- 5 minutos
- fev 7, 2024
Congestionamentos, greves de ônibus, gasolina cada vez mais cara, falta de vaga para estacionar. Diante do caos dos grandes centros urbanos, as horas do dia desperdiçadas com o deslocamento até a empresa se tornaram um enorme obstáculo para a produtividade de qualquer profissional.
Em compensação, a tecnologia da nuvem que, entre outros recursos, trouxe a possibilidade de compartilhar e editar documentos em tempo real, permitiu que o novo modelo de trabalho, o Home Office, conquistasse a preferência de empreendedores em busca de economia, proatividade e mais qualidade de vida.
Gostaria de dicas para ter sucesso com o seu Home Office? Conheça três!
A primeira providência é delimitar um local da casa para ser seu escritório. De preferência, um cômodo isolado e arejado, longe do vai e vem da família, do interfone, do aspirador de pó e dos animais de estimação.
Oriente as pessoas que moram com você acerca do seu horário de trabalho para que não haja interrupções. Outro detalhe importante é escolher a mobília apropriada: uma mesa em C ou L, um assento confortável e ajustável com apoio para braços, fazendo com que o cotovelo forme um ângulo de 90 graus com teclado e mouse, além de um monitor à altura dos olhos. Em suma, nada de trabalhar esparramado na cama.
Televisão ligada ou telefone que toca sem parar. A dispersão tende a atingir níveis insuportáveis para o profissional que se aventura pelo Home Office.
Por isso o ideal é que você aja como se estivesse dentro de um emprego convencional, com hora para começar e acabar as tarefas e eventuais pausas para almoço e café. Tenha ao seu lado uma agenda para classificar suas prioridades do dia e, se possível, faça um curso de gerenciamento do seu tempo para não deixar que o trabalho tome conta dos seus horários de descanso, avançando madrugada afora, ou sua sanidade mental irá cobrar um preço alto pelas horas extras.
Com um pacote corporativo, como o Google Apps for Work, você pode colocar sua empresa no bolso e trabalhar não só dentro de casa, mas de onde quiser. A partir do Google Docs, por exemplo, você pode editar e salvar documentos em tempo real, compartilhando com clientes e colegas de trabalho sem precisar ficar enviando uma série de e-mails.
Já o Google Hangouts permite que você faça reuniões de trabalho com o número de participantes que quiser, sem necessidade de gastar com telefone fixo ou celular. O melhor é que a plataforma permite que você grave a conversa com seu interlocutor que, por sinal, pode estar do lado da sua casa ou na China.
No entanto, toda a sua estratégia Home Office pode acabar indo pelo ralo caso você não promova a segurança dos dados. A tecnologia precisa ser de ponta, nada de softwares piratas ou crackeados.
O ambiente informal não é desculpa para descuidar dos seus instrumentos de trabalho, muito menos do sigilo dos dados. Antivírus atualizado e firewall devidamente configurado são vitais para que nenhuma informação se perca ou seja violada nos processos. Com a total segurança das informações, uma eficiente metodologia de trabalho e computadores em ótimo estado, não há como seu Home Office não ter sucesso.
O que achou de investir no Home Office daqui para frente? Já aderiu ao escritório dentro de casa? Compartilhe a sua opinião sobre o assunto nos comentários!
Artigos Relacionados: