- 4 minutos
- nov 13, 2024
Nos dias atuais, é difícil imaginarmos a gestão eficiente de uma empresa, sem o auxílio da tecnologia. Com todas as ferramentas e dados que estão sendo produzidos a todo momento, as corporações que souberem aproveitar da melhor maneira esses benefícios, terão resultados positivos na produtividade e no faturamento.
Uma das maneiras mais eficientes de otimizar os processos é com a união entre big data e automação de atividades.
Não é segredo para ninguém que a automação só traz vantagens para os processos de uma corporação, em todas as áreas. Do setor de recursos humanos, passando pela logística e pela parte operacional, com a otimização de atividades repetitivas e burocráticas, redução de risco e aumento de qualidade.
Quer entender melhor como a automação, aliada ao big data, pode potencializar o seu negócio? Continue lendo!
O Big Data é o conceito que se refere a enorme gama de dados que estão sendo produzidos a cada segundo por pessoas e objetos, por meio da internet das coisas. Essas informações, além da quantidade, são produzidas com uma variedade enorme de formatos e, na maioria das vezes, sem estruturação.
Para que seja identificada a veracidade deles e seja extraído o valor para um negócio, é necessário que haja a adesão de algumas tecnologias e ferramentas específicas. A inteligência artificial fornece a base para elas.
A automação necessita de que um sistema seja capaz de atuar de forma autônoma, sem a interferência humana, além de uma grande capacidade de processamento para capturar os dados e estruturá-los em prol de um objetivo estratégico para a empresa.
O Machine learning, ou aprendizado de máquina, é a tecnologia que permite a atuação de sistemas de forma autônoma e está sob o escopo da inteligência artificial.
As máquinas não apenas têm o poder de tomar decisões independentes, como também de aprender novas técnicas, sem a interferência humana, por meio do cruzamento de dados do big data ou por tentativa e erro.
Assim, um sistema pode sozinho se auto aperfeiçoar, tornando as análises de dados empresariais e atividades repetitivas cada vez mais eficientes.
Poderíamos escrever um ebook só com os benefícios que a automação de atividades, aliada ao big data, traz para uma empresa para que ela obtenha um diferencial de mercado, mas vamos nos ater a 3 tópicos principias. Confira abaixo quais são.
Um dos principais ganhos que a automação entrega para uma empresa é o de produtividade. Além de automatizar as tarefas burocráticas e repetitivas, a inteligência artificial e o big data colaboram para que o profissional realize suas atividades em menos tempo, reduzindo a margem de erros e a necessidade de análises de dados não estruturados de forma manual.
Assim, os colaboradores poderão ser realocados para atividades mais estratégicas relacionadas ao core business do negócio.
Com atividades automatizadas e aumento da produtividade, há uma queda natural na demanda de horas extras, gastos com treinamentos e de contratações pontuais. Além disso, diminui a margem de erros, evitando retrabalhos e problemas com entrega de produtos ou serviços fora do padrão ou defeituosos.
O big data e a automação de atividades permitirão que você consiga medir a eficiência das operações com análises de dados estratégicos. Você poderá analisar métricas sobre satisfação dos clientes, aceitação de produtos, qualidade produtiva, evolução dos negócios e o que mais puder ser medido com dados internos e externos, como as movimentações de mercado e análises da concorrência.
Dependendo da ferramenta, o gestor poderá emitir relatórios em tempo real sobre os mais diversos assuntos e utilizá-los em suas reuniões e na tomada de decisões.
Entendeu como a junção do Big Data e automação de atividades é um processo que veio para ficar? Os benefícios são inúmeros para quem adotar as ferramentas corretas, pois poderá ter o melhor material para examinar o mercado, elaborar produtos melhores e entender os anseios dos consumidores.
Gostou deste post? Quer potencializar o seu negócio? Então confira as 5 vantagens de adotar o G Suite para o financeiro de sua empresa.