artificial na logística. Entre os fatores que contribuem para esse resultado estão a redução de falhas, a automação de atividades e a análise de dados.
Além disso, o gestor acessa as informações de maneira remota, o que auxilia no gerenciamento dos colaboradores e na realização de tarefas estratégicas.
Os sistemas de IA personalizam a armazenagem conforme as demandas do negócio e as características das operações. Isso permite um controle mais preciso dos estoques, evitando capital de giro excessivamente comprometido.
No setor aduaneiro e tributário, a IA acelera processos de fiscalização, tornando os trâmites mais rápidos e precisos. Essa tecnologia complementa soluções como o Radar Siscomex, facilitando o cadastro de empresas no comércio exterior.
A análise de dados em tempo real melhora as tomadas de decisão, porque várias informações e números são considerados no momento de definir o que deve ser feito. Devido ao machine learning, esse processo é aperfeiçoado com o tempo e os resultados para o negócio são ainda mais precisos.
É importante destacar que todas essas vantagens refletem na experiência positiva do consumidor, pois o conjunto dessas ações resulta em entregas ágeis, dentro do prazo combinado, com mercadorias em perfeito estado e um atendimento personalizado.
As principais tendências da inteligência artificial na logística incluem IA generativa, ética de IA, IA de áudio, visão computacional e análises avançadas. Esses temas foram destacados na 7ª edição do relatório da DHL. Confira os detalhes de cada um.
A IA generativa cria conteúdo. Além de já ser muito usada, vem se desenvolvendo em dois principais modelos: generative adversarial network (GAN) e baseados em transformadores, como os de linguagem pré-treinados (GPTs).
Os GANs favorecem a criação de artefatos multimídia e visuais a partir de dados de imagens e texto. Os GPTs utilizam informações da internet para criar novos conteúdos.
Na logística, a IA generativa identifica os produtos danificados em tempo real e simplifica seu reparo e substituição. Assim, os clientes recebem apenas produtos que estão em perfeitas condições.
Esta tendência tem relação com o foco em implicações éticas das tecnologias de IA para oferecer um desenvolvimento e lançamento responsáveis. Na prática, isso significa cuidar dos dados dos clientes, evitando práticas intrusivas e abusivas. Da mesma forma, é preciso do consentimento do usuário. Então, os algoritmos devem ser construídos considerando essas questões.
A IA de áudio é voltada para a análise, síntese e compreensão dos sinais de áudio. Desse modo, as máquinas processam, percebem e interpretam os ruídos de maneira semelhante aos seres humanos. Essa característica amplia a capacidade de avaliação e aperfeiçoa as tomadas de decisão.
A visão computacional consiste no uso de câmeras para capturar vídeos e fotos com o propósito de extrair dados a partir dessas imagens. Com essa tecnologia aplicada à logística, fica mais fácil acompanhar a movimentação de mercadorias, fazer uma boa gestão de inventário e automatizar processos.
Nesse caso, o foco é o uso de técnicas e ferramentas especializadas para analisar e interpretar dados.
O objetivo é extrair insights e fazer previsões acertadas de maneira mais eficiente do que os métodos atuais de business intelligence. Assim, você aprimora a produção, o estoque e a distribuição das mercadorias.
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Com o suporte da SantoDigital, sua empresa pode explorar o potencial da IA generativa e do machine learning, criando fluxos de automação, classificando dados e prevendo demandas com mais precisão.
Além disso, a visão computacional possibilita:
Como foi possível perceber, logística e inteligência artificial são áreas que estão cada vez mais próximas. Por isso, ao escolher parceiros logísticos, selecione aqueles que investem em soluções inovadoras, processos inteligentes e impactos positivos.
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Aplicar a inteligência artificial na logística junto a outros facilitadores pode transformar operações, tornando as empresas mais estratégicas e competitivas. Esse conjunto de ações agrega valor à imagem do negócio, aumenta a lucratividade, reduz danos e deixa os clientes satisfeitos.
E você, quer ver mais detalhes de como a sua empresa pode ser impulsionada com a aplicação da IA na logística? Conheça as soluções da SantoDigital e veja como o seu negócio pode se transformar!
A inteligência ajuda na logística ao automatizar atividades, otimizar processos, trazer eficiência às operações e analisar dados em tempo real. Dessa forma, o planejamento de rotas, a gestão de estoques, a previsão de demandas e a operação dos armazéns é mais eficiente, precisa e segura.
As tendências da inteligência artificial na logística são IA generativa, ética de IA, IA de áudio, visão computacional e análises avançadas. Esses tópicos são destaques da 7ª edição do relatório da DHL.
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