- 3 minutos
- nov 15, 2024
Uma das principais preocupações de quem usa a computação em nuvem é a segurança dos dados. Afinal, como garantir que as informações enviadas e recebidas entre a rede local e a nuvem não sejam interceptadas, alteradas ou vazadas por agentes maliciosos? A resposta é: usando o Cloud VPN.
Afinal, o Cloud VPN é um serviço do Google Cloud Platform (GCP) que permite estabelecer uma conexão criptografada entre a rede local e a rede virtual do GCP, chamada de VPC (Virtual Private Cloud).
E essa conexão é chamada de VPN (Virtual Private Network), ou rede privada virtual, e funciona como um túnel seguro que protege os dados de qualquer ameaça.
A seguir, veja o que é o Cloud VPN, além de mais detalhes sobre esse assunto tão importante para sua empresa. Acompanhe a leitura para saber mais!
Uma Rede Privada Virtual (VPN – Virtual Private Network) é uma tecnologia que cria uma conexão segura e encriptada entre seu dispositivo (computador, smartphone, tablet) e a internet.
Isso é feito por meio de servidores remotos localizados, que atuam como intermediários entre você e os sites ou serviços que você acessa. Essencialmente, uma VPN esconde seu endereço IP real e criptografa seus dados, oferecendo mais privacidade e segurança online.
O Google Cloud VPN é um serviço do Google Cloud Platform (GCP) que permite estabelecer uma conexão criptografada entre a rede local e a rede virtual do GCP, chamada de VPC (Virtual Private Cloud).
Assim sendo, a VPN (Virtual Private Network) funciona como um túnel seguro que protege os dados de interceptações, alterações ou vazamentos.
Além disso, o Cloud VPN pode ser usado para diversos fins, como, por exemplo:
O Google Cloud VPN oferece dois tipos de gateways, ou pontos de acesso, para a conexão VPN: o clássico e o de alta disponibilidade.
O gateway clássico é o tipo mais simples e econômico, que usa um único endereço IP externo para a conexão VPN.
Ademais, ele suporta até 3 Gbps de largura de banda e até 10 túneis VPN por gateway. Ele é recomendado para cenários de baixa demanda ou de teste.
O gateway de alta disponibilidade, por sua vez, é o tipo mais avançado e robusto, que usa dois endereços IP externos para a conexão VPN.
Ele suporta até 8 Gbps de largura de banda e até 30 túneis VPN por gateway. Dessa forma, ele é recomendado para cenários de alta demanda ou de produção.
Para usar o Cloud VPN, é preciso configurar alguns elementos, como:
Além disso, o IPsec usa dois modos de operação: o modo transporte e o modo túnel.
O Cloud VPN usa o modo túnel por padrão, mas permite alterar para o modo transporte se desejado.
O Google Cloud Platform VPN oferece vários benefícios para os usuários, como exemplo:
Se você está procurando uma solução de Cloud VPN para o seu negócio, você pode contar com o serviço Cloud VPN da SantoDigital.
Afinal de contas, a SantoDigital é uma empresa especializada em conectividade VPN, que oferece um serviço rápido e seguro entre uma localidade remota e o GCP.
O serviço da Santo oferece algumas características distintas, como por exemplo:
Para contratar o serviço Cloud VPN da Santo, basta acessar o site da empresa e solicitar um orçamento.
A Santo irá analisar as suas necessidades e oferecer a melhor solução de Cloud VPN para o seu caso. Conheça as soluções em GWS da Santo!